Balanço das Produções: o que vem sendo produzido sobre avaliação no ENDIPE (2014)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mafra, Maria Luiza Vieira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Hobold
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235597
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_63463c6e7b992785a237f149ec3896bc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235597
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Balanço das Produções: o que vem sendo produzido sobre avaliação no ENDIPE (2014)AvaliaçãoDidáticaENDIPEEstado do ConhecimentoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata-se de uma pesquisa de caráter documental e abordagem qualitativa, tendo como principal objetivo verificar as recorrências das temáticas nos estudos e pesquisas sobre avaliação, metodologias utilizadas, seus respectivos aportes teóricos e resultados, nos artigos apresentados no Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) do ano de 2014. Foram analisados 56 trabalhos e, como aporte teórico para o desenvolvimento desta pesquisa, os seguintes autores foram utilizados: Freitas (1997, 2010, 2014, 2016), Luckesi (2005, 2011) e Méndez (2002). Os resultados das análises apresentadas apontam como temática recorrente os trabalhos categorizados como “avaliação da aprendizagem” e fez-se possível identificar, como maioria, os trabalhos referentes à reflexão sobre a construção do processo avaliativo dos docentes, incluindo planejamento, organização e implementação das ideias. Ademais, foi encontrada a predominância de trabalhos de cunho qualitativo e metodologia documental nos trabalhos analisados, juntamente à utilização de entrevistas como procedimento de coleta de dados. Por fim, quanto aos aportes teóricos, foram encontrados a predominância de autores nacionais como Luiz Carlos de Freitas, Almerindo Afonso, Cipriano Carlos Luckesi, Paulo Freire e Maria Teresa Esteban, e de cunho internacional Philippe Perrenoud, demonstrando a importância, predominância e o interesse nas pesquisas científicas nacionais.Florianópolis, SCHobold, Márcia de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaMafra, Maria Luiza VieiraHobold2022-06-13T14:13:53Z2022-06-13T14:13:53Z2021-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis45application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235597info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-06-13T14:13:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235597Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-13T14:13:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Balanço das Produções: o que vem sendo produzido sobre avaliação no ENDIPE (2014)
title Balanço das Produções: o que vem sendo produzido sobre avaliação no ENDIPE (2014)
spellingShingle Balanço das Produções: o que vem sendo produzido sobre avaliação no ENDIPE (2014)
Mafra, Maria Luiza Vieira
Avaliação
Didática
ENDIPE
Estado do Conhecimento
title_short Balanço das Produções: o que vem sendo produzido sobre avaliação no ENDIPE (2014)
title_full Balanço das Produções: o que vem sendo produzido sobre avaliação no ENDIPE (2014)
title_fullStr Balanço das Produções: o que vem sendo produzido sobre avaliação no ENDIPE (2014)
title_full_unstemmed Balanço das Produções: o que vem sendo produzido sobre avaliação no ENDIPE (2014)
title_sort Balanço das Produções: o que vem sendo produzido sobre avaliação no ENDIPE (2014)
author Mafra, Maria Luiza Vieira
author_facet Mafra, Maria Luiza Vieira
Hobold
author_role author
author2 Hobold
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hobold, Márcia de Souza
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mafra, Maria Luiza Vieira
Hobold
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Didática
ENDIPE
Estado do Conhecimento
topic Avaliação
Didática
ENDIPE
Estado do Conhecimento
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-12
2022-06-13T14:13:53Z
2022-06-13T14:13:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235597
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 45
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652391929610240