A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235451 |
Resumo: | Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8012 |
id |
UFSC_5ffbf144b85472c11345da7eae40ba99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235451 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamentalHistória e EpistemologiaDissertações e TesesMatemáticaSéries IniciaisEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8012Este trabalho tem como objetivo identificar e descrever em teses e dissertações a dimensão do campo de pesquisa História e Epistemologia da Matemática, relacionada aos anos iniciais do Ensino Fundamental, defendidas no período de 1990 a 2018. O texto, oriundo de uma pesquisa qualitativa que faz parte do projeto de pesquisa “História para o ensino de matemática na formação de professores e na Educação Básica: uma análise da produção brasileira 1990 – 2017”, apresenta resultados parciais da pesquisa para a tese doutoral intitulada “Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário Presente nas Dissertações e Teses – 1990 a 2020”, orientada pelo professor Dr. Iran Abreu Mendes. Trata-se de uma pesquisa de segunda ordem (pesquisa da pesquisa), nos termos de Gamboa (2014), e fundamentada em Mendes (2014; 2018; 2019), do tipo bibliográfica, pois apresenta como objeto de estudo dissertações e teses disponíveis no acervo do Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática (CREPHIMat). Os resultados apontam a existência de 77 produções (55 dissertações e 22 teses), das quais foram identificadas e descritas 5 dissertações e 1 tese, que apontam para a dimensão da História e Epistemologia da Matemática. Nesses trabalhos, identificamos estudos epistemológicos relacionados, principalmente, à Aritmética, que tratam de diferentes temas, como: sistema de numeração, quatro operações, números, análise de livros didáticos.BOCEHM - Boletim Cearense de Educação e História da Matemática2022-06-07T10:44:20Z2022-06-07T10:44:20Z2022-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMOIA, R. E. C. ; MENDES, I. A. ; PEREIRA, M. F. F. . A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 9, p. 152-164, 2022.2447-8504https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235451Moia, Romulo Everton de CarvalhoMendes, Iran AbreuPereira, Marcos Fabricio Ferreiraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-07T10:44:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235451Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-07T10:44:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental Moia, Romulo Everton de Carvalho História e Epistemologia Dissertações e Teses Matemática Séries Iniciais |
title_short |
A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Moia, Romulo Everton de Carvalho |
author_facet |
Moia, Romulo Everton de Carvalho Mendes, Iran Abreu Pereira, Marcos Fabricio Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Iran Abreu Pereira, Marcos Fabricio Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moia, Romulo Everton de Carvalho Mendes, Iran Abreu Pereira, Marcos Fabricio Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História e Epistemologia Dissertações e Teses Matemática Séries Iniciais |
topic |
História e Epistemologia Dissertações e Teses Matemática Séries Iniciais |
description |
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8012 |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-07T10:44:20Z 2022-06-07T10:44:20Z 2022-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOIA, R. E. C. ; MENDES, I. A. ; PEREIRA, M. F. F. . A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 9, p. 152-164, 2022. 2447-8504 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235451 |
identifier_str_mv |
MOIA, R. E. C. ; MENDES, I. A. ; PEREIRA, M. F. F. . A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 9, p. 152-164, 2022. 2447-8504 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
BOCEHM - Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
BOCEHM - Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651972800151552 |