A construção de letramentos na esfera acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischer, Adriana
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89764
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística.
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spelling A construção de letramentos na esfera acadêmicaLinguisticaLetramentoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística.Esta tese apresenta a pesquisa de doutorado desenvolvida com o objetivo de compreender como se dá a constituição letrada de alunos ingressos no curso de Letras da Unifebe (Brusque-SC), em práticas de letramento na esfera acadêmica. A reprodução do discurso do déficit do letramento de alunos ingressos nessa esfera social é a problemática que desencadeia a realização desta pesquisa. O quadro epistemológico interpretativo (SOARES, 2006) caracteriza a natureza metodológica do trabalho. Estudos de casos etnográficos (ANDRÉ, 2003) ganham destaque, por haver processos longitudinais de investigação. Esses processos ocorrem por meio da observação participante desta pesquisadora no curso Letras, durante o ano letivo de 2005 em duas disciplinas, Estudos da Língua Portuguesa I e Leitura e Produção Textual, orientadas pelo mesmo professor. Assumem a posição de sujeitos da pesquisa Renata, Beatriz e Sandra, devido à diversidade de experiências sócio-culturais, às singularidades em suas trajetórias de aprendizagem, aos propósitos distintos por estarem em Letras e às diferentes reações em situações interlocutivas de sala de aula. O acompanhamento do trabalho em Letras permitiu comprovar que os gêneros discursivos foram os objetos de ensino-aprendizagem desencadeadores de muitas ações reflexivas e críticas. Dessa forma, para compreender como se dá a constituição letrada de cada uma das três alunas, recorre-se à perspectiva sócio-cultural do letramento e às contribuições de estudos com a teoria bakhtiniana dos gêneros discursivos. As análises iniciam com aspectos relativos ao perfil de letramento das alunas quando ingressam em Letras. Depois, expõem-se os propósitos por elas estarem no curso e os objetivos do professor das disciplinas com as escolhas realizadas durante o ano. Em seguida, as análises recaem sobre a ocorrência e os sentidos dos diversos movimentos dialógicos das alunas, ou seja, das formas de interação verbal que indicam os modos de constituição letrada em Eventos interDiscursivos, identitários e reflexivo-transformativos na relação com os outros e com o conteúdo temático. Como fechamento das análises, apresentam-se as perspectivas das alunas e do professor sobre as (des)construções dos letramentos acadêmicos e o papel dos gêneros discursivos no processo de constituição letrada dessas alunas na esfera acadêmica. Esta pesquisa compreende que Renata, Beatriz e Sandra transformam suas identidades e práticas sociais devido às oportunidades de uso e de construção de letramentos acadêmicos. As transformações centrais apontam para um percurso que se inicia com o discurso do déficit ou da crise do letramento, quando as alunas se referem às experiências na escolarização básica. Esse percurso evolui para o uso do "Discurso reciclado" (GEE, 1999), com a finalidade de as alunas se inserirem nos eventos de letramento acadêmico. Como ponto mais alto nesse percurso, as alunas passam a fazer uso dos letramentos críticos, por comprovarem maior domínio e controle no uso do metaconhecimento que constitui os Discursos dominantes. Esses resultados apontam a existência de um modelo dialógico dos letramentos acadêmicos como norteador da constituição letrada das alunas ingressas em Letras. Esse modelo oportuniza, a elas, a construção de três tipos de letramentos acadêmicos: o interDiscursivo, o identitário-profissional e o reflexivo-transformativo, os quais contribuem para as transformações letradas.Florianópolis, SCPelandre, Nilcea LemosUniversidade Federal de Santa CatarinaFischer, Adriana2012-10-23T02:28:43Z2012-10-23T02:28:43Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf247340http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89764porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-15T19:50:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89764Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-15T19:50:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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