O impacto da atuação do intérprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188373 |
Resumo: | Tese |
id |
UFSC_62c2534d2bd31ee97f165b9881827864 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188373 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O impacto da atuação do intérprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintesEducação inclusiva, educação especial, surdo (educação), inclusão social, linguagem gestual (interpretação)TeseO objetivo dessa pesquisa foi o de verificar o impacto do intérprete em LBS na mediação do processo de construção de aprendizagem de sujeitos surdos, inseridos na sala de aula de alunos ouvintes, dentro de uma escola em processo de construção da inclusão. Sendo assim, meu esforço foi no sentido de fundamentar uma investigação no cenário escolar, mostrando como foi ter uma outra língua, a língua de sinais, dentro da escola pública regular, e como essa língua pode ser veiculada por meio de um intérprete em LBS. Busquei ainda investigar como esse intérprete pode mediar o processo de construção da aprendizagem de alunos surdos, uma vez que esses alunos, em poder da LBS, não conseguiam usá-la nas cercanias da sala de aula, pois essa não estava preparada para a inserção de outro código lingüístico, como também desconhecia tal língua. Foi com essas preocupações e indagações que me confrontei )com o objetivo desta pesquisa e, através dela, percorri vários países em desenvolvimento, como o Brasil, para buscar elementos novos que apontem para a inclusão real de crianças surdas. Esse estudo, e os outros que estão em andamento, possibilitará abrir caminhos para a discussão do papel do intérprete de LBS nas várias instâncias educacionais, e na construção de uma nova mentalidade no que tange a formação do educador e da construção de uma escola inclusivaUSP2018-07-18T15:54:37Z2018-07-18T15:54:37Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfROSSI, Célia Regina. O impacto da atuação do interprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes. 2005. 277f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, 2005. Orientadora: Ida Lichtig.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188373ROSSI, Célia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-08T17:12:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188373Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-08T17:12:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto da atuação do intérprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes |
title |
O impacto da atuação do intérprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes |
spellingShingle |
O impacto da atuação do intérprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes ROSSI, Célia Regina Educação inclusiva, educação especial, surdo (educação), inclusão social, linguagem gestual (interpretação) |
title_short |
O impacto da atuação do intérprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes |
title_full |
O impacto da atuação do intérprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes |
title_fullStr |
O impacto da atuação do intérprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes |
title_full_unstemmed |
O impacto da atuação do intérprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes |
title_sort |
O impacto da atuação do intérprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes |
author |
ROSSI, Célia Regina |
author_facet |
ROSSI, Célia Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROSSI, Célia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva, educação especial, surdo (educação), inclusão social, linguagem gestual (interpretação) |
topic |
Educação inclusiva, educação especial, surdo (educação), inclusão social, linguagem gestual (interpretação) |
description |
Tese |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2018-07-18T15:54:37Z 2018-07-18T15:54:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROSSI, Célia Regina. O impacto da atuação do interprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes. 2005. 277f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, 2005. Orientadora: Ida Lichtig. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188373 |
identifier_str_mv |
ROSSI, Célia Regina. O impacto da atuação do interprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes. 2005. 277f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, 2005. Orientadora: Ida Lichtig. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
USP |
publisher.none.fl_str_mv |
USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652176639131648 |