Encontro com o Mundo Ovo de Eli Heil e a Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225615 |
Resumo: | Este presente trabalho, insere-se na “perspectiva da visualidade para Educação Matemática” (FLORES, 2013b) e coloca-nos a exercitar visualidades em um modo de ensinar e aprender que vai além do modelo da recognição. Considera-se a vida e obra da artista catarinense, Eli Heil, que, entre outras, se inspira na ideia do ovo para produzir algumas de suas obras de arte. Aqui, nesta pesquisa, o encontro do ovo de Eli Heil e a matemática permitiu pensar a potência da arte com a matemática nos processos de ensino e aprendizagem. Assim, o objetivo é realizar exercícios de experimentação do pensamento, de modo a constituir problemas em que se atualize as ideias do ovo em conexão com os saberes matemáticos. Os conceitos de visualidade, experiência, signos e aprender são abordados de modo a dar suporte para o trabalho. Deste modo, foram pensados em quatro exercícios do pensamento, em que visualidades foram provocadas e possibilitaram a invenção de práticas em que a arte funciona como uma possibilidade para pensar matemática. Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido no âmbito do Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática – GECEM, na linha de pesquisa Arte, Visualidade e Educação Matemática. |
id |
UFSC_613891df2abd031c7f0d56b3f9a7a8df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/225615 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Encontro com o Mundo Ovo de Eli Heil e a MatemáticaEducação MatemáticaVisualidadeArteExercícios do pensamentoEste presente trabalho, insere-se na “perspectiva da visualidade para Educação Matemática” (FLORES, 2013b) e coloca-nos a exercitar visualidades em um modo de ensinar e aprender que vai além do modelo da recognição. Considera-se a vida e obra da artista catarinense, Eli Heil, que, entre outras, se inspira na ideia do ovo para produzir algumas de suas obras de arte. Aqui, nesta pesquisa, o encontro do ovo de Eli Heil e a matemática permitiu pensar a potência da arte com a matemática nos processos de ensino e aprendizagem. Assim, o objetivo é realizar exercícios de experimentação do pensamento, de modo a constituir problemas em que se atualize as ideias do ovo em conexão com os saberes matemáticos. Os conceitos de visualidade, experiência, signos e aprender são abordados de modo a dar suporte para o trabalho. Deste modo, foram pensados em quatro exercícios do pensamento, em que visualidades foram provocadas e possibilitaram a invenção de práticas em que a arte funciona como uma possibilidade para pensar matemática. Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido no âmbito do Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática – GECEM, na linha de pesquisa Arte, Visualidade e Educação Matemática.2021-08-04T12:16:49Z2021-08-04T12:16:49Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225615Ferreira, Deborah Portela Josyporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-04T12:16:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/225615Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-04T12:16:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Encontro com o Mundo Ovo de Eli Heil e a Matemática |
title |
Encontro com o Mundo Ovo de Eli Heil e a Matemática |
spellingShingle |
Encontro com o Mundo Ovo de Eli Heil e a Matemática Ferreira, Deborah Portela Josy Educação Matemática Visualidade Arte Exercícios do pensamento |
title_short |
Encontro com o Mundo Ovo de Eli Heil e a Matemática |
title_full |
Encontro com o Mundo Ovo de Eli Heil e a Matemática |
title_fullStr |
Encontro com o Mundo Ovo de Eli Heil e a Matemática |
title_full_unstemmed |
Encontro com o Mundo Ovo de Eli Heil e a Matemática |
title_sort |
Encontro com o Mundo Ovo de Eli Heil e a Matemática |
author |
Ferreira, Deborah Portela Josy |
author_facet |
Ferreira, Deborah Portela Josy |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Deborah Portela Josy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Visualidade Arte Exercícios do pensamento |
topic |
Educação Matemática Visualidade Arte Exercícios do pensamento |
description |
Este presente trabalho, insere-se na “perspectiva da visualidade para Educação Matemática” (FLORES, 2013b) e coloca-nos a exercitar visualidades em um modo de ensinar e aprender que vai além do modelo da recognição. Considera-se a vida e obra da artista catarinense, Eli Heil, que, entre outras, se inspira na ideia do ovo para produzir algumas de suas obras de arte. Aqui, nesta pesquisa, o encontro do ovo de Eli Heil e a matemática permitiu pensar a potência da arte com a matemática nos processos de ensino e aprendizagem. Assim, o objetivo é realizar exercícios de experimentação do pensamento, de modo a constituir problemas em que se atualize as ideias do ovo em conexão com os saberes matemáticos. Os conceitos de visualidade, experiência, signos e aprender são abordados de modo a dar suporte para o trabalho. Deste modo, foram pensados em quatro exercícios do pensamento, em que visualidades foram provocadas e possibilitaram a invenção de práticas em que a arte funciona como uma possibilidade para pensar matemática. Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido no âmbito do Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática – GECEM, na linha de pesquisa Arte, Visualidade e Educação Matemática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-04T12:16:49Z 2021-08-04T12:16:49Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225615 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652410028032000 |