Desconstruindo estigmas e preconceitos: possibilidades de intervenção na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Lucélia da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173807
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
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spelling Desconstruindo estigmas e preconceitos: possibilidades de intervenção na educaçãoPreconceitoIgualdadeDiversidadeSociedadeIntervençãoTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.O presente trabalho se propõe a trazer formas de combate ao preconceito de todos os tipos existentes, por meio da educação que deve servir como princípio de compreensão do mundo e das diferenças. É proposta a realização de uma intervenção pedagógica em sala de aula fazen-do uso de questionário, oficina e debate para avaliar o entendimento que os estudantes possu-em nas questões relacionadas com as diversidades, visando desconstruir estereótipos e pre-conceitos, que levam a exclusão, estigmatização das diversidades, propiciando às alunas e alunos uma compreensão das diferenças como parte de cada ser humano, promovendo mu-danças, desnaturalizando e desconstruindo alguns preconceitos que estão arraigados em nossa sociedade. Como forma de combate ao preconceito na intervenção deve ser apresentada a afirmação da igualdade dos direitos e deveres que todos temos uns com os outros, indepen-dente de sexualidade, gênero, cor, orientação sexual, raça, crenças, situação física, econômica, política, social ou de qualquer outra pluralidade. Os indivíduos que integram a nossa socieda-de possuem necessidades inseridas em realidades diferentes. O preconceito está intimamente ligado às questões das minorias por exclusão social e de todas as outras formas, gerando dis-cursos de ódio, agressões e tratamentos discriminatórios e desumanos. As questões de gênero, sexualidade, raça, racismo, reprodução, deficiências, inclusão, religião e diversidade mesmo atualmente estando inseridas em nossa sociedade, ainda são desconhecidas para muitas pesso-as, que muitas vezes por falta de informação ou mesmo não aceitação do universo de pessoas que existem em nossa sociedade acabam distorcendo e identificando com preconceito todos esses conceitos. Ao contextualizar e problematizar as diversidades, estamos enfatizando a existência dos preconceitos e trazendo-os para debate, seja em sala de aula, ou para a socieda-de em geral. Os discursos tradicionais ainda geram grande retrocesso, mas felizmente há mui-tas pessoas lutando para que mudanças aconteçam, e assim, possamos viver em um mundo mais justo, digno e igualitário para todos. A intervenção proposta pode vir a contribuir em nossa sociedade trazendo o preconceito para visibilidade, gerando debates, e trazendo formas e possibilidades para reduzi-lo, ou até mesmo eliminá-lo. Ao combatermos o preconceito te-remos uma sociedade mais justa, humana e igualitária para todos.The present work intends to bring forms of combat to the prejudice of all the existing types, through the education that must serve as principle of understanding of the world and the dif-ferences. It is proposed to carry out a pedagogical intervention in the classroom using a ques-tionnaire, workshop and debate to evaluate students' understanding of issues related to diver-sity, aiming to deconstruct stereotypes and preconceptions, which lead to Exclusion, stigmati-zation of diversity, providing students and students with an understanding of differences as part of each human being, promoting change, denaturalizing and deconstructing some preju-dices that are rooted in our society. As a way of combating prejudice in intervention, the af-firmation of the equality of rights and duties that we all have with each other, irrespective of sexuality, gender, color, sexual orientation, race, beliefs, physical, economic, political situation must be presented, Social or any other plurality. The individuals who integrate our society have needs inserted in different realities. Prejudice is closely linked to the issues of minorities through social exclusion and all other forms, generating hate speech, aggression and dis-criminatory and inhuman treatment. The issues of gender, sexuality, race, racism, reproduc-tion, disability, inclusion, religion and diversity, even now being inserted in our society, are still unknown to many people, who often for lack of information or even acceptance of the universe Of people that exist in our society end up distorting and identifying with prejudice all these concepts. In contextualizing and problematizing diversities, we are emphasizing the existence of prejudices and bringing them to debate, whether in the classroom or for society in general. Traditional discourses still generate a great setback, but fortunately there are many people struggling for change to happen, so that we can live in a more just, dignified and equal world for all. The proposed intervention can contribute in our society bringing prejudice to visibility, generating debates, and bringing forms and possibilities to reduce it, or even elimi-nate it. As we fight against prejudice, we will see a more just, humane and egalitarian society for all.Florianópolis, SCVigano, Samira de Moraes MaiaUniversidade Federal de Santa CatarinaRosa, Lucélia da2017-02-27T11:41:39Z2017-02-27T11:41:39Z2016-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis45 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173807porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-27T11:41:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173807Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-02-27T11:41:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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