Avaliação do suporte e assistência para alunos de cursos de pós-graduação lato sensu a distância
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/158 |
Resumo: | Resumo No Brasil, a Educação a Distância está em franco crescimento e consolidação, principalmente no Nível Superior de Ensino e em cursos de pósgraduação. Algumas das razões principais para esse crescimento se devem principalmente por motivos econômicos, pela flexibilidade de tempo e acesso geográfico ao local de aprendizado. Com isso, verificar se o suporte disponibilizado para os alunos está satisfazendo e fornecendo condições básicas para um bom andamento dos cursos é fundamental. O universo pesquisado foi os cursos de pós-graduação (lato sensu) a distância de uma universidade federal em Minas Gerais. Na análise dos dados, foram realizadas medidas de tendência central, desvio-padrão, variância e frequência. Diante dos resultados obtidos pôde-se observar que boa parte dos indicadores teve altos índices de concordância. Porém, alguns itens foram avaliados negativamente, revelando algumas deficiências nos serviços dessa instituição. Sugerindo, assim, uma melhor análise desses fatores e medidas corretivas para aumentar os indicadores de concordância.Palavras-chave: Educação a distância; Avaliação, Pós-graduação.Evaluation of the support and assistance for distance lato sensu post-graduation students AbstractIn Brazil, Distance Learning is rapidly growing and consolidating especially in higher education and graduate courses. Some of the main reasons for this growth are mainly due to economic reasons, the flexibility of time and geographical access to the site of learning. Thus, it is essential to verify that the support available to students is satisfactory and provide basic conditions for a smooth progress of the courses.The universe of this study was the distance post-graduate courses (lato sensu) of a Federal University of Minas Gerais. Measures of central tendency, standard deviation, variance and frequency were considered in the data analysis. Based on these results it was observed that most of the indicators had high levels of concordance. However, some items were negatively evaluated revealing some deficiencies in the services of that institution. It thus suggests a better analysis of these factors and corrective measures to increase the indicators of concordance.Key words: Distance education; Evaluation; virtual Learning environment; Graduate courses. |
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