Materialidades audiovisuais : uma proposta de leitura discursiva para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burach, Caroline Adriana Mendes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6347
Resumo: Orientador: Prof.ª Dr.ª Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo
id UEM-10_e3e368153ae32e92c25c32e43e1ae15b
oai_identifier_str oai:localhost:1/6347
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Materialidades audiovisuais : uma proposta de leitura discursiva para o ensino médioAnálise do discursoLeitura discursivaMaterialidades audiovisuaisProposta multimensional-discursiva - Ensino médio401.4Linguística, Letras e ArtesLetrasOrientador: Prof.ª Dr.ª Luciana Cristina Ferreira Dias Di RaimoDissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2017RESUMO: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de leitura discursiva, voltada para o 3º ano do Ensino Médio, com base em duas materialidades fílmicas, a saber: o curta-metragem Vida Maria e o documentário Severinas, à luz dos conceitos proposto por Michel Pêcheux (1988) e por Orlandi (1982), pesquisadora que dá seguimento e apresenta novos olhares à Análise de Discurso de linha francesa pecheuxtiana, doravante AD. Vale destacar que a AD considera como discurso os efeitos de sentidos produzidos na relação entre os sujeitos. Não se trata de uma relação de sujeitos empíricos, mas de posições sócio-ideológicas construídas nos movimentos da história. Em termos de momentos do meu percurso de pesquisa, numa primeira etapa, empreendo uma análise prévia à leitura acerca das materialidades visuais escolhidas para compor nossa proposta de leitura voltada para o Ensino Médio (SERRANI, 2005; BAGHIN-SPINELLI, 1998), na tentativa de trabalhar com as possibilidades de leitura do material e de formular atividades nas quais pudesse trabalhar a imbricação verbal e visual constitutiva do material selecionado. Minha proposta discursiva de leitura de vídeos (um curta e um documentário), voltada para um Ensino médio, constitui-se em práticas de leitura de imagens recortadas das materialidades fílmicas selecionadas para estudo a partir das quais trabalhamos "possibilidades de leitura" ante interpretações possíveis, contemplando, também, os movimentos de deslizamentos de sentidos. Nas atividades formuladas, busquei dar visibilidade à opacidade do dizer/imagem com base na construção de paráfrases plausíveis a partir de recortes de cenas capturadas das materialidades fílmicas, o que possibilitou relativizar a evidência de um sentido único e transparente e dar escuta às derivas possíveis. De modo preliminar, o investimento em conceitos da AD e na proposta multidimensional-discursiva de Serrani (2005) me permitiu uma ancoragem analítica na qual as atividades de leitura produziram deslocamentos em relação a uma visão de língua tomada como um mero instrumento de comunicação. Meu esforço foi o de justamente produzir práticas e gestos de leitura em que a opacidade e a contradição da imagem fossem vistas como aspectos produtivos e instigantes, pensando possíveis encaminhamentos ao professor de línguasABSTRACT: This work has the objective to present a discursive read proposal, intended for the 3rd year of high school, based on two cinematic materialities: the short movie Vida Maria and the documentary Severinas grounded in the concepts proposed by Michel Pêcheux (1988) and Orlandi (1982). The researcher that gives continuity and present new prospects to the Pecheux Discourse Analysis on the French line research from now on. The Discourse Analysis takes as discourse the effects in a sense created by the relation between individuals. This relation is not just a relation among empiric individuals, but socio-ideological positions build on the historical movements. In circumstances of moments of my research trajectory, firstly undertaking previous analyses to the readout about the choice visual materialities to compose our reading proposal intended for the 3rd year of high school (SERRANI, 2005; BAGHIN-SPINELLI, 1998). Attempting to work with the read possibilities and to formulate activities in which to work the verbal and visual imbrication constitutive of the selected material of the selected material. My reading proposal of video (a short movie and a documentary), is a guidance to high school teachers. Consisting of reading practical of images from the selected cinematic materialities. To study from the which one work the "reading possibilities" given possible interpretations, including as well the movements of the sliding of sense. The formulated activities are planned to give consequences to the opacity of say/image. Based on the construction of likely paraphrases from the scenes records captured from the cinematic materialities. Giving the possibility to relativize the evidence of a unique and gauzy sense, listening to the possible movements. First of all the investment in the Discourse Analysis concepts and the multidimensional-discursive proposal of Serrani (2005) allowed me an analytical anchoring. Where the activities of reading here proposed will promote changes regarding the way to see the language as a mere communication instrument. All afford made aims to create practices and actions of reading where the opacity and contradiction of image became more productive and significant aspects, thinking in possibles of referrals to the language teacher107 f : il. (algumas color.).Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em LetrasMaringá, PRCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesDias-Di Raimo, Luciana Cristina FerreiraCoito, Roselene de FátimaGhiraldelo , Claudete MorenoBurach, Caroline Adriana Mendes2022-02-16T16:45:57Z2022-02-16T16:45:57Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBURACH, Caroline Adriana Mendes. Materialidades audiovisuais: uma proposta de leitura discursiva para o ensino médio. 2016. 107 f Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2017, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6347. Acesso em: 16 fev. 2022.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6347info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2022-02-16T16:55:33Zoai:localhost:1/6347Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:23.563986Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Materialidades audiovisuais : uma proposta de leitura discursiva para o ensino médio
title Materialidades audiovisuais : uma proposta de leitura discursiva para o ensino médio
spellingShingle Materialidades audiovisuais : uma proposta de leitura discursiva para o ensino médio
Burach, Caroline Adriana Mendes
Análise do discurso
Leitura discursiva
Materialidades audiovisuais
Proposta multimensional-discursiva - Ensino médio
401.4
Linguística, Letras e Artes
Letras
title_short Materialidades audiovisuais : uma proposta de leitura discursiva para o ensino médio
title_full Materialidades audiovisuais : uma proposta de leitura discursiva para o ensino médio
title_fullStr Materialidades audiovisuais : uma proposta de leitura discursiva para o ensino médio
title_full_unstemmed Materialidades audiovisuais : uma proposta de leitura discursiva para o ensino médio
title_sort Materialidades audiovisuais : uma proposta de leitura discursiva para o ensino médio
author Burach, Caroline Adriana Mendes
author_facet Burach, Caroline Adriana Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias-Di Raimo, Luciana Cristina Ferreira
Coito, Roselene de Fátima
Ghiraldelo , Claudete Moreno
dc.contributor.author.fl_str_mv Burach, Caroline Adriana Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Leitura discursiva
Materialidades audiovisuais
Proposta multimensional-discursiva - Ensino médio
401.4
Linguística, Letras e Artes
Letras
topic Análise do discurso
Leitura discursiva
Materialidades audiovisuais
Proposta multimensional-discursiva - Ensino médio
401.4
Linguística, Letras e Artes
Letras
description Orientador: Prof.ª Dr.ª Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2022-02-16T16:45:57Z
2022-02-16T16:45:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BURACH, Caroline Adriana Mendes. Materialidades audiovisuais: uma proposta de leitura discursiva para o ensino médio. 2016. 107 f Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2017, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6347. Acesso em: 16 fev. 2022.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6347
identifier_str_mv BURACH, Caroline Adriana Mendes. Materialidades audiovisuais: uma proposta de leitura discursiva para o ensino médio. 2016. 107 f Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2017, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6347. Acesso em: 16 fev. 2022.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Letras
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Letras
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797150081808334848