Desenvolvimento dos conteúdos de cilindro, cone e esfera para um ambiente hipermídia voltado à geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Alexandre
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78396
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
id UFSC_3b66a31f9381e0434223340703abe9bf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78396
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMotta, AlexandreBraviano, Gilson2012-10-17T13:48:48Z2012-10-17T13:48:48Z20002000174904http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78396Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.Fundamentada nas contribuições da ergonomia, principalmente a cognitiva, esta dissertação apresenta o desenvolvimento dos módulos referentes a cilindro, cone e esfera, que será integrado no Geometrando (ambiente hipermídia voltado para o ensino de Geometria). Sua intenção é contribuir para que o aprendizado seja mais eficiente, com um módulo computacional de acesso livre às informações. O diferencial desta proposta (abordagem de cilindro, cone e esfera) está na aprendizagem de forma construtivista, utilizando para tanto a metáfora da história da arte, procurando integrá-la de modo inovador aos conceitos e propriedades geométricas dos assuntos acima mencionados. A abordagem das diversas faces da geometria está associada aos diversos períodos da arte. Enfatiza-se, por exemplo, características de templos gregos e romanos quando do estudo de suas colunas cilíndricas; problemas de arquitetura bizantina e islâmica permitem a exploração interativa dos conteúdos relativos a cone; finalmente, a esfera é estudada em uma estreita relação com a astronomia. Busca-se, assim, um aprendizado mais dinâmico e com o caráter de formação do aprendiz, ressaltando-se sempre a importância da ciência e apontando a geometria como uma disciplina fundamental em currículos escolares e na vida.x, 146 f.| il. +porFlorianópolis, SCEstudo e ensinoGeometriaMultímidia interativaDesenvolvimento dos conteúdos de cilindro, cone e esfera para um ambiente hipermídia voltado à geometriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL174904.pdfapplication/pdf15700520https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/78396/1/174904.pdf35f12bbf59c6ad4dfe904b7c96d8d85fMD51123456789/783962014-09-25 13:35:06.024oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78396Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T16:35:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento dos conteúdos de cilindro, cone e esfera para um ambiente hipermídia voltado à geometria
title Desenvolvimento dos conteúdos de cilindro, cone e esfera para um ambiente hipermídia voltado à geometria
spellingShingle Desenvolvimento dos conteúdos de cilindro, cone e esfera para um ambiente hipermídia voltado à geometria
Motta, Alexandre
Estudo e ensino
Geometria
Multímidia interativa
title_short Desenvolvimento dos conteúdos de cilindro, cone e esfera para um ambiente hipermídia voltado à geometria
title_full Desenvolvimento dos conteúdos de cilindro, cone e esfera para um ambiente hipermídia voltado à geometria
title_fullStr Desenvolvimento dos conteúdos de cilindro, cone e esfera para um ambiente hipermídia voltado à geometria
title_full_unstemmed Desenvolvimento dos conteúdos de cilindro, cone e esfera para um ambiente hipermídia voltado à geometria
title_sort Desenvolvimento dos conteúdos de cilindro, cone e esfera para um ambiente hipermídia voltado à geometria
author Motta, Alexandre
author_facet Motta, Alexandre
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Motta, Alexandre
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Braviano, Gilson
contributor_str_mv Braviano, Gilson
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Estudo e ensino
Geometria
Multímidia interativa
topic Estudo e ensino
Geometria
Multímidia interativa
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
publishDate 2000
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-17T13:48:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-17T13:48:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78396
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 174904
identifier_str_mv 174904
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv x, 146 f.| il. +
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/78396/1/174904.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 35f12bbf59c6ad4dfe904b7c96d8d85f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805281198571520