Traços Surreais no Encontro com Salvador Dali e Crianças e Matemática e Oficina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jéssica Juliane Lins de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203137
Resumo: O presente trabalho é a escrita de uma experiência com crianças no encontro com a arte de Salvador Dalí. O objetivo é experimentar e problematizar uma geometria não-euclidiana, particularmente questões de quadridimensionalidade, junto à obra de Dalí. No trabalho, analisa-se, brevemente, como a Teoria da Relatividade e a quarta dimensão são operadas na obra de Dalí. A partir da ideia de oficina-dispositivo, criou-se e desenvolveu-se com crianças uma oficina que tinha a intenção de provocar visualidades, fazendo emergir pensamentos e saberes matemáticos. A oficina foi realizada com crianças do 5 ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, e constitui-se a partir de alguns aspectos da obra do pintor, através da escuta atenta a uma história que narrava características de um mundo surreal. A partir da apresentação ouvida, as crianças foram convidadas a imaginar e construir o seu próprio mundo, fazendo colagens de figuras em caixas de ovo. A colagem, na superfície ondulada da caixa, causou inquietação e fez com que pensamentos matemáticos emergissem do estranhamento com uma geometria não-euclidiana. Na realização da oficina, puderam ser observadas narrativas que ligavam a deformação das figuras a algo errado ou feio, e também tentativas de não-deformação das figuras através da fixação das figuras na vertical. Além disso, de outro modo, a oficina efetivou um espaço em que o ensino e a aprendizagem da matemática elaboram-se a partir dos sentidos da experiência, problematizando conexões com o real e o surreal.
id UFSC_5e806b0a5e001afc347237da746e88a3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/203137
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Traços Surreais no Encontro com Salvador Dali e Crianças e Matemática e OficinaVisualidadeEducação MatemáticaArteExperiênciaSalvador DalíO presente trabalho é a escrita de uma experiência com crianças no encontro com a arte de Salvador Dalí. O objetivo é experimentar e problematizar uma geometria não-euclidiana, particularmente questões de quadridimensionalidade, junto à obra de Dalí. No trabalho, analisa-se, brevemente, como a Teoria da Relatividade e a quarta dimensão são operadas na obra de Dalí. A partir da ideia de oficina-dispositivo, criou-se e desenvolveu-se com crianças uma oficina que tinha a intenção de provocar visualidades, fazendo emergir pensamentos e saberes matemáticos. A oficina foi realizada com crianças do 5 ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, e constitui-se a partir de alguns aspectos da obra do pintor, através da escuta atenta a uma história que narrava características de um mundo surreal. A partir da apresentação ouvida, as crianças foram convidadas a imaginar e construir o seu próprio mundo, fazendo colagens de figuras em caixas de ovo. A colagem, na superfície ondulada da caixa, causou inquietação e fez com que pensamentos matemáticos emergissem do estranhamento com uma geometria não-euclidiana. Na realização da oficina, puderam ser observadas narrativas que ligavam a deformação das figuras a algo errado ou feio, e também tentativas de não-deformação das figuras através da fixação das figuras na vertical. Além disso, de outro modo, a oficina efetivou um espaço em que o ensino e a aprendizagem da matemática elaboram-se a partir dos sentidos da experiência, problematizando conexões com o real e o surreal.2019-12-18T14:47:17Z2019-12-18T14:47:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203137Souza, Jéssica Juliane Lins deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-18T14:47:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203137Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-18T14:47:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Traços Surreais no Encontro com Salvador Dali e Crianças e Matemática e Oficina
title Traços Surreais no Encontro com Salvador Dali e Crianças e Matemática e Oficina
spellingShingle Traços Surreais no Encontro com Salvador Dali e Crianças e Matemática e Oficina
Souza, Jéssica Juliane Lins de
Visualidade
Educação Matemática
Arte
Experiência
Salvador Dalí
title_short Traços Surreais no Encontro com Salvador Dali e Crianças e Matemática e Oficina
title_full Traços Surreais no Encontro com Salvador Dali e Crianças e Matemática e Oficina
title_fullStr Traços Surreais no Encontro com Salvador Dali e Crianças e Matemática e Oficina
title_full_unstemmed Traços Surreais no Encontro com Salvador Dali e Crianças e Matemática e Oficina
title_sort Traços Surreais no Encontro com Salvador Dali e Crianças e Matemática e Oficina
author Souza, Jéssica Juliane Lins de
author_facet Souza, Jéssica Juliane Lins de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Jéssica Juliane Lins de
dc.subject.por.fl_str_mv Visualidade
Educação Matemática
Arte
Experiência
Salvador Dalí
topic Visualidade
Educação Matemática
Arte
Experiência
Salvador Dalí
description O presente trabalho é a escrita de uma experiência com crianças no encontro com a arte de Salvador Dalí. O objetivo é experimentar e problematizar uma geometria não-euclidiana, particularmente questões de quadridimensionalidade, junto à obra de Dalí. No trabalho, analisa-se, brevemente, como a Teoria da Relatividade e a quarta dimensão são operadas na obra de Dalí. A partir da ideia de oficina-dispositivo, criou-se e desenvolveu-se com crianças uma oficina que tinha a intenção de provocar visualidades, fazendo emergir pensamentos e saberes matemáticos. A oficina foi realizada com crianças do 5 ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, e constitui-se a partir de alguns aspectos da obra do pintor, através da escuta atenta a uma história que narrava características de um mundo surreal. A partir da apresentação ouvida, as crianças foram convidadas a imaginar e construir o seu próprio mundo, fazendo colagens de figuras em caixas de ovo. A colagem, na superfície ondulada da caixa, causou inquietação e fez com que pensamentos matemáticos emergissem do estranhamento com uma geometria não-euclidiana. Na realização da oficina, puderam ser observadas narrativas que ligavam a deformação das figuras a algo errado ou feio, e também tentativas de não-deformação das figuras através da fixação das figuras na vertical. Além disso, de outro modo, a oficina efetivou um espaço em que o ensino e a aprendizagem da matemática elaboram-se a partir dos sentidos da experiência, problematizando conexões com o real e o surreal.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-12-18T14:47:17Z
2019-12-18T14:47:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203137
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652102176604160