Desenvolvimento dos conteúdos de cilindro, cone e esfera para um ambiente hipermídia voltado à geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78396 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
id |
UFSC_3b66a31f9381e0434223340703abe9bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78396 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Desenvolvimento dos conteúdos de cilindro, cone e esfera para um ambiente hipermídia voltado à geometriaEstudo e ensinoGeometriaMultímidia interativaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.Fundamentada nas contribuições da ergonomia, principalmente a cognitiva, esta dissertação apresenta o desenvolvimento dos módulos referentes a cilindro, cone e esfera, que será integrado no Geometrando (ambiente hipermídia voltado para o ensino de Geometria). Sua intenção é contribuir para que o aprendizado seja mais eficiente, com um módulo computacional de acesso livre às informações. O diferencial desta proposta (abordagem de cilindro, cone e esfera) está na aprendizagem de forma construtivista, utilizando para tanto a metáfora da história da arte, procurando integrá-la de modo inovador aos conceitos e propriedades geométricas dos assuntos acima mencionados. A abordagem das diversas faces da geometria está associada aos diversos períodos da arte. Enfatiza-se, por exemplo, características de templos gregos e romanos quando do estudo de suas colunas cilíndricas; problemas de arquitetura bizantina e islâmica permitem a exploração interativa dos conteúdos relativos a cone; finalmente, a esfera é estudada em uma estreita relação com a astronomia. Busca-se, assim, um aprendizado mais dinâmico e com o caráter de formação do aprendiz, ressaltando-se sempre a importância da ciência e apontando a geometria como uma disciplina fundamental em currículos escolares e na vida.Florianópolis, SCBraviano, GilsonUniversidade Federal de Santa CatarinaMotta, Alexandre2012-10-17T13:48:48Z2012-10-17T13:48:48Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisx, 146 f.| il. +application/pdf174904http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78396porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T16:35:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78396Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T16:35:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento dos conteúdos de cilindro, cone e esfera para um ambiente hipermídia voltado à geometria |
title |
Desenvolvimento dos conteúdos de cilindro, cone e esfera para um ambiente hipermídia voltado à geometria |
spellingShingle |
Desenvolvimento dos conteúdos de cilindro, cone e esfera para um ambiente hipermídia voltado à geometria Motta, Alexandre Estudo e ensino Geometria Multímidia interativa |
title_short |
Desenvolvimento dos conteúdos de cilindro, cone e esfera para um ambiente hipermídia voltado à geometria |
title_full |
Desenvolvimento dos conteúdos de cilindro, cone e esfera para um ambiente hipermídia voltado à geometria |
title_fullStr |
Desenvolvimento dos conteúdos de cilindro, cone e esfera para um ambiente hipermídia voltado à geometria |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento dos conteúdos de cilindro, cone e esfera para um ambiente hipermídia voltado à geometria |
title_sort |
Desenvolvimento dos conteúdos de cilindro, cone e esfera para um ambiente hipermídia voltado à geometria |
author |
Motta, Alexandre |
author_facet |
Motta, Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Braviano, Gilson Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Motta, Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo e ensino Geometria Multímidia interativa |
topic |
Estudo e ensino Geometria Multímidia interativa |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000 2012-10-17T13:48:48Z 2012-10-17T13:48:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
174904 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78396 |
identifier_str_mv |
174904 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
x, 146 f.| il. + application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652235686543360 |