A racionalidade técnica na formação de professores de educação espcial no estado de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Thais De Espindola
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212702
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
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spelling A racionalidade técnica na formação de professores de educação espcial no estado de Santa CatarinaRacionalidade TécnicaFormação de ProfessoresEducação EspecialTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.A presente pesquisa tem como objetivo analisar como a racionalidade técnica se expressa na formação de professores de Educação Especial nos Cursos Graduação de Licenciatura em Educação Especial no Estado de Santa Catarina. Para tanto buscamos apreender como a área da educação especial discute a racionalidade técnica na formação dos professores; compreender a racionalidade técnica nas proposições dos cursos; analisar como se expressa a racionalidade técnica nos programas das disciplinas dos cursos de licenciatura de educação especial. Como base teórica para nossas reflexões buscamos as contribuições de Bueno (1999), Kassar (1999), Shiroma (2003), Evangelista (2012), Dias (2013), Kassar (2014), Lehmkuhl (2017), Michels (2017), Garcia (2017), Vaz (2017). Nossa pesquisa tem como metodologia análise de documentos. Com a análise dos Projetos Político Pedagógicos de dois Cursos de Licenciatura que formam professores de educação especial, um da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e outro da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Ao longo de nossa pesquisa surgiram alguns questionamentos que nos fizeram refletir: modifica-se o caráter técnico da proposta de formação de professores quando essa passa a ocorrer nos Cursos de Licenciatura em Educação Especial em SC? O processo ensino aprendizagem passa a ser a tônica dessa formação no Estado quando da política de inclusão? ou, mesmo com modificação na política para a educação especial se mantém a racionalidade técnica da formação? De acordo com as análises dos documentos ressaltamos que a racionalidade técnica ainda é posta na formação de professores de educação especial, como forma de instrumentalizar este professor, preocupando-se com a técnicas e recursos de acordo com as especificidades dos sujeitos, ocorrendo um esvaziamento teórico no ensino e aprendizagem.Florianópolis, SCMichels, Maria HelenaUniversidade Federal de Santa CatarinaRamos, Thais De Espindola2020-09-09T12:24:03Z2020-09-09T12:24:03Z2019-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis90application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212702info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-09-09T12:24:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/212702Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-09-09T12:24:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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