EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES: ANÁLISES E POSSIBILIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/44216 |
Resumo: | O presente artigo reúne discussões sobre o papel da Extensão Universitária na formação docente considerando fundamentos teóricos e ações realizadas. A orientação metodológica segue princípios da pesquisa-ação e os sujeitos-participantes são professores/as da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. Seus objetivos - sob as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão - são: analisar o papel das instituições de Ensino Superior na formação inicial e continuada de docentes; mobilizar os participantes a elaborarem um projeto de investigação e ação docente sobre uma problemática identificada no seu cotidiano; desenvolver ações de formação continuada para professores/as. Como resultados, destacam-se: aprofundamento teórico sobre a formação docente na atualidade e o papel das agências formadoras, participação ativa dos professores participantes por meio da elaboração de projetos com base no cotidiano da sala de aula e contexto da escola, redimensionamento das atividades de ensino vinculadas aos Estágios e efetiva aproximação entre Universidade e Instituições Escolares. |
id |
UFSC_6202bb60bb3f8971cd5f1f714a9d9a34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/44216 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES: ANÁLISES E POSSIBILIDADESO presente artigo reúne discussões sobre o papel da Extensão Universitária na formação docente considerando fundamentos teóricos e ações realizadas. A orientação metodológica segue princípios da pesquisa-ação e os sujeitos-participantes são professores/as da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. Seus objetivos - sob as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão - são: analisar o papel das instituições de Ensino Superior na formação inicial e continuada de docentes; mobilizar os participantes a elaborarem um projeto de investigação e ação docente sobre uma problemática identificada no seu cotidiano; desenvolver ações de formação continuada para professores/as. Como resultados, destacam-se: aprofundamento teórico sobre a formação docente na atualidade e o papel das agências formadoras, participação ativa dos professores participantes por meio da elaboração de projetos com base no cotidiano da sala de aula e contexto da escola, redimensionamento das atividades de ensino vinculadas aos Estágios e efetiva aproximação entre Universidade e Instituições Escolares.INPEAU2012-10-04T17:03:45Z2012-10-04T17:03:45Z2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/44216SOUZA, ALBA REGINA BATTISTI DENORONHA, ELISIANI CRISTINA DE SOUZA DE FREITASporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:09:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/44216Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-20T13:09:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES: ANÁLISES E POSSIBILIDADES |
title |
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES: ANÁLISES E POSSIBILIDADES |
spellingShingle |
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES: ANÁLISES E POSSIBILIDADES SOUZA, ALBA REGINA BATTISTI DE |
title_short |
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES: ANÁLISES E POSSIBILIDADES |
title_full |
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES: ANÁLISES E POSSIBILIDADES |
title_fullStr |
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES: ANÁLISES E POSSIBILIDADES |
title_full_unstemmed |
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES: ANÁLISES E POSSIBILIDADES |
title_sort |
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES: ANÁLISES E POSSIBILIDADES |
author |
SOUZA, ALBA REGINA BATTISTI DE |
author_facet |
SOUZA, ALBA REGINA BATTISTI DE NORONHA, ELISIANI CRISTINA DE SOUZA DE FREITAS |
author_role |
author |
author2 |
NORONHA, ELISIANI CRISTINA DE SOUZA DE FREITAS |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, ALBA REGINA BATTISTI DE NORONHA, ELISIANI CRISTINA DE SOUZA DE FREITAS |
description |
O presente artigo reúne discussões sobre o papel da Extensão Universitária na formação docente considerando fundamentos teóricos e ações realizadas. A orientação metodológica segue princípios da pesquisa-ação e os sujeitos-participantes são professores/as da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. Seus objetivos - sob as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão - são: analisar o papel das instituições de Ensino Superior na formação inicial e continuada de docentes; mobilizar os participantes a elaborarem um projeto de investigação e ação docente sobre uma problemática identificada no seu cotidiano; desenvolver ações de formação continuada para professores/as. Como resultados, destacam-se: aprofundamento teórico sobre a formação docente na atualidade e o papel das agências formadoras, participação ativa dos professores participantes por meio da elaboração de projetos com base no cotidiano da sala de aula e contexto da escola, redimensionamento das atividades de ensino vinculadas aos Estágios e efetiva aproximação entre Universidade e Instituições Escolares. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-27 2012-10-04T17:03:45Z 2012-10-04T17:03:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/44216 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/44216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652009039986688 |