Gestão de Laboratórios de Biociências em Instituições de Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Magda Vercosa Carvalho
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Chemin, Norma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35728
Resumo: Este trabalho é um estudo descritivo exploratório com o objetivo de delinear a gestão dos laboratórios de Biociências de Instituições de Ensino Superior.Levantou-se bibliografia sobre gestão educacional, laboratorial, prática de bioética e biossegurança. Avaliou-se o perfil e as atribuições dos gestores e técnicos laboratoriais. A coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada. Os resultados identificaram gestores do sexo feminino, com idade média de 44,5 anos e média de 10 anos de tempo experiência. Contam com funcionários subordinados (técnicos) e possuem formação na área de ciências biológicas. Prestam serviço à graduação e à pós-graduação. Não realizam produção científica sobre gestão. Coordenam os serviços; aquisição e utilização de materiais laboratoriais; gerenciam orçamento e realizam prática da biossegurança e bioética. Os técnicos são do sexo masculino, com escolaridade de nível médio, idade média de 40 anos e mais de 10 anos de tempo de experiência, desenvolvem trabalhos unidisciplinares e não têm perspectiva de ascensão profissional. Concluiu-se que a gestão laboratorial não possui política de planejamento e implementação sobre as suas atividades ou programas de incentivo e capacitação do corpo técnico. É realizada por gestores sem formação em gestão e com subordinados sem formação específica.
id UFSC_614e42dc21eb1829092341164b458fe8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/35728
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Gestão de Laboratórios de Biociências em Instituições de Ensino SuperiorEste trabalho é um estudo descritivo exploratório com o objetivo de delinear a gestão dos laboratórios de Biociências de Instituições de Ensino Superior.Levantou-se bibliografia sobre gestão educacional, laboratorial, prática de bioética e biossegurança. Avaliou-se o perfil e as atribuições dos gestores e técnicos laboratoriais. A coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada. Os resultados identificaram gestores do sexo feminino, com idade média de 44,5 anos e média de 10 anos de tempo experiência. Contam com funcionários subordinados (técnicos) e possuem formação na área de ciências biológicas. Prestam serviço à graduação e à pós-graduação. Não realizam produção científica sobre gestão. Coordenam os serviços; aquisição e utilização de materiais laboratoriais; gerenciam orçamento e realizam prática da biossegurança e bioética. Os técnicos são do sexo masculino, com escolaridade de nível médio, idade média de 40 anos e mais de 10 anos de tempo de experiência, desenvolvem trabalhos unidisciplinares e não têm perspectiva de ascensão profissional. Concluiu-se que a gestão laboratorial não possui política de planejamento e implementação sobre as suas atividades ou programas de incentivo e capacitação do corpo técnico. É realizada por gestores sem formação em gestão e com subordinados sem formação específica.INPEAU2012-09-26T17:59:23Z2012-09-26T17:59:23Z2004-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35728Branco, Magda Vercosa CarvalhoChemin, Normaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-25T03:00:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35728Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-25T03:00:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de Laboratórios de Biociências em Instituições de Ensino Superior
title Gestão de Laboratórios de Biociências em Instituições de Ensino Superior
spellingShingle Gestão de Laboratórios de Biociências em Instituições de Ensino Superior
Branco, Magda Vercosa Carvalho
title_short Gestão de Laboratórios de Biociências em Instituições de Ensino Superior
title_full Gestão de Laboratórios de Biociências em Instituições de Ensino Superior
title_fullStr Gestão de Laboratórios de Biociências em Instituições de Ensino Superior
title_full_unstemmed Gestão de Laboratórios de Biociências em Instituições de Ensino Superior
title_sort Gestão de Laboratórios de Biociências em Instituições de Ensino Superior
author Branco, Magda Vercosa Carvalho
author_facet Branco, Magda Vercosa Carvalho
Chemin, Norma
author_role author
author2 Chemin, Norma
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Magda Vercosa Carvalho
Chemin, Norma
description Este trabalho é um estudo descritivo exploratório com o objetivo de delinear a gestão dos laboratórios de Biociências de Instituições de Ensino Superior.Levantou-se bibliografia sobre gestão educacional, laboratorial, prática de bioética e biossegurança. Avaliou-se o perfil e as atribuições dos gestores e técnicos laboratoriais. A coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada. Os resultados identificaram gestores do sexo feminino, com idade média de 44,5 anos e média de 10 anos de tempo experiência. Contam com funcionários subordinados (técnicos) e possuem formação na área de ciências biológicas. Prestam serviço à graduação e à pós-graduação. Não realizam produção científica sobre gestão. Coordenam os serviços; aquisição e utilização de materiais laboratoriais; gerenciam orçamento e realizam prática da biossegurança e bioética. Os técnicos são do sexo masculino, com escolaridade de nível médio, idade média de 40 anos e mais de 10 anos de tempo de experiência, desenvolvem trabalhos unidisciplinares e não têm perspectiva de ascensão profissional. Concluiu-se que a gestão laboratorial não possui política de planejamento e implementação sobre as suas atividades ou programas de incentivo e capacitação do corpo técnico. É realizada por gestores sem formação em gestão e com subordinados sem formação específica.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-10
2012-09-26T17:59:23Z
2012-09-26T17:59:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35728
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652332353716224