Modelo de oportunidades intervenientes, de distribuição de viagens, com ponderação das posições espaciais relativas das oportunidades
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86138 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. |
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Modelo de oportunidades intervenientes, de distribuição de viagens, com ponderação das posições espaciais relativas das oportunidadesEngenharia civilViagensOportunidadeModelosProbabilidadesCalibracaoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.O tema central deste trabalho é a concepção e dedução de um novo modelo de oportunidades intervenientes para distribuição de viagens. Trata-se de um modelo que pondera de forma diferenciada as oportunidades intervenientes dependendo de sua posição espacial em relação à origem e ao destino da viagem considerada. A exemplo do modelo de Schneider, o novo modelo é também deduzido apoiado na teoria de probabilidades. Testes comparativos entre o novo modelo e o modelo usual de oportunidades intervenientes (modelo de Schneider) quanto às suas sensibilidades em relação à posição espacial relativa das oportunidades intervenientes são também apresentados. Um dos testes realizados mostra que o novo modelo possui uma sensibilidade notavelmente maior que o modelo de Schneider em relação à implantação de um grande pólo atrator de viagens em diferentes zonas da área de estudo. Isto mostra a especial adequação do novo modelo a estudos visando determinar o local ideal para a implantação de um novo pólo com grande capacidade de atração de viagens. A segunda contribuição importante deste trabalho é o desenvolvimento de uma nova calibração para o modelo de Schneider. Esta nova calibração se apóia na propriedade, obtida através do método estatístico da máxima verossimilhança, de que a probabilidade de uma oportunidade ser aceita, se considerada, é igual ao inverso do número médio de oportunidades por viagem analisadas pelo viajante, quando se considera a totalidade das viagens realizadas na área de estudo num determinado intervalo de tempo. Tanto o novo modelo quanto o modelo de Schneider com a nova calibração, são implementados computacionalmente. Esta implementação computacional utiliza um processo iterativo que é concluído quando a probabilidade de uma oportunidade ser aceita, se considerada, atinge (a menos de um erro pré-estabelecido pelo usuário) o inverso do número médio de oportunidades por viagem analisadas pelo viajante.Florianópolis, SCUlyssea Neto, IsmaelUniversidade Federal de Santa CatarinaKuhlkamp, Nilo2012-10-21T04:01:43Z2012-10-21T04:01:43Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisii, 197 f.| il., tabs.application/pdf190150http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86138porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T22:16:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86138Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T22:16:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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