As tecnologias digitais como fontes de motivação nas aulas de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169818 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
id |
UFSC_62d223eaf08bbfc6ee670640a9b2ac55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169818 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
As tecnologias digitais como fontes de motivação nas aulas de Educação FísicaTDICsMotivaçãoEducação físicaTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.As mídias digitais estão inseridas em nossas vidas de modo que não mais conseguimos desvinculá-las de nosso cotidiano, sabendo a praticidade e rapidez com que temos a partir do uso de equipamentos tecnológicos, cabe à escola problematizar e propor o uso das tecnologias a fim de integrá-las ao currículo para que assim se fundamente o seu uso não apenas como uma fonte de informação, mas também como um suporte ao conhecimento, à reflexão, ao diálogo e à expressão. Sendo assim, a integração das TDICs ao currículo escolar, vinculadas ao planejamento de ensino, traz possibilidades para ampliar o envolvimento dos sujeitos implicados com o ensino-aprendizagem, alcançando tanto a satisfação dos docentes como a motivação dos discentes. Este olhar foi adquirido com as propostas de trabalho nas disciplinas do curso especialização em Educação na Cultura Digital. Dentre as atividades desenvolvidas no curso, realizamos variadas propostas com o uso de mídias digitais para que selecionássemos, através da conversa informal com os alunos e professores, as produções que seriam publicadas no Projeto Jornal Digital, intitulado como “Cônego em Destaque, projeto este que a Escola de Educação Básica Cônego Nicolau Gesing, juntamente com as cursistas e demais professores e funcionários criaram. No desenvolvimento destas atividades, houve uma amostra do empenho e a motivação pela maioria dos estudantes que percebiam que, na Educação Física, há outras maneiras de explorar os conteúdos que não somente a prática de esportes. Diante dos bons resultados alcançados com este projeto com as turmas dos 7º anos e 2º ano do Ensino Médio, ficou visível que quanto mais as aulas de Educação Física estiverem relacionadas às TDICs, melhor a participação e motivação dos alunos. Sendo assim, a base deste meu TCC está toda voltada à motivação dos alunos nas aulas de educação física com o uso das tecnologias. O trabalho discute que Educação Física na escola possui alguns conceitos que estão perpetuados e praticados de maneira muito tradicional, gerando uma falta de reconhecimento a esta importante disciplina. A competição, o jogar, o competir e o padrão de corpo, além da sobrevalorização de atividades que exploram o físico; já não são práticas eficazes, pois ocasionam conflitos e, muitas vezes, riscos. Criando novas possibilidades de atividades pedagógicas inovadoras a partir das TDICs, pode-se desenvolver um trabalho em que os discentes construam um conhecimento oportunizado pela vivência de forma crítica e participativa, apropriando-se do aprendizado de maneira significativa. Desta forma, percebe-se que comunidade escolar e alunos passaram a ver que a disciplina de Educação Física vai muito mais além de jogar uma partida de futebol ou vôlei. Ela é também teoria, aprendizado essencial ao desenvolvimento pessoal e social.Florianópolis, SCPereira, Rogério SantosPires, Giovani de LorenziUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Ana Paula2016-10-21T18:26:30Z2016-10-21T18:26:30Z2016-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis31application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169818porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-21T18:26:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169818Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-21T18:26:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As tecnologias digitais como fontes de motivação nas aulas de Educação Física |
title |
As tecnologias digitais como fontes de motivação nas aulas de Educação Física |
spellingShingle |
As tecnologias digitais como fontes de motivação nas aulas de Educação Física Pereira, Ana Paula TDICs Motivação Educação física |
title_short |
As tecnologias digitais como fontes de motivação nas aulas de Educação Física |
title_full |
As tecnologias digitais como fontes de motivação nas aulas de Educação Física |
title_fullStr |
As tecnologias digitais como fontes de motivação nas aulas de Educação Física |
title_full_unstemmed |
As tecnologias digitais como fontes de motivação nas aulas de Educação Física |
title_sort |
As tecnologias digitais como fontes de motivação nas aulas de Educação Física |
author |
Pereira, Ana Paula |
author_facet |
Pereira, Ana Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Rogério Santos Pires, Giovani de Lorenzi Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDICs Motivação Educação física |
topic |
TDICs Motivação Educação física |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-21T18:26:30Z 2016-10-21T18:26:30Z 2016-10-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169818 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
31 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652280265703424 |