Cartografar na diferença: entre imagens, olhares ao infinito e pensamento matemático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schuck, Cássia Aline
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135404
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015.
id UFSC_608b45734b426b369dde679205e51f92
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/135404
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Cartografar na diferença: entre imagens, olhares ao infinito e pensamento matemáticoEducação científica e tecnológicaMatemáticaEstudo e ensinoPercepção visualArteDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015.Cartografar na diferença propõe o acompanhamento de um processo de afetar e deixar-se afetar por modos de olhar ao infinito. A subjetividade visual é produzida no cruzamento entre forças que exercemos e forças que atuam em nós, produzindo olhares ao infinito que se transmitem e se conservam, sendo ressignificados por cada um, de acordo com seus afetos. O movimento de produção de dados se deu a partir de oficinas, elaboradas enquanto dispositivos, que dispararam afetos, fazendo emergir visualidades, memórias e poéticas, em uma experiência com imagens. A investigação foi desenvolvida com alunos de uma escola pública de Ensino Fundamental e com participantes do CAPS, Florianópolis. Nesse mesmo movimento também se coloca a pesquisadora, seu processo de desarmamentos e desconstruções, passando a assumir uma postura diferente na pesquisa em Educação Matemática e convidando a pensar sobre fazer e estar em pesquisa, e também sobre a pesquisa científica.<br>Abstract : Cartography in the difference proposes the monitoring of a process to affect and let themselves be influenced by ways of looking to the infinite. The visual subjectivity is produced at the junction between forces and forces engaged on us, producing looks to infinity that are transmitted and preserved, and reinterpreted by each according to his/her affections. The movement of data production occurred from workshops, developed as devices that shot affections giving rise visualities, memories, poetic, in an experiment with images. The research was developed with students from a public elementary school, as well as participants in CAPS Florianópolis. In the same movement, also puts the researcher, the process of disarmament and deconstructions, and therefore, takes a different stance in research in mathematics education, inviting to think about doing and being in search, and also on scientific research.Flores, Cláudia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaSchuck, Cássia Aline2015-10-06T04:08:38Z2015-10-06T04:08:38Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis210 p.| il.application/pdf334490https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135404porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-06T04:08:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/135404Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-10-06T04:08:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartografar na diferença: entre imagens, olhares ao infinito e pensamento matemático
title Cartografar na diferença: entre imagens, olhares ao infinito e pensamento matemático
spellingShingle Cartografar na diferença: entre imagens, olhares ao infinito e pensamento matemático
Schuck, Cássia Aline
Educação científica e tecnológica
Matemática
Estudo e ensino
Percepção visual
Arte
title_short Cartografar na diferença: entre imagens, olhares ao infinito e pensamento matemático
title_full Cartografar na diferença: entre imagens, olhares ao infinito e pensamento matemático
title_fullStr Cartografar na diferença: entre imagens, olhares ao infinito e pensamento matemático
title_full_unstemmed Cartografar na diferença: entre imagens, olhares ao infinito e pensamento matemático
title_sort Cartografar na diferença: entre imagens, olhares ao infinito e pensamento matemático
author Schuck, Cássia Aline
author_facet Schuck, Cássia Aline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Schuck, Cássia Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Matemática
Estudo e ensino
Percepção visual
Arte
topic Educação científica e tecnológica
Matemática
Estudo e ensino
Percepção visual
Arte
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-06T04:08:38Z
2015-10-06T04:08:38Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 334490
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135404
identifier_str_mv 334490
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 210 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652248562008064