Autoria em discursos sobre resíduos sólidos: uma análise sobre produções audiovisuais de estudantes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karat, Marinilde Tadeu
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129533
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014.
id UFSC_5e8947e8fa4ac81e312e8479cd96fa97
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129533
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Autoria em discursos sobre resíduos sólidos: uma análise sobre produções audiovisuais de estudantes do ensino médioEducaçãoEducação científica e tecnológicaResíduos sólidosAnalise do discursoCiênciaEstudo e ensinoRecursos audiovisuaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014.A pesquisa teve como objetivo analisar a possibilidade de produção de autoria por parte dos estudantes do ensino médio ao longo de um processo de produção de audiovisuais sobre a temática dos resíduos sólidos. Para a realização da pesquisa foi investigado um trabalho pedagógico sobre resíduos sólidos, realizado no ano de 2010, em parceria com professores de Física, Química, Biologia, Geografia e Português e que envolveu estudantes de ensino médio de uma escola pública de Florianópolis. Para esse trabalho pedagógico foi criado um ambiente virtual de aprendizagem composto por site, lista de discussão, webquest e blog. Com base no referencial da Análise de Discurso (AD) e nos estudos da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e partindo do pressuposto que mudanças nas condições de produção de leitura e escrita pudessem favorecer a assunção da autoria dos estudantes, trabalhamos com a intertextualidade com o objetivo de favorecer a reflexão dos estudantes e abrir para uma leitura mais polissêmica e para o discurso polêmico. Os textos que foram utilizados nas discussões do projeto foram escolhidos dentro de uma perspectiva das inter-relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS), pois como o tema dos resíduos sólidos envolve questões polêmicas, que exigem julgamento e posicionamento dos estudantes, essa abordagem poderia favorecer estratégias pedagógicas que estimulassem a autoria dos estudantes. Esse trabalho pedagógico resultou na produção de textos escritos e imagéticos tais como roteiros e audiovisuais. Nessa dissertação de mestrado foram analisados os produtos desse projeto de ensino como os vídeos, entre outras produções dessas vivências. A revisão bibliográfica mostrou que existe uma lacuna nas pesquisas, com relação à análise de produção de autoria em vídeos produzidos por estudantes, professores ou por ambos na área de ensino de Ciências e Tecnologia (ECT). O corpus para as análises dessa investigação foram os textos utilizados nas aulas e os textos produzidos pelos alunos. Dos 80 vídeos produzidos pelos estudantes, 36 estavam disponíveis para análise no formato DVD ou em links no youtube, postados pelos próprios estudantes. Os 36 audiovisuais foram considerados na primeira parte da análise, em que foram buscadas as características mais gerais do conjunto de audiovisuais. Considerando que a linguagem não é transparente, foram analisadas as condições de produção de leituras/escritas envolvendo a temática dos resíduos sólidos, junto às turmas desses estudantes. Também foram investigadas as possíveis relações CTS presentes nas produções audiovisuais e suas implicações para o processo de ensino/aprendizagem. Na segunda parte da análise foram considerados apenas os 4 vídeos produzidos por grupos de estudantes com maior participação no trabalho pedagógico. Foram analisados os vídeos, roteiros, paródias e as respostas desses estudantes a questões de atividades propostas no trabalho pedagógico. Os vídeos foram decompostos em seus elementos constitutivos (planos) e depois analisados utilizando o referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso e o referencial da Análise Fílmica francesa.<br>Abstract : The research aimed to examine the possibility of producing written by the high school students through a process of production of audiovisual on the subject solid waste. To conduct the study was investigated educational work on solid waste , held in 2010 , in partnership with faculty from physics, chemistry, biology, geography and Portuguese and involving high school students of a public school in Florianopolis . For this pedagogical work a virtual learning environment consisting of site, mailing list, blog and webquest was created. Based on the framework of Discourse Analysis and the CTS studies and assuming that changes in the production conditions of reading and writing could favor the assumption of authorship of the students we work with intertextuality in order to foster student reflection and open for more polysemic reading and for the controversial speech. The texts that were used in the project discussions were chosen from a perspective of the interrelationships between science, technology and society (STS), for as the subject of solid waste involves controversial issues that require judgment and placement of students, this approach could favor teaching strategies that encourage students authorship. This pedagogical work resulted in the production of written and image such as scripts and audiovisual texts. In this dissertation the products of this teaching project as videos, among other productions of these experiences were analyzed. The literature review showed that there is a gap in the polls, with respect to the analysis of production authoring videos produced by students , teachers or both in the area of science education and technology (ECT) . The corpus for the analysis of this survey were the texts used in classes and the texts produced by students. 80 videos produced by students, 36 were available for analysis in DVD format or links on youtube posted by the students themselves. The audiovisual 36 were considered in the first part of the analysis sought in which the more general characteristics of audiovisual set . Considering that language is not transparent, the conditions of production of reads/writes involving thematic solid waste along to the classes of these students were analyzed. We also investigated the possible relationship CTS present in audiovisual production and its implications for the teaching/learning. In the second part of the analysis included only 4 videos produced by groups of students with greater participation in educational work. Videos, scripts, parodies and responses of these students to issues of activities proposed in the pedagogical work were analyzed. The videos are broken down into their constituent elements (plans) and then analyzed using the theoretical and methodological framework of discourse analysis and benchmark analysis of Filmic French.Cassiani, SuzaniGiraldi, Patricia MontanariUniversidade Federal de Santa CatarinaKarat, Marinilde Tadeu2015-02-05T21:12:32Z2015-02-05T21:12:32Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis222 p.| il.application/pdf327893https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129533porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T21:12:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129533Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T21:12:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoria em discursos sobre resíduos sólidos: uma análise sobre produções audiovisuais de estudantes do ensino médio
title Autoria em discursos sobre resíduos sólidos: uma análise sobre produções audiovisuais de estudantes do ensino médio
spellingShingle Autoria em discursos sobre resíduos sólidos: uma análise sobre produções audiovisuais de estudantes do ensino médio
Karat, Marinilde Tadeu
Educação
Educação científica e tecnológica
Resíduos sólidos
Analise do discurso
Ciência
Estudo e ensino
Recursos audiovisuais
title_short Autoria em discursos sobre resíduos sólidos: uma análise sobre produções audiovisuais de estudantes do ensino médio
title_full Autoria em discursos sobre resíduos sólidos: uma análise sobre produções audiovisuais de estudantes do ensino médio
title_fullStr Autoria em discursos sobre resíduos sólidos: uma análise sobre produções audiovisuais de estudantes do ensino médio
title_full_unstemmed Autoria em discursos sobre resíduos sólidos: uma análise sobre produções audiovisuais de estudantes do ensino médio
title_sort Autoria em discursos sobre resíduos sólidos: uma análise sobre produções audiovisuais de estudantes do ensino médio
author Karat, Marinilde Tadeu
author_facet Karat, Marinilde Tadeu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cassiani, Suzani
Giraldi, Patricia Montanari
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Karat, Marinilde Tadeu
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Resíduos sólidos
Analise do discurso
Ciência
Estudo e ensino
Recursos audiovisuais
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Resíduos sólidos
Analise do discurso
Ciência
Estudo e ensino
Recursos audiovisuais
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-05T21:12:32Z
2015-02-05T21:12:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 327893
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129533
identifier_str_mv 327893
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 222 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651909211357184