A prática pedagógica como componente curricular na formação de professores: a visão de graduandos do curso de Ciências Biológicas (diurno) da Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orlandi, Elisa Margarita
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169479
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015.
id UFSC_5f52705ba03d89ec9a9f8efbe97233c6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169479
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A prática pedagógica como componente curricular na formação de professores: a visão de graduandos do curso de Ciências Biológicas (diurno) da Universidade Federal de Santa CatarinaEducaçãoEducação científica e tecnológicaProfessores de biologiaSanta CatarinaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015.Este trabalho apresenta uma análise de como se dá um dos aspectos da formação de professores do curso de licenciatura em Ciências Biológicas (diurno) da Universidade Federal de Santa Catarina. A partir da reformulação da legislação para a educação no Brasil surgiram diversos documentos sobre a formação de professores que tinham como objetivo promover a mudança de paradigma nos cursos de licenciatura. A análise dos dispositivos legais permitiu perceber que estes tinham por objetivo a superação da racionalidade técnica e a valorização da racionalidade prática. Isso ocorreu num momento em que as pesquisas e teorias da área passam a valorizar a figura do professor como protagonista da sua prática. A Prática como Componente Curricular (PCC) surge como elemento obrigatório dos cursos de licenciatura e um espaço de reflexão sobre a atividade docente, sobre o ser professor. A PCC no currículo do curso analisado está presente em diversas disciplinas em todas as fases. Este trabalho tem como objetivo analisar como e se a PPCC contribui ou não para a formação de professores e construção de saberes docentes.<br>Abstract : This research presents an analysis of how one of the aspects of the Science teacher?s formation happens in the Universidade Federal de Santa Catarina. After the reform of the laws that coordinates Brazilian?s education system, new official documents were written to promote a change of paradigm in the teacher formation courses. The analysis of those documents shows that they aim to overcome the technical rationality and prioritize the practical rationality. It happened during a time when the researches and theories of the area started to value the teachers as protagonist of its own professional practice. The Practice as a Curricular Component (PCC) was created as a mandatory element of teacher formation courses and is intended as a moment of review and consideration of the teacher role, about being a teacher. The PCC in the analysed curriculum is present in many disciplines. This dissertation goal is to evaluate whether the PCC contributes or not to teacher formation and to the construction of teacher?s knowledge.Mohr, AdrianaUniversidade Federal de Santa CatarinaOrlandi, Elisa Margarita2016-10-19T12:59:23Z2016-10-19T12:59:23Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis139 p.| il., tabs.application/pdf338222https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169479porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T12:59:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169479Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T12:59:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática pedagógica como componente curricular na formação de professores: a visão de graduandos do curso de Ciências Biológicas (diurno) da Universidade Federal de Santa Catarina
title A prática pedagógica como componente curricular na formação de professores: a visão de graduandos do curso de Ciências Biológicas (diurno) da Universidade Federal de Santa Catarina
spellingShingle A prática pedagógica como componente curricular na formação de professores: a visão de graduandos do curso de Ciências Biológicas (diurno) da Universidade Federal de Santa Catarina
Orlandi, Elisa Margarita
Educação
Educação científica e tecnológica
Professores de biologia
Santa Catarina
title_short A prática pedagógica como componente curricular na formação de professores: a visão de graduandos do curso de Ciências Biológicas (diurno) da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full A prática pedagógica como componente curricular na formação de professores: a visão de graduandos do curso de Ciências Biológicas (diurno) da Universidade Federal de Santa Catarina
title_fullStr A prática pedagógica como componente curricular na formação de professores: a visão de graduandos do curso de Ciências Biológicas (diurno) da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full_unstemmed A prática pedagógica como componente curricular na formação de professores: a visão de graduandos do curso de Ciências Biológicas (diurno) da Universidade Federal de Santa Catarina
title_sort A prática pedagógica como componente curricular na formação de professores: a visão de graduandos do curso de Ciências Biológicas (diurno) da Universidade Federal de Santa Catarina
author Orlandi, Elisa Margarita
author_facet Orlandi, Elisa Margarita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mohr, Adriana
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Orlandi, Elisa Margarita
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Professores de biologia
Santa Catarina
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Professores de biologia
Santa Catarina
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-10-19T12:59:23Z
2016-10-19T12:59:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 338222
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169479
identifier_str_mv 338222
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 139 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651900582625280