Representações sociais sobre o ensino de arte contemporânea: discurso de professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flausino, Rosivaldo da Silva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90960
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_0e6fcccab513867c9b3266aeb07a2f7a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90960
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Representações sociais sobre o ensino de arte contemporânea: discurso de professores da Rede Municipal de Ensino de FlorianópolisEducaçãoArte contemporaneaEstudo e ensino (Primeiro grau)ArtesEstudo e ensino (Primeiro grau)Florianopolis (SC)Representações sociaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação.Estudo das representações de professores de Artes Visuais da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, atuantes no Ensino Fundamental (5ª a 8ª série), sobre o ensino de Arte Contemporânea. Busca compreender como estes professores representam socialmente o ensino da produção plástica de nossos dias nas escolas em que atuam, considerando também as condições institucionais, materiais e de ambiente físico fornecidas pela rede mantenedora. Para atingir esse objetivo foram investigados os seguintes aspectos: o que o professor pensa sobre a forma como a Disciplina de Artes está inserida no currículo do ensino fundamental; que fatores são levados em consideração no momento de seleção dos temas a serem trabalhados; o que motiva o professor na seleção desses; se o professor acredita que esses temas e conteúdos provocam alguma modificação nos alunos; se o professor insere, no seu planejamento, visitas a espaços de exposição; o que esse professor pensa sobre a produção plástica contemporânea; e se pensa que essa produção pode contribuir para o Ensino de Arte. Esses dados foram coletados junto aos docentes a partir de visitas às escolas, anotações sobre os ambientes observados e entrevistas semi-estruturadas. Para o tratamento dos dados foi utilizada a técnica de construção do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), elaborada por Fernando Lefévre e Ana Maria Lefévre, além de adequações que se fizeram necessárias na utilização da técnica. Na análise e identificação das representações manifestas no DSC aportou-se à Teoria das Representações Sociais, formulada por Serge Moscovici, às teorias processualista, de Norbert Elias, e do construcionismo social, proposto por Peter L. Berger e Thomas Luckmann. No âmbito de atuação dos professores pesquisados, o ensino de arte, assim como a educação, passa por um momento difícil em sua realização plena, sofrendo com o pouco apoio de meios materiais e físicos, assim como o baixo apoio no âmbito institucional. No contexto estudado, a arte contemporânea é representada como difícil, embora seja dito que ela possa contribuir sobremaneira com o ensino de arte; contudo, é necessária uma estrutura institucional diferente da que está disposta na atualidade para que o trabalho seja realizado a contento.Florianópolis, SCSouza, Francisco das Chagas deUniversidade Federal de Santa CatarinaFlausino, Rosivaldo da Silva2012-10-23T17:11:16Z2012-10-23T17:11:16Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis264 f.| il., tabs.application/pdf252692http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90960porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T19:28:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90960Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T19:28:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais sobre o ensino de arte contemporânea: discurso de professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
title Representações sociais sobre o ensino de arte contemporânea: discurso de professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
spellingShingle Representações sociais sobre o ensino de arte contemporânea: discurso de professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
Flausino, Rosivaldo da Silva
Educação
Arte contemporanea
Estudo e ensino (Primeiro grau)
Artes
Estudo e ensino (Primeiro grau)
Florianopolis (SC)
Representações sociais
title_short Representações sociais sobre o ensino de arte contemporânea: discurso de professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
title_full Representações sociais sobre o ensino de arte contemporânea: discurso de professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
title_fullStr Representações sociais sobre o ensino de arte contemporânea: discurso de professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
title_full_unstemmed Representações sociais sobre o ensino de arte contemporânea: discurso de professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
title_sort Representações sociais sobre o ensino de arte contemporânea: discurso de professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
author Flausino, Rosivaldo da Silva
author_facet Flausino, Rosivaldo da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Francisco das Chagas de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Flausino, Rosivaldo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Arte contemporanea
Estudo e ensino (Primeiro grau)
Artes
Estudo e ensino (Primeiro grau)
Florianopolis (SC)
Representações sociais
topic Educação
Arte contemporanea
Estudo e ensino (Primeiro grau)
Artes
Estudo e ensino (Primeiro grau)
Florianopolis (SC)
Representações sociais
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2012-10-23T17:11:16Z
2012-10-23T17:11:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 252692
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90960
identifier_str_mv 252692
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 264 f.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652047806889984