A consciência sintática de professores a respeito do sujeito do português brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234683 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2022. |
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A consciência sintática de professores a respeito do sujeito do português brasileiroLinguísticaLíngua portuguesaLíngua portuguesaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2022.Metodologias tradicionais e ultrapassadas ainda tomam conta de muitos materiais escolares, tais como gramáticas normativas e livros didáticos. Podemos observar isso na maneira como abordam a sintaxe do sujeito, que muito se difere da maneira como a sintaxe do sujeito vem aparecendo no Português Brasileiro (PB). Enquanto materiais tradicionais definem o sujeito de modo simplista, sentenças do PB mostram que, nem sempre, o elemento que assume a posição pré-verbal e concorda com o verbo (sujeito sintático) será o elemento que assume o papel de agente da ação verbal (sujeito lógico). Visto isso, consideramos necessário que o profissional de Letras tenha uma formação que desenvolva o olhar crítico para promover aulas mais científicas na Educação Básica. Acreditamos que isso pode contribuir para a educação do Brasil em cenário mundial, pois ela promove o pensamento científico, a reflexão, a capacidade de argumentação, a criatividade e outros pontos positivos. Visto isso, alinhamo-nos às propostas de ensino que sugerem a adoção de metodologias que não ignorem a língua natural dos alunos. Mais especificamente, abraçamos as sugestões de estudiosos naturalistas (PERINI, 2006; 2010; PIRES DE OLIVEIRA; QUAREZEMIN, 2016; AVELAR, 2017; entre outros) de fazer das aulas de gramática aulas que promovam o fazer científico, isto é, observação de dados, elaboração e testagem de hipóteses e construção de gramáticas. Para tanto, reconhecemos que muito precisa ser feito na formação de professores. Nosso objetivo, portanto, é investigar como o desenvolvimento da consciência sintática dos professores pode contribuir para as aulas de gramática na educação básica. Faremos isso através da realização e análise de um teste-piloto (adaptado de Capovilla, Capovilla e Toledo Soares, 2004) que reuniu respostas de 133 participantes (professores de língua portuguesa formados e em formação) de diversos estados do Brasil e que trabalham com níveis de ensino que vão da Educação Básica à Educação Superior. O teste era composto por três etapas: primeiro, os participantes tinham de julgar a aceitabilidade de sentenças com sujeitos inovadores. Posteriormente, a etapa de categorização de palavras exigia que os professores indicassem qual elemento de sentenças com sujeitos inovadores era, de fato, o sujeito. Ao fim, a atividade de definição gramatical convidou os participantes a descrever sujeito, predicado e sintagma. Os resultados mostram que a noção de sujeito não parece muito clara no conhecimento explícito sobre língua de muitos professores, o que implica na necessidade de investir em uma formação qualificada.Abstract: Traditional and outdated methodologies still take care of many school materials, such as normative grammars and textbooks. We can see this in the way that these materials approach syntax of the subject, which is very different from the way the subject's syntax has been appearing in Brazilian Portuguese (BP). While traditional materials define the subject in a simplistic way, BP sentences show that, not always, the element that assumes the pre-verbal position and agrees with the verb (syntactic subject) will be the element that assumes the role of agent of the verbal action (logical subject). In view of this, we consider it necessary for the Letters professional to have a training that develops a critical eye to promote more scientific classes in Basic Education. We believe that this can contribute to Brazil's education on the world stage, as it promotes scientific thinking, reflection, the ability to argue, creativity and other positive points. In view of this, we align ourselves with the teaching proposals that suggest the adoption of methodologies that do not ignore the students' natural language. More specifically, we embrace the suggestions of naturalist scholars (PERINI, 2006; 2010; PIRES DE OLIVEIRA; QUAREZEMIN, 2016; AVELAR, 2017; among others) to turn grammar classes into classes that promote scientific practice, that is, observation of data. , elaboration and testing of hypotheses and construction of grammars. Therefore, we recognize that much needs to be done in teacher training. Our objective, therefore, is to investigate how the development of teachers' syntactic awareness can contribute to grammar classes in basic education. We will do this by carrying out and analyzing a pilot test (adapted from Capovilla, Capovilla and Toledo Soares, 2004) which gathered responses from 133 participants (trained and in-training Portuguese language teachers) from different Brazilian states and who work in different levels, from Basic Education to Higher Education. The test consisted of three stages: first, the participants had to judge the acceptability of sentences with innovative subjects. Subsequently, the word categorization stage required teachers to indicate which element of sentences with innovative subjects was, in fact, the subject. At the end, the grammatical definition activity invited participants to describe subject, predicate and phrase. The results show that the notion of subject does not seem very clear in many teachers? explicit knowledge, which implies the need to promote qualified training.Quarezemin, SandraUniversidade Federal de Santa CatarinaHochsprung, Vitor2022-05-19T14:45:59Z2022-05-19T14:45:59Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis143 p.| il.application/pdf375043https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234683porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-19T14:45:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234683Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-19T14:45:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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