AVALIAÇÃO CURRICULAR DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortez, Rodrigo Claudino
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva, Flora Moritz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25962
Resumo: A educação a distância é uma modalidade que aliada à qualidade pode ajudar na expansão do ensino superior no Brasil. O presente artigo questiona, a partir da percepção dos alunos do Curso de graduação em Administração a distância da UFSC, quais são as habilidades que precisam ser mais enfatizadas no currículo do Curso. Para respondê-la, realizou-se uma pesquisa descritiva, bibliográfica e de levantamento, este último através de questionário enviado aos alunos do Curso de graduação em Administração a distância da UFSC, do projeto UAB. Com uma taxa de resposta de mais de 60%, concluiu-se que as habilidades que devem ser mais enfatizadas no Curso compreendem: consciência de si; autoconfiança; capacidade de lidar com a incerteza; capacidade de negociação; solução de problemas; definição de metas e gerenciamento de tempo; habilidades analítico-críticas; e liderança. Os resultados da pesquisa permitem identificar quais mudanças são necessárias para adequar o currículo do Curso às necessidades de aprendizagem percebidas pelos alunos.
id UFSC_63cd878986f408aa4c699d3c516d4266
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/25962
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling AVALIAÇÃO CURRICULAR DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOSA educação a distância é uma modalidade que aliada à qualidade pode ajudar na expansão do ensino superior no Brasil. O presente artigo questiona, a partir da percepção dos alunos do Curso de graduação em Administração a distância da UFSC, quais são as habilidades que precisam ser mais enfatizadas no currículo do Curso. Para respondê-la, realizou-se uma pesquisa descritiva, bibliográfica e de levantamento, este último através de questionário enviado aos alunos do Curso de graduação em Administração a distância da UFSC, do projeto UAB. Com uma taxa de resposta de mais de 60%, concluiu-se que as habilidades que devem ser mais enfatizadas no Curso compreendem: consciência de si; autoconfiança; capacidade de lidar com a incerteza; capacidade de negociação; solução de problemas; definição de metas e gerenciamento de tempo; habilidades analítico-críticas; e liderança. Os resultados da pesquisa permitem identificar quais mudanças são necessárias para adequar o currículo do Curso às necessidades de aprendizagem percebidas pelos alunos.INPEAU2012-09-19T18:48:23Z2012-09-19T18:48:23Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25962Cortez, Rodrigo ClaudinoSilva, Flora Moritzporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T11:12:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/25962Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T11:12:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO CURRICULAR DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS
title AVALIAÇÃO CURRICULAR DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS
spellingShingle AVALIAÇÃO CURRICULAR DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS
Cortez, Rodrigo Claudino
title_short AVALIAÇÃO CURRICULAR DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS
title_full AVALIAÇÃO CURRICULAR DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS
title_fullStr AVALIAÇÃO CURRICULAR DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO CURRICULAR DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS
title_sort AVALIAÇÃO CURRICULAR DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS
author Cortez, Rodrigo Claudino
author_facet Cortez, Rodrigo Claudino
Silva, Flora Moritz
author_role author
author2 Silva, Flora Moritz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortez, Rodrigo Claudino
Silva, Flora Moritz
description A educação a distância é uma modalidade que aliada à qualidade pode ajudar na expansão do ensino superior no Brasil. O presente artigo questiona, a partir da percepção dos alunos do Curso de graduação em Administração a distância da UFSC, quais são as habilidades que precisam ser mais enfatizadas no currículo do Curso. Para respondê-la, realizou-se uma pesquisa descritiva, bibliográfica e de levantamento, este último através de questionário enviado aos alunos do Curso de graduação em Administração a distância da UFSC, do projeto UAB. Com uma taxa de resposta de mais de 60%, concluiu-se que as habilidades que devem ser mais enfatizadas no Curso compreendem: consciência de si; autoconfiança; capacidade de lidar com a incerteza; capacidade de negociação; solução de problemas; definição de metas e gerenciamento de tempo; habilidades analítico-críticas; e liderança. Os resultados da pesquisa permitem identificar quais mudanças são necessárias para adequar o currículo do Curso às necessidades de aprendizagem percebidas pelos alunos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-09
2012-09-19T18:48:23Z
2012-09-19T18:48:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25962
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652375662002176