Representações sociais sobre o ensino de arte contemporânea: discurso de professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90960 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação. |
id |
UFSC_0e6fcccab513867c9b3266aeb07a2f7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90960 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Representações sociais sobre o ensino de arte contemporânea: discurso de professores da Rede Municipal de Ensino de FlorianópolisEducaçãoArte contemporaneaEstudo e ensino (Primeiro grau)ArtesEstudo e ensino (Primeiro grau)Florianopolis (SC)Representações sociaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação.Estudo das representações de professores de Artes Visuais da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, atuantes no Ensino Fundamental (5ª a 8ª série), sobre o ensino de Arte Contemporânea. Busca compreender como estes professores representam socialmente o ensino da produção plástica de nossos dias nas escolas em que atuam, considerando também as condições institucionais, materiais e de ambiente físico fornecidas pela rede mantenedora. Para atingir esse objetivo foram investigados os seguintes aspectos: o que o professor pensa sobre a forma como a Disciplina de Artes está inserida no currículo do ensino fundamental; que fatores são levados em consideração no momento de seleção dos temas a serem trabalhados; o que motiva o professor na seleção desses; se o professor acredita que esses temas e conteúdos provocam alguma modificação nos alunos; se o professor insere, no seu planejamento, visitas a espaços de exposição; o que esse professor pensa sobre a produção plástica contemporânea; e se pensa que essa produção pode contribuir para o Ensino de Arte. Esses dados foram coletados junto aos docentes a partir de visitas às escolas, anotações sobre os ambientes observados e entrevistas semi-estruturadas. Para o tratamento dos dados foi utilizada a técnica de construção do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), elaborada por Fernando Lefévre e Ana Maria Lefévre, além de adequações que se fizeram necessárias na utilização da técnica. Na análise e identificação das representações manifestas no DSC aportou-se à Teoria das Representações Sociais, formulada por Serge Moscovici, às teorias processualista, de Norbert Elias, e do construcionismo social, proposto por Peter L. Berger e Thomas Luckmann. No âmbito de atuação dos professores pesquisados, o ensino de arte, assim como a educação, passa por um momento difícil em sua realização plena, sofrendo com o pouco apoio de meios materiais e físicos, assim como o baixo apoio no âmbito institucional. No contexto estudado, a arte contemporânea é representada como difícil, embora seja dito que ela possa contribuir sobremaneira com o ensino de arte; contudo, é necessária uma estrutura institucional diferente da que está disposta na atualidade para que o trabalho seja realizado a contento.Florianópolis, SCSouza, Francisco das Chagas deUniversidade Federal de Santa CatarinaFlausino, Rosivaldo da Silva2012-10-23T17:11:16Z2012-10-23T17:11:16Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis264 f.| il., tabs.application/pdf252692http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90960porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T19:28:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90960Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T19:28:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações sociais sobre o ensino de arte contemporânea: discurso de professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis |
title |
Representações sociais sobre o ensino de arte contemporânea: discurso de professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis |
spellingShingle |
Representações sociais sobre o ensino de arte contemporânea: discurso de professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis Flausino, Rosivaldo da Silva Educação Arte contemporanea Estudo e ensino (Primeiro grau) Artes Estudo e ensino (Primeiro grau) Florianopolis (SC) Representações sociais |
title_short |
Representações sociais sobre o ensino de arte contemporânea: discurso de professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis |
title_full |
Representações sociais sobre o ensino de arte contemporânea: discurso de professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis |
title_fullStr |
Representações sociais sobre o ensino de arte contemporânea: discurso de professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis |
title_full_unstemmed |
Representações sociais sobre o ensino de arte contemporânea: discurso de professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis |
title_sort |
Representações sociais sobre o ensino de arte contemporânea: discurso de professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis |
author |
Flausino, Rosivaldo da Silva |
author_facet |
Flausino, Rosivaldo da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Francisco das Chagas de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flausino, Rosivaldo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Arte contemporanea Estudo e ensino (Primeiro grau) Artes Estudo e ensino (Primeiro grau) Florianopolis (SC) Representações sociais |
topic |
Educação Arte contemporanea Estudo e ensino (Primeiro grau) Artes Estudo e ensino (Primeiro grau) Florianopolis (SC) Representações sociais |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008 2012-10-23T17:11:16Z 2012-10-23T17:11:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
252692 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90960 |
identifier_str_mv |
252692 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
264 f.| il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652047806889984 |