A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moia, Romulo Everton de Carvalho
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mendes, Iran Abreu, Pereira, Marcos Fabricio Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235451
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8012
id UFSC_5ffbf144b85472c11345da7eae40ba99
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235451
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamentalHistória e EpistemologiaDissertações e TesesMatemáticaSéries IniciaisEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8012Este trabalho tem como objetivo identificar e descrever em teses e dissertações a dimensão do campo de pesquisa História e Epistemologia da Matemática, relacionada aos anos iniciais do Ensino Fundamental, defendidas no período de 1990 a 2018. O texto, oriundo de uma pesquisa qualitativa que faz parte do projeto de pesquisa “História para o ensino de matemática na formação de professores e na Educação Básica: uma análise da produção brasileira 1990 – 2017”, apresenta resultados parciais da pesquisa para a tese doutoral intitulada “Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário Presente nas Dissertações e Teses – 1990 a 2020”, orientada pelo professor Dr. Iran Abreu Mendes. Trata-se de uma pesquisa de segunda ordem (pesquisa da pesquisa), nos termos de Gamboa (2014), e fundamentada em Mendes (2014; 2018; 2019), do tipo bibliográfica, pois apresenta como objeto de estudo dissertações e teses disponíveis no acervo do Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática (CREPHIMat). Os resultados apontam a existência de 77 produções (55 dissertações e 22 teses), das quais foram identificadas e descritas 5 dissertações e 1 tese, que apontam para a dimensão da História e Epistemologia da Matemática. Nesses trabalhos, identificamos estudos epistemológicos relacionados, principalmente, à Aritmética, que tratam de diferentes temas, como: sistema de numeração, quatro operações, números, análise de livros didáticos.BOCEHM - Boletim Cearense de Educação e História da Matemática2022-06-07T10:44:20Z2022-06-07T10:44:20Z2022-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMOIA, R. E. C. ; MENDES, I. A. ; PEREIRA, M. F. F. . A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 9, p. 152-164, 2022.2447-8504https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235451Moia, Romulo Everton de CarvalhoMendes, Iran AbreuPereira, Marcos Fabricio Ferreiraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-07T10:44:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235451Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-07T10:44:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental
title A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental
Moia, Romulo Everton de Carvalho
História e Epistemologia
Dissertações e Teses
Matemática
Séries Iniciais
title_short A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental
title_full A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental
author Moia, Romulo Everton de Carvalho
author_facet Moia, Romulo Everton de Carvalho
Mendes, Iran Abreu
Pereira, Marcos Fabricio Ferreira
author_role author
author2 Mendes, Iran Abreu
Pereira, Marcos Fabricio Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moia, Romulo Everton de Carvalho
Mendes, Iran Abreu
Pereira, Marcos Fabricio Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv História e Epistemologia
Dissertações e Teses
Matemática
Séries Iniciais
topic História e Epistemologia
Dissertações e Teses
Matemática
Séries Iniciais
description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8012
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-07T10:44:20Z
2022-06-07T10:44:20Z
2022-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOIA, R. E. C. ; MENDES, I. A. ; PEREIRA, M. F. F. . A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 9, p. 152-164, 2022.
2447-8504
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235451
identifier_str_mv MOIA, R. E. C. ; MENDES, I. A. ; PEREIRA, M. F. F. . A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 9, p. 152-164, 2022.
2447-8504
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv BOCEHM - Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
publisher.none.fl_str_mv BOCEHM - Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651972800151552