Poéticas do descompasso: cinema, crítica e poesia em Mãe só há uma
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219603 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa |
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Poéticas do descompasso: cinema, crítica e poesia em Mãe só há umaCinemaTeoria literáriaAnna MuylaertPoesiaCríticaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua PortuguesaO presente trabalho propõe reflexões sobre o filme Mãe só há uma enquanto encenação de descompassos cujos desdobramentos são férteis para pensar tensões entre imagens e palavras no contexto da arte brasileira contemporânea, em seus efeitos estético-políticos. O capítulo I debruça-se sobre a recepção crítica do filme Mãe só há uma, sobretudo artigos de opinião escritos no ano de divulgação do filme, de maneira a procurar identificar critérios de entendimento de arte que fundamentassem tais discursos. A partir das demandas levantadas pela leitura do material, propõe uma revisão teórica do espaço contrariado da fábula na história do cinema a partir de Jacques Rancière, em conexão com os desdobramentos da questão na crítica e teoria do cinema. O capítulo II propõe uma reflexão sobre a questão da nomeação no filme, tomada enquanto encenação de diferentes modos de desidentificação. Produzem-se, visto isso, aproximações com fragmentos de literatura contemporânea que compartilham procedimentos afins, de maneira a investigar tais efeitos. O capítulo III procura compreender a potência política em Mãe só há uma a partir de uma reflexão sobre o realismo em jogo no filme. Para isso, é preciso retomar o espaço do cinema na relação entre lógica representativa e abundância de detalhes, e, ainda, naquela que articula ficção e democracia. Finalmente, o capítulo IV pensa o espaço da poesia no filme, presença impertinente, ao mesmo tempo em que reconhece rastros do procedimento poético imbricados na criação fílmica.Florianópolis, SCCapela, Carlos Eduardo SchmidtUniversidade Federal de Santa Catarinada Nova Cruz, Carolina2021-01-18T19:38:40Z2021-01-18T19:38:40Z2019-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis73application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219603info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-01-18T19:38:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219603Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-18T19:38:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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