Produção textual como ponto de partida e de chegada do ensino de Língua Portuguesa: uma análise pedagógica da proposta teórico-metodológica em Geraldi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bárbara Farias da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222322
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa
id UFSC_5fd54ebb0df9c36f152c686e52c370b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/222322
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Produção textual como ponto de partida e de chegada do ensino de Língua Portuguesa: uma análise pedagógica da proposta teórico-metodológica em GeraldiProdução textualEnsino de Língua PortuguesaConcepção pedagógicaJoão Wanderley GeraldiTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua PortuguesaEste Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo investigar a concepção pedagógica que fundamenta a proposta de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa do linguista João Wanderley Geraldi, que tem em seu centro a produção textual como ponto de partida e ponto de chegada desse processo. Para o desenvolvimento da presente pesquisa, tomou-se como objetos para análise: a sua coletânea de textos intitulada O texto na sala de aula (1984), na qual contém uma discussão inicial sobre a centralidade do texto no ensino de língua materna; a obra Portos de passagem (1991), texto em que o autor desenvolve teóricometodologicamente sua proposta; e a obra A aula como acontecimento (2010), na qual o linguista atualiza sua proposta de ensino-aprendizagem. Também foram consultadas a obra A sombra do caos: ensino de gramática x tradição gramatical (1997) e o texto Redação, essa cadela (2003), do linguista Luiz Percival Leme Britto, escritos que reiteram a centralidade da produção textual no ensino de Língua Portuguesa atribuída por Geraldi. A partir da exposição teórica da concepção de língua e de texto da qual parte o autor para fundamentar o objeto de sua proposta e das principais teorias e tendências pedagógicas que se manifestam no cenário educacional, os resultados da análise sinalizam para a predominância, na proposição de Geraldi, dos fundamentos da pedagogia da Escola Nova com uma aproximação às premissas das teorizações pós-modernas sobre educação.This study aims to investigate the pedagogical concept that founds the teaching-learning proposal of Portuguese language from linguist João Wanderley Geraldi, which has in its center the textual production as starting and final point of this process. For the development of this research, we took as analysis objects: the author’s text collection titled O texto na sala de aula (1984), which contains a initial discussion about the focus on the text in the native language teaching; the work Portos de passagem (1991), in which Geraldi develops theoretically and methodologically his proposal; and the work A aula como acontecimento (2010), in which the author improves his teaching-learning proposal. We also consulted the work A sombra do caos: ensino de gramática x tradição gramatical (1997) and Redação, essa cadela (2003), from linguist Luiz Percival Leme Britto, writings that reaffirm the centrality of the textual production in Portuguese language teaching assigned by Geraldi. From the theoretical presentation of the language and text concepts used by the author to found the proposed theme and from the main theories and pedagogical tendencies that manifest in the educational field, the results of the analysis sinalyze to the significance, in Geraldi’s proposition, of the fundaments of the “Escola Nova” pedagogy with the proximity to the assumptions of the post-modern theorizations on education.Florianópolis, SCPedralli, RosângelaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Bárbara Farias da2021-04-19T14:05:37Z2021-04-19T14:05:37Z2020-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222322info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-04-19T14:05:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/222322Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-19T14:05:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção textual como ponto de partida e de chegada do ensino de Língua Portuguesa: uma análise pedagógica da proposta teórico-metodológica em Geraldi
title Produção textual como ponto de partida e de chegada do ensino de Língua Portuguesa: uma análise pedagógica da proposta teórico-metodológica em Geraldi
spellingShingle Produção textual como ponto de partida e de chegada do ensino de Língua Portuguesa: uma análise pedagógica da proposta teórico-metodológica em Geraldi
Silva, Bárbara Farias da
Produção textual
Ensino de Língua Portuguesa
Concepção pedagógica
João Wanderley Geraldi
title_short Produção textual como ponto de partida e de chegada do ensino de Língua Portuguesa: uma análise pedagógica da proposta teórico-metodológica em Geraldi
title_full Produção textual como ponto de partida e de chegada do ensino de Língua Portuguesa: uma análise pedagógica da proposta teórico-metodológica em Geraldi
title_fullStr Produção textual como ponto de partida e de chegada do ensino de Língua Portuguesa: uma análise pedagógica da proposta teórico-metodológica em Geraldi
title_full_unstemmed Produção textual como ponto de partida e de chegada do ensino de Língua Portuguesa: uma análise pedagógica da proposta teórico-metodológica em Geraldi
title_sort Produção textual como ponto de partida e de chegada do ensino de Língua Portuguesa: uma análise pedagógica da proposta teórico-metodológica em Geraldi
author Silva, Bárbara Farias da
author_facet Silva, Bárbara Farias da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedralli, Rosângela
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bárbara Farias da
dc.subject.por.fl_str_mv Produção textual
Ensino de Língua Portuguesa
Concepção pedagógica
João Wanderley Geraldi
topic Produção textual
Ensino de Língua Portuguesa
Concepção pedagógica
João Wanderley Geraldi
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16
2021-04-19T14:05:37Z
2021-04-19T14:05:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222322
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651897671778304