Avaliação do suporte e assistência para alunos de cursos de pós-graduação lato sensu a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alessandro Silva de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sette, Ricardo de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/158
Resumo: Resumo No Brasil, a Educação a Distância está em franco crescimento e consolidação, principalmente no Nível Superior de Ensino e em cursos de pósgraduação. Algumas das razões principais para esse crescimento se devem principalmente por motivos econômicos, pela flexibilidade de tempo e acesso geográfico ao local de aprendizado. Com isso, verificar se o suporte disponibilizado para os alunos está satisfazendo e fornecendo condições básicas para um bom andamento dos cursos é fundamental. O universo pesquisado foi os cursos de pós-graduação (lato sensu) a distância de uma universidade federal em Minas Gerais. Na análise dos dados, foram realizadas medidas de tendência central, desvio-padrão, variância e frequência. Diante dos resultados obtidos pôde-se observar que boa parte dos indicadores teve altos índices de concordância. Porém, alguns itens foram avaliados negativamente, revelando algumas deficiências nos serviços dessa instituição. Sugerindo, assim, uma melhor análise desses fatores e medidas corretivas para aumentar os indicadores de concordância.Palavras-chave: Educação a distância; Avaliação, Pós-graduação.Evaluation of the support and assistance for distance lato sensu post-graduation students AbstractIn Brazil, Distance Learning is rapidly growing and consolidating especially in higher education and graduate courses. Some of the main reasons for this growth are mainly due to economic reasons, the flexibility of time and geographical access to the site of learning. Thus, it is essential to verify that the support available to students is satisfactory and provide basic conditions for a smooth progress of the courses.The universe of this study was the distance post-graduate courses (lato sensu) of a Federal University of Minas Gerais. Measures of central tendency, standard deviation, variance and frequency were considered in the data analysis. Based on these results it was observed that most of the indicators had high levels of concordance. However, some items were negatively evaluated revealing some deficiencies in the services of that institution. It thus suggests a better analysis of these factors and corrective measures to increase the indicators of concordance.Key words: Distance education; Evaluation; virtual Learning environment; Graduate courses.
id UNICID_09a90a1fd2b57959c9d57921ff451210
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/158
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Avaliação do suporte e assistência para alunos de cursos de pós-graduação lato sensu a distânciaEducação a distânciaavaliaçãopós-graduaçãoResumo No Brasil, a Educação a Distância está em franco crescimento e consolidação, principalmente no Nível Superior de Ensino e em cursos de pósgraduação. Algumas das razões principais para esse crescimento se devem principalmente por motivos econômicos, pela flexibilidade de tempo e acesso geográfico ao local de aprendizado. Com isso, verificar se o suporte disponibilizado para os alunos está satisfazendo e fornecendo condições básicas para um bom andamento dos cursos é fundamental. O universo pesquisado foi os cursos de pós-graduação (lato sensu) a distância de uma universidade federal em Minas Gerais. Na análise dos dados, foram realizadas medidas de tendência central, desvio-padrão, variância e frequência. Diante dos resultados obtidos pôde-se observar que boa parte dos indicadores teve altos índices de concordância. Porém, alguns itens foram avaliados negativamente, revelando algumas deficiências nos serviços dessa instituição. Sugerindo, assim, uma melhor análise desses fatores e medidas corretivas para aumentar os indicadores de concordância.Palavras-chave: Educação a distância; Avaliação, Pós-graduação.Evaluation of the support and assistance for distance lato sensu post-graduation students AbstractIn Brazil, Distance Learning is rapidly growing and consolidating especially in higher education and graduate courses. Some of the main reasons for this growth are mainly due to economic reasons, the flexibility of time and geographical access to the site of learning. Thus, it is essential to verify that the support available to students is satisfactory and provide basic conditions for a smooth progress of the courses.The universe of this study was the distance post-graduate courses (lato sensu) of a Federal University of Minas Gerais. Measures of central tendency, standard deviation, variance and frequency were considered in the data analysis. Based on these results it was observed that most of the indicators had high levels of concordance. However, some items were negatively evaluated revealing some deficiencies in the services of that institution. It thus suggests a better analysis of these factors and corrective measures to increase the indicators of concordance.Key words: Distance education; Evaluation; virtual Learning environment; Graduate courses.Universidade Cidade de São Paulo2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/15810.26843/v3.n2.2010.158.p46 - 58Revista @mbienteeducação; v. 3 n. 2 (2010): jul/dez 2010; 46 - 581982-863210.26843/ae.v3.n2.2010reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/158/414Copyright (c) 2017 Alessandro Silva de Oliveira, Ricardo de Souza Setteinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Alessandro Silva deSette, Ricardo de Souza2018-07-04T10:17:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/158Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-04T10:17:59Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do suporte e assistência para alunos de cursos de pós-graduação lato sensu a distância
title Avaliação do suporte e assistência para alunos de cursos de pós-graduação lato sensu a distância
spellingShingle Avaliação do suporte e assistência para alunos de cursos de pós-graduação lato sensu a distância
Oliveira, Alessandro Silva de
Educação a distância
avaliação
pós-graduação
title_short Avaliação do suporte e assistência para alunos de cursos de pós-graduação lato sensu a distância
title_full Avaliação do suporte e assistência para alunos de cursos de pós-graduação lato sensu a distância
title_fullStr Avaliação do suporte e assistência para alunos de cursos de pós-graduação lato sensu a distância
title_full_unstemmed Avaliação do suporte e assistência para alunos de cursos de pós-graduação lato sensu a distância
title_sort Avaliação do suporte e assistência para alunos de cursos de pós-graduação lato sensu a distância
author Oliveira, Alessandro Silva de
author_facet Oliveira, Alessandro Silva de
Sette, Ricardo de Souza
author_role author
author2 Sette, Ricardo de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alessandro Silva de
Sette, Ricardo de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
avaliação
pós-graduação
topic Educação a distância
avaliação
pós-graduação
description Resumo No Brasil, a Educação a Distância está em franco crescimento e consolidação, principalmente no Nível Superior de Ensino e em cursos de pósgraduação. Algumas das razões principais para esse crescimento se devem principalmente por motivos econômicos, pela flexibilidade de tempo e acesso geográfico ao local de aprendizado. Com isso, verificar se o suporte disponibilizado para os alunos está satisfazendo e fornecendo condições básicas para um bom andamento dos cursos é fundamental. O universo pesquisado foi os cursos de pós-graduação (lato sensu) a distância de uma universidade federal em Minas Gerais. Na análise dos dados, foram realizadas medidas de tendência central, desvio-padrão, variância e frequência. Diante dos resultados obtidos pôde-se observar que boa parte dos indicadores teve altos índices de concordância. Porém, alguns itens foram avaliados negativamente, revelando algumas deficiências nos serviços dessa instituição. Sugerindo, assim, uma melhor análise desses fatores e medidas corretivas para aumentar os indicadores de concordância.Palavras-chave: Educação a distância; Avaliação, Pós-graduação.Evaluation of the support and assistance for distance lato sensu post-graduation students AbstractIn Brazil, Distance Learning is rapidly growing and consolidating especially in higher education and graduate courses. Some of the main reasons for this growth are mainly due to economic reasons, the flexibility of time and geographical access to the site of learning. Thus, it is essential to verify that the support available to students is satisfactory and provide basic conditions for a smooth progress of the courses.The universe of this study was the distance post-graduate courses (lato sensu) of a Federal University of Minas Gerais. Measures of central tendency, standard deviation, variance and frequency were considered in the data analysis. Based on these results it was observed that most of the indicators had high levels of concordance. However, some items were negatively evaluated revealing some deficiencies in the services of that institution. It thus suggests a better analysis of these factors and corrective measures to increase the indicators of concordance.Key words: Distance education; Evaluation; virtual Learning environment; Graduate courses.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/158
10.26843/v3.n2.2010.158.p46 - 58
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/158
identifier_str_mv 10.26843/v3.n2.2010.158.p46 - 58
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/158/414
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Alessandro Silva de Oliveira, Ricardo de Souza Sette
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Alessandro Silva de Oliveira, Ricardo de Souza Sette
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 3 n. 2 (2010): jul/dez 2010; 46 - 58
1982-8632
10.26843/ae.v3.n2.2010
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141524094976