AVALIAÇÃO CURRICULAR DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25962 |
Resumo: | A educação a distância é uma modalidade que aliada à qualidade pode ajudar na expansão do ensino superior no Brasil. O presente artigo questiona, a partir da percepção dos alunos do Curso de graduação em Administração a distância da UFSC, quais são as habilidades que precisam ser mais enfatizadas no currículo do Curso. Para respondê-la, realizou-se uma pesquisa descritiva, bibliográfica e de levantamento, este último através de questionário enviado aos alunos do Curso de graduação em Administração a distância da UFSC, do projeto UAB. Com uma taxa de resposta de mais de 60%, concluiu-se que as habilidades que devem ser mais enfatizadas no Curso compreendem: consciência de si; autoconfiança; capacidade de lidar com a incerteza; capacidade de negociação; solução de problemas; definição de metas e gerenciamento de tempo; habilidades analítico-críticas; e liderança. Os resultados da pesquisa permitem identificar quais mudanças são necessárias para adequar o currículo do Curso às necessidades de aprendizagem percebidas pelos alunos. |
id |
UFSC_63cd878986f408aa4c699d3c516d4266 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/25962 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
AVALIAÇÃO CURRICULAR DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOSA educação a distância é uma modalidade que aliada à qualidade pode ajudar na expansão do ensino superior no Brasil. O presente artigo questiona, a partir da percepção dos alunos do Curso de graduação em Administração a distância da UFSC, quais são as habilidades que precisam ser mais enfatizadas no currículo do Curso. Para respondê-la, realizou-se uma pesquisa descritiva, bibliográfica e de levantamento, este último através de questionário enviado aos alunos do Curso de graduação em Administração a distância da UFSC, do projeto UAB. Com uma taxa de resposta de mais de 60%, concluiu-se que as habilidades que devem ser mais enfatizadas no Curso compreendem: consciência de si; autoconfiança; capacidade de lidar com a incerteza; capacidade de negociação; solução de problemas; definição de metas e gerenciamento de tempo; habilidades analítico-críticas; e liderança. Os resultados da pesquisa permitem identificar quais mudanças são necessárias para adequar o currículo do Curso às necessidades de aprendizagem percebidas pelos alunos.INPEAU2012-09-19T18:48:23Z2012-09-19T18:48:23Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25962Cortez, Rodrigo ClaudinoSilva, Flora Moritzporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T11:12:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/25962Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T11:12:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO CURRICULAR DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS |
title |
AVALIAÇÃO CURRICULAR DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO CURRICULAR DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS Cortez, Rodrigo Claudino |
title_short |
AVALIAÇÃO CURRICULAR DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS |
title_full |
AVALIAÇÃO CURRICULAR DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO CURRICULAR DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO CURRICULAR DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS |
title_sort |
AVALIAÇÃO CURRICULAR DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS |
author |
Cortez, Rodrigo Claudino |
author_facet |
Cortez, Rodrigo Claudino Silva, Flora Moritz |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Flora Moritz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cortez, Rodrigo Claudino Silva, Flora Moritz |
description |
A educação a distância é uma modalidade que aliada à qualidade pode ajudar na expansão do ensino superior no Brasil. O presente artigo questiona, a partir da percepção dos alunos do Curso de graduação em Administração a distância da UFSC, quais são as habilidades que precisam ser mais enfatizadas no currículo do Curso. Para respondê-la, realizou-se uma pesquisa descritiva, bibliográfica e de levantamento, este último através de questionário enviado aos alunos do Curso de graduação em Administração a distância da UFSC, do projeto UAB. Com uma taxa de resposta de mais de 60%, concluiu-se que as habilidades que devem ser mais enfatizadas no Curso compreendem: consciência de si; autoconfiança; capacidade de lidar com a incerteza; capacidade de negociação; solução de problemas; definição de metas e gerenciamento de tempo; habilidades analítico-críticas; e liderança. Os resultados da pesquisa permitem identificar quais mudanças são necessárias para adequar o currículo do Curso às necessidades de aprendizagem percebidas pelos alunos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-09 2012-09-19T18:48:23Z 2012-09-19T18:48:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25962 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652375662002176 |