Inclusão escolar de alunos com deficiência: uma experiência no Colégio de Aplicação da UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Sherlyn Pereira de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224575
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
id UFSC_632f8047b17fe5f029a024a69268084f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/224575
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Inclusão escolar de alunos com deficiência: uma experiência no Colégio de Aplicação da UFSCDeficiência.Inclusão escolar.Educação especial.Vygotsky.Disability.School inclusion.Special education.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.Este estudo objetivou analisar o processo recente de inclusão escolar de pessoas com deficiência, tendo como base empírica o Colégio de Aplicação da UFSC, em Florianópolis (SC). Parte do entendimento de que a Educação é um direitofundamental e que colabora para o pleno exercício da cidadania e participação em sociedade das pessoas com deficiência. A análise visou resgatar a complexidade dos processos que constituem o atendimento educacional de estudantes com deficiência, tratando articuladamente e contextualizadamente das interpretações teóricas sobre deficiência, inclusão escolar e Educação escolar a fim de desvelar aspectos sociais, científicos e políticos que circunscrevem sua trajetória. A pesquisa empírica centrou-se em entrevistas semiestruturadas com os sujeitos envolvidos no atendimento aos alunos com deficiência no Colégio de Aplicação da UFSC, no ano de 2019, fruto das experiências possibilitadas pelo estágio docente. A análise aplicada voltou-se para a sistematização dos elementos discursivos que se referem às dimensões dos processos de inclusão escolar e à forma como os sujeitos pesquisados interpretam a prática pedagógica e a interação como mediação nos processos de ensino e aprendizagem na classe inclusiva, construindo um diálogo reflexivo com a teoria de aprendizagem de Vygotsky.This study aimed to analyze the recent process of school inclusion of people with disabilities, based on the empirical basis of the UFSC College of Application, inFlorianópolis (SC). It starts from the understanding that Education is a fundamental right and that it contributes to the exercise of citizenship and participation in society of people with disabilities. An analysis aimed to rescue the complexity of the processes that precede the educational assistance of students with disabilities, dealing in an articulate and contextualized way with the theoretical interpretations on disability, school inclusion and school education in order to unveil the social, scientific and political aspects that circumscribe their trajectory. The empirical research focused on semi-structured changes with the subjects involved in assisting students with disabilities at the UFSC Application College, in 2019, as a result of the experiences made possible by the teaching internship. The applied analysis turned to the systematization of the discursive elements that refer to the dimensions of the processes of school inclusion and the way the respondents interpret the pedagogical practice and the interaction as mediation in the teaching and learning processes in the included class, building a reflective dialogue with Vygotsky's theory of learning.Florianópolis, SCJinkings, Nise Maria TavaresUniversidade Federal de Santa CatarinaVasconcelos, Sherlyn Pereira de2021-07-05T12:07:06Z2021-07-05T12:07:06Z2020-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis81application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224575info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-07-05T12:07:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/224575Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-07-05T12:07:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar de alunos com deficiência: uma experiência no Colégio de Aplicação da UFSC
title Inclusão escolar de alunos com deficiência: uma experiência no Colégio de Aplicação da UFSC
spellingShingle Inclusão escolar de alunos com deficiência: uma experiência no Colégio de Aplicação da UFSC
Vasconcelos, Sherlyn Pereira de
Deficiência.
Inclusão escolar.
Educação especial.
Vygotsky.
Disability.
School inclusion.
Special education.
title_short Inclusão escolar de alunos com deficiência: uma experiência no Colégio de Aplicação da UFSC
title_full Inclusão escolar de alunos com deficiência: uma experiência no Colégio de Aplicação da UFSC
title_fullStr Inclusão escolar de alunos com deficiência: uma experiência no Colégio de Aplicação da UFSC
title_full_unstemmed Inclusão escolar de alunos com deficiência: uma experiência no Colégio de Aplicação da UFSC
title_sort Inclusão escolar de alunos com deficiência: uma experiência no Colégio de Aplicação da UFSC
author Vasconcelos, Sherlyn Pereira de
author_facet Vasconcelos, Sherlyn Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jinkings, Nise Maria Tavares
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Sherlyn Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência.
Inclusão escolar.
Educação especial.
Vygotsky.
Disability.
School inclusion.
Special education.
topic Deficiência.
Inclusão escolar.
Educação especial.
Vygotsky.
Disability.
School inclusion.
Special education.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-17
2021-07-05T12:07:06Z
2021-07-05T12:07:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224575
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 81
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652059948351488