O impacto da atuação do intérprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROSSI, Célia Regina
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188373
Resumo: Tese
id UFSC_62c2534d2bd31ee97f165b9881827864
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188373
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O impacto da atuação do intérprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintesEducação inclusiva, educação especial, surdo (educação), inclusão social, linguagem gestual (interpretação)TeseO objetivo dessa pesquisa foi o de verificar o impacto do intérprete em LBS na mediação do processo de construção de aprendizagem de sujeitos surdos, inseridos na sala de aula de alunos ouvintes, dentro de uma escola em processo de construção da inclusão. Sendo assim, meu esforço foi no sentido de fundamentar uma investigação no cenário escolar, mostrando como foi ter uma outra língua, a língua de sinais, dentro da escola pública regular, e como essa língua pode ser veiculada por meio de um intérprete em LBS. Busquei ainda investigar como esse intérprete pode mediar o processo de construção da aprendizagem de alunos surdos, uma vez que esses alunos, em poder da LBS, não conseguiam usá-la nas cercanias da sala de aula, pois essa não estava preparada para a inserção de outro código lingüístico, como também desconhecia tal língua. Foi com essas preocupações e indagações que me confrontei )com o objetivo desta pesquisa e, através dela, percorri vários países em desenvolvimento, como o Brasil, para buscar elementos novos que apontem para a inclusão real de crianças surdas. Esse estudo, e os outros que estão em andamento, possibilitará abrir caminhos para a discussão do papel do intérprete de LBS nas várias instâncias educacionais, e na construção de uma nova mentalidade no que tange a formação do educador e da construção de uma escola inclusivaUSP2018-07-18T15:54:37Z2018-07-18T15:54:37Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfROSSI, Célia Regina. O impacto da atuação do interprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes. 2005. 277f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, 2005. Orientadora: Ida Lichtig.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188373ROSSI, Célia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-08T17:12:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188373Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-08T17:12:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da atuação do intérprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes
title O impacto da atuação do intérprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes
spellingShingle O impacto da atuação do intérprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes
ROSSI, Célia Regina
Educação inclusiva, educação especial, surdo (educação), inclusão social, linguagem gestual (interpretação)
title_short O impacto da atuação do intérprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes
title_full O impacto da atuação do intérprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes
title_fullStr O impacto da atuação do intérprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes
title_full_unstemmed O impacto da atuação do intérprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes
title_sort O impacto da atuação do intérprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes
author ROSSI, Célia Regina
author_facet ROSSI, Célia Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROSSI, Célia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva, educação especial, surdo (educação), inclusão social, linguagem gestual (interpretação)
topic Educação inclusiva, educação especial, surdo (educação), inclusão social, linguagem gestual (interpretação)
description Tese
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2018-07-18T15:54:37Z
2018-07-18T15:54:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSSI, Célia Regina. O impacto da atuação do interprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes. 2005. 277f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, 2005. Orientadora: Ida Lichtig.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188373
identifier_str_mv ROSSI, Célia Regina. O impacto da atuação do interprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes. 2005. 277f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, 2005. Orientadora: Ida Lichtig.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv USP
publisher.none.fl_str_mv USP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652176639131648