Conservação de acervos museológicos: estudo sobre as esculturas em argila policromada de Franklin Joaquim Cascaes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ghizoni, Vanilde Rohling
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94764
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2011
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spelling Conservação de acervos museológicos: estudo sobre as esculturas em argila policromada de Franklin Joaquim CascaesArquiteturaEscultura -Conservação e restauraçãoArgilaMuseus -AquisicOesConservação e restauraçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2011O museu é responsável pela preservação de suas coleções, pressupondo a guarda, a segurança e a disponibilização para apreciação estética por meio de exposições e em condições adequadas. Na busca pela conservação dos acervos museológicos com valor artístico, histórico e cultural, é essencial o estudo e a pesquisa sistemática dos aspectos históricos, constitutivos e das principais causas de degradação para entendimento, garantindo, assim, o acesso a futuras gerações. Dessa forma, esta pesquisa visa a estudar os vários aspectos para melhor conservar as esculturas em argila policromada do artista Franklin Joaquim Cascaes, pertencente à Coleção Professora Elisabeth Pavan Cascaes, que faz parte do acervo do Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral da Universidade Federal de Santa Catarina. Os métodos aplicados abordam o levantamento bibliográfico e documental do acervo de esculturas e manuscritos do artista, além de entrevistas concedidas pelo artista, análise físico-química por meio de exames pontuais para identificação da composição da argila que constitui o suporte das esculturas, camada intermediária de cor escura presente em algumas esculturas e da policromia. Dos resultados obtidos, destacam-se o conhecimento aprofundado sobre a vida, a obra escultórica do artista, seu processo construtivo, sua participação na arte dita moderna em Florianópolis, a identificação dos componentes da argila das esculturas, alguns elementos químicos presentes na policromia e camada intermediária. A pesquisa, de forma geral, possibilitou a compreensão dos processos de deterioração que envolve a preservação de coleção com características tão específicas. Não foi possível confirmar o local onde o artista coletava a argila para elaboração das esculturas. Consequentemente não foram realizados ensaios que pudessem definir índices mais precisos para a umidade relativa a ser estabelecida para o ambiente de armazenagem.Florianópolis, SCNappi, Sergio Castello BrancoUniversidade Federal de Santa CatarinaGhizoni, Vanilde Rohling2012-10-25T15:43:53Z2012-10-25T15:43:53Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis21O p.| il., grafs., tabs.application/pdf295177http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94764porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T02:26:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94764Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T02:26:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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