Desenvolvimneto de um ambiente hipermídia para o ensino da geometria plana: módulo polígono

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, João Haroldo Borges
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79730
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
id UFSC_6337066fab5b003246f9a6a6d563dab9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79730
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Desenvolvimneto de um ambiente hipermídia para o ensino da geometria plana: módulo polígonoEngenharia de produçãoEnsino auxiliado por computadorGeometriaEstudo e ensinoMultímidia interativaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro TecnológicoA escola tem funcionado, na maioria das vezes como um meio inibidor do desenvolvimento das noções espaciais do indivíduo, pois quando a criança inicia na pré-escola, ela já desenvolveu conhecimentos geométricos, uma vez que até esta idade, esteve descobrindo as formas e dimensões dos objetos. Essas percepções criam na criança as concepções geométricas, as quais cabe à escola desenvolver e aprimorar dando-lhes uma roupagem científica. No ensino básico, quando a geometria é abordada, isso é feito, em geral, de uma forma que valoriza a memorização e os processos mecânicos de demonstração. Procurando alterar este contexto desenvolveu-se um "software" hipermídia para aprendizagem da geometria plana, utilizando para tanto a metáfora da história da arte, onde através de um passeio no tempo, o usuário deverá interagir com telas contextualizadas com obras de arte de pintores famosos como: Vassily Kandinsky, Kazimir Malevich e outros que favorecerão o aprendizado de polígonos, mais precisamente o conteúdo referente a triângulo. Para alcançar tal objetivo foi elaborado um organograma de conteúdo do assunto, partindo-se para a confecção do diagrama de invólucros. Como última fase do pré-projeto foi elaborado o storyboard, que é uma fase de grande importância no projeto, tendo em vista ser o momento onde se faz toda a previsão de mídias e textos que resultarão nas telas do ambiente. Pretende-se com este produto educacional contribuir efetivamente para o aprendizado da geometria de forma moderna e permitir que o indivíduo desenvolva seu raciocínio lógico, colaborando-se, desta forma, com a formação integral do homemFlorianópolis, SCUlbricht, Vania RibasUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, João Haroldo Borges2012-10-18T06:59:44Z2012-10-18T06:59:44Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisx, 121 f.| il.application/pdf179246http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79730porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T22:58:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79730Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T22:58:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimneto de um ambiente hipermídia para o ensino da geometria plana: módulo polígono
title Desenvolvimneto de um ambiente hipermídia para o ensino da geometria plana: módulo polígono
spellingShingle Desenvolvimneto de um ambiente hipermídia para o ensino da geometria plana: módulo polígono
Pereira, João Haroldo Borges
Engenharia de produção
Ensino auxiliado por computador
Geometria
Estudo e ensino
Multímidia interativa
title_short Desenvolvimneto de um ambiente hipermídia para o ensino da geometria plana: módulo polígono
title_full Desenvolvimneto de um ambiente hipermídia para o ensino da geometria plana: módulo polígono
title_fullStr Desenvolvimneto de um ambiente hipermídia para o ensino da geometria plana: módulo polígono
title_full_unstemmed Desenvolvimneto de um ambiente hipermídia para o ensino da geometria plana: módulo polígono
title_sort Desenvolvimneto de um ambiente hipermídia para o ensino da geometria plana: módulo polígono
author Pereira, João Haroldo Borges
author_facet Pereira, João Haroldo Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ulbricht, Vania Ribas
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, João Haroldo Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino auxiliado por computador
Geometria
Estudo e ensino
Multímidia interativa
topic Engenharia de produção
Ensino auxiliado por computador
Geometria
Estudo e ensino
Multímidia interativa
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-18T06:59:44Z
2012-10-18T06:59:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 179246
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79730
identifier_str_mv 179246
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv x, 121 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652055981588480