A importância da leitura e da biblioteca nas escolas: uma relação dialógica com a efetiva formação do leitor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201995 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa |
id |
UFSC_5fc6758b97057ef0bad0fca352532e6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201995 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A importância da leitura e da biblioteca nas escolas: uma relação dialógica com a efetiva formação do leitorEnsino de língua portuguesa, letramento e bibliotecaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua PortuguesaTomando como base o contexto das escolas públicas estaduais da cidade de Florianópolis/SC, que envolvem professores de língua portuguesa e o profissional da área de biblioteconomia com suas concepções de leitura, esta pesquisa teve o propósito de observar, no ambiente escolar, as circunstâncias em que se realiza a prática de leitura bem como os reflexos no desempenho do aluno em sala de aula na oralidade e na escrita. No desenvolvimento dessa pesquisa houve a aplicação de um questionário com os professores de língua portuguesa, e o profissional que atua na biblioteca escolar. Também foi realizada uma entrevista com a deputada estadual Luciane Carminatti, autora do Projeto de Lei Complementar nº PLC/0012.0/2011 - para compreender o objetivo do projeto da criação do cargo de bibliotecário nas escolas públicas estaduais de Santa Catarina. Os resultados obtidos neste estudo podem nos revelar questões importantes a respeito das práticas de letramento, sua função social da leitura e o papel da escola e da biblioteca na formação do aluno-leitor, cidadão da cultura grafocêntrica atual. As concepções de letramento, língua, linguagem, texto e gêneros, na qual a pesquisa será ancorada têm fundamentação teórica em Freire (1997), Lajolo E Zilberman (1996), Soares (2004), Kleiman e Baltar (2008), Ribeiro (2003), Saraiva (2006), Colomer (2014), Geraldi (2001), Vigostky (1984) além das contribuições do Círculo de Bakhtin, entre outros. Ao final busca-se encontrar respostas para o problema da formação de leitores na escola, a partir da compreensão das práticas dos professores de língua portuguesa e dos profissionais da biblioteca, bem como os subsídios que o cargo de bibliotecário pode proporcionar na rotina da biblioteca escolar.Florianópolis, SCBaltar, Marcos Antonio RochaUniversidade Federal de Santa CatarinaCarus, GracielaMassironi2019-11-28T19:58:40Z2019-11-28T19:58:40Z2018-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis73application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201995info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-11-28T19:58:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201995Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-28T19:58:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da leitura e da biblioteca nas escolas: uma relação dialógica com a efetiva formação do leitor |
title |
A importância da leitura e da biblioteca nas escolas: uma relação dialógica com a efetiva formação do leitor |
spellingShingle |
A importância da leitura e da biblioteca nas escolas: uma relação dialógica com a efetiva formação do leitor Carus, GracielaMassironi Ensino de língua portuguesa, letramento e biblioteca |
title_short |
A importância da leitura e da biblioteca nas escolas: uma relação dialógica com a efetiva formação do leitor |
title_full |
A importância da leitura e da biblioteca nas escolas: uma relação dialógica com a efetiva formação do leitor |
title_fullStr |
A importância da leitura e da biblioteca nas escolas: uma relação dialógica com a efetiva formação do leitor |
title_full_unstemmed |
A importância da leitura e da biblioteca nas escolas: uma relação dialógica com a efetiva formação do leitor |
title_sort |
A importância da leitura e da biblioteca nas escolas: uma relação dialógica com a efetiva formação do leitor |
author |
Carus, GracielaMassironi |
author_facet |
Carus, GracielaMassironi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baltar, Marcos Antonio Rocha Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carus, GracielaMassironi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua portuguesa, letramento e biblioteca |
topic |
Ensino de língua portuguesa, letramento e biblioteca |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-04 2019-11-28T19:58:40Z 2019-11-28T19:58:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201995 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
73 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652200397766656 |