A Valorização do trabalho do professor para além da remuneração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berlatto, Andréa Cristina
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95313
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
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spelling A Valorização do trabalho do professor para além da remuneraçãoEducaçãoProfessoresAspectos sociaisPoliticas publicasTrabalhoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoA presente dissertação é resultado de investigação que toma a valorização do trabalho do professor como objeto estudo. O objetivo central pelo qual a pesquisa se destina é identificar na produção acadêmica as diferentes perspectivas de análise, reivindicações e argumentos em torno do tema, para compreendermos em maior profundidade como se estabelecem as relações de trabalho docente no âmbito da sociedade capitalista. Com esse intuito, num primeiro momento, buscou-se refletir, perante a ótica do materialismo histórico e com base nos estudos de Lukács, Heller, Mészáros, entre outros, sobre a natureza e especificidades da valorização do trabalho docente com a análise ontológica das categorias trabalho e valor, bem como, a compreensão de suas especificidades na sociedade capitalista e nos aspectos referentes à docência na educação escolar. A partir dessas considerações, partiu-se para a abordagem da questão da valorização do trabalho do professor nas políticas educacionais, relevando aspectos referentes à remuneração, planos de carreira e formação. Num segundo momento, realizou-se a analise, num período histórico determinado (1999-2009), em textos da literatura especializada na área da pesquisa em Educação, com o objetivo de apreender como a valorização do trabalho docente e as questões a ele correlatas, têm sido discutidas no meio acadêmico. Para tanto, três categorias de análise foram elencadas com a finalidade de delimitar a pesquisa: valor/valorização, trabalho docente e políticas institucionais de valorização. Conclusivamente, abordaremos como a valorização do trabalho se dá no contexto da crise estrutural do sistema do capital, expondo algumas características desta crise e como se relaciona com a valorização do trabalho docente, uma vez que a natureza do trabalho do professor deve estar voltada para a formação humana, para a efetivação de um processo educativo que abrange a transmissão e assimilação da cultura produzida historicamente. Em outras palavras, discutiremos como as práticas capitalistas de realização de valor econômico acabam por determinar os valores culturais presentes na atual sociedade, já que assume outras finalidades e, por muitas vezes, o caráter humanizador desfalece para emergir como elemento de degradação.This dissertation is the result of an investigation which takes the valuing of teachers´ work as the object of study. The main aim of this research is to identify, in scientific production, different analysis perspectives, claims and arguments surrounding the topic, to understand more deeplu how to establish working relations hips teaching within the capitalist society. In order to do this, firstly, we sought to ponder; through the view of the historical materialism and based on the studies of Lukács, Heller, Mészáros, amongst others; upon the nature and specificities of valuing teaching work with an ontological analysis of work and value categories as well as the comprehension of its specificities in a capitalist society and aspects related to the teaching in school education. Leaning on these considerations, we approach the matter of valuing teachers´ work in the educational policies of the Lula government (2003-2010), highlighting aspects concerning salary, career plan and qualification. Secondly, we developed an analysis of specialist literature texts from the educational field, in a particular historical period (1999-2009), in order to understand how the valuing of teaching work and issues related to this have been discussed in the academic area. For this, three categories of analysis were itemized in order to delimit the research: value/valuing, teaching work and institutional policies of valuing. Concluding, we approach how the valuing of work happens in the context of the structural crisis in the capitalist system, showing some characteristics of this crisis and how this is related to the valuing of teaching work, once the nature of this work must be focused on human formation, to implement an educative process which covers the transmission and assimilation of the culture historically produced. In other words, we will discuss how the capitalist practices of economic value end up determining the cultural values which exist in the present society, as it undertakes other purposes and, in many instances, the humanizing character collapses to emerge as a degradation element.Florianópolis, SCTorriglia, Patricia LauraUniversidade Federal de Santa CatarinaBerlatto, Andréa Cristina2012-10-26T00:04:24Z2012-10-26T00:04:24Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis158 p.| tabs.application/pdf299611http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95313porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T09:52:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95313Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T09:52:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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