Balanço das Produções: o que vem sendo produzido sobre avaliação no ENDIPE (2014)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235597 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_63463c6e7b992785a237f149ec3896bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235597 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Balanço das Produções: o que vem sendo produzido sobre avaliação no ENDIPE (2014)AvaliaçãoDidáticaENDIPEEstado do ConhecimentoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata-se de uma pesquisa de caráter documental e abordagem qualitativa, tendo como principal objetivo verificar as recorrências das temáticas nos estudos e pesquisas sobre avaliação, metodologias utilizadas, seus respectivos aportes teóricos e resultados, nos artigos apresentados no Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) do ano de 2014. Foram analisados 56 trabalhos e, como aporte teórico para o desenvolvimento desta pesquisa, os seguintes autores foram utilizados: Freitas (1997, 2010, 2014, 2016), Luckesi (2005, 2011) e Méndez (2002). Os resultados das análises apresentadas apontam como temática recorrente os trabalhos categorizados como “avaliação da aprendizagem” e fez-se possível identificar, como maioria, os trabalhos referentes à reflexão sobre a construção do processo avaliativo dos docentes, incluindo planejamento, organização e implementação das ideias. Ademais, foi encontrada a predominância de trabalhos de cunho qualitativo e metodologia documental nos trabalhos analisados, juntamente à utilização de entrevistas como procedimento de coleta de dados. Por fim, quanto aos aportes teóricos, foram encontrados a predominância de autores nacionais como Luiz Carlos de Freitas, Almerindo Afonso, Cipriano Carlos Luckesi, Paulo Freire e Maria Teresa Esteban, e de cunho internacional Philippe Perrenoud, demonstrando a importância, predominância e o interesse nas pesquisas científicas nacionais.Florianópolis, SCHobold, Márcia de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaMafra, Maria Luiza VieiraHobold2022-06-13T14:13:53Z2022-06-13T14:13:53Z2021-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis45application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235597info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-06-13T14:13:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235597Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-13T14:13:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Balanço das Produções: o que vem sendo produzido sobre avaliação no ENDIPE (2014) |
title |
Balanço das Produções: o que vem sendo produzido sobre avaliação no ENDIPE (2014) |
spellingShingle |
Balanço das Produções: o que vem sendo produzido sobre avaliação no ENDIPE (2014) Mafra, Maria Luiza Vieira Avaliação Didática ENDIPE Estado do Conhecimento |
title_short |
Balanço das Produções: o que vem sendo produzido sobre avaliação no ENDIPE (2014) |
title_full |
Balanço das Produções: o que vem sendo produzido sobre avaliação no ENDIPE (2014) |
title_fullStr |
Balanço das Produções: o que vem sendo produzido sobre avaliação no ENDIPE (2014) |
title_full_unstemmed |
Balanço das Produções: o que vem sendo produzido sobre avaliação no ENDIPE (2014) |
title_sort |
Balanço das Produções: o que vem sendo produzido sobre avaliação no ENDIPE (2014) |
author |
Mafra, Maria Luiza Vieira |
author_facet |
Mafra, Maria Luiza Vieira Hobold |
author_role |
author |
author2 |
Hobold |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Hobold, Márcia de Souza Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mafra, Maria Luiza Vieira Hobold |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Didática ENDIPE Estado do Conhecimento |
topic |
Avaliação Didática ENDIPE Estado do Conhecimento |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-12 2022-06-13T14:13:53Z 2022-06-13T14:13:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235597 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
45 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652391929610240 |