Linhas de ação para melhoria contínua em biblioteca especializada: processo estruturado de acordo com a norma ISO 11620:2008.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123558 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia. |
id |
UFSC_63dd5fcdc7e1e5429292ac17ded88a72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/123558 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Linhas de ação para melhoria contínua em biblioteca especializada: processo estruturado de acordo com a norma ISO 11620:2008.Gestão da Qualidade.ISO.Biblioteca especializada.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia.O presente trabalho teve por objetivo identificar por meio de um processo estruturado linhas de ação para promover a melhoria contínua de produtos e serviços em uma biblioteca especializada de engenharia. Para que uma unidade de informação consiga analisar se atende às necessidades e expectativas dos usuários é necessária uma divulgação do que a mesma oferece e um estudo de usuário para identificar quais produtos e serviços não apresentam qualidade em excelência. Portanto, foi realizado um estudo na literatura referente a bibliotecas especializadas, usuários, produtos e serviços em bibliotecas especializadas, qualidade e melhoria contínua e mercado competitivo. A seguir foi analisada a norma ISO 11620:2008 juntamente com uma entrevista com a Bibliotecária Gerente para averiguar quais indicadores nela apresentados se inseriam na biblioteca especializada analisada. Assim foi construído e aplicado um questionário com os colaboradores da empresa que são os usuários da biblioteca. Sendo assim, foi executada uma análise SWOT das respostas do questionário e, por fim, linhas de ação para melhorias dos produtos e serviços oferecidos na biblioteca. Constatou-se que todos os serviços oferecidos necessitam de aperfeiçoamento destacando a urgência no melhoramento do espaço físico, assim como a criação da tabela de temporalidade.This study aimed to identify through a structured process lines of action to promote the continuous improvement of products and services in a specialized library of engineering. For an information unit can analyze if it meets the needs and expectations of users a disclosure of what it offers, and a user study to identify what products and services it provides quality, excellence is required. Therefore, a study was conducted in the literature regarding specialized libraries, users, products and services in specialized libraries, quality and continuous improvement and competitive market. Next we analyzed the ISO 11620:2008 standard along with an interview with the Management Librarian to determine which indicators presented in it that were within the specialized library analyzed. Thus was built and applied a questionnaire with the company's employees who are library users. Therefore, we performed a SWOT analysis of the questionnaire responses and finally lines of action for improvement of products and services offered in the library. It was found that all services need improvement highlighting the urgency in improving the physical space as well as the creation of temporality table.Florianópolis, SCVIANNA, William BarbosaUniversidade Federal de Santa CatarinaSOUSA, Jamile de2014-08-11T21:09:54Z2014-08-11T21:09:54Z2014-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123558Florianópolis, SCporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-24T17:34:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/123558Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-24T17:34:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Linhas de ação para melhoria contínua em biblioteca especializada: processo estruturado de acordo com a norma ISO 11620:2008. |
title |
Linhas de ação para melhoria contínua em biblioteca especializada: processo estruturado de acordo com a norma ISO 11620:2008. |
spellingShingle |
Linhas de ação para melhoria contínua em biblioteca especializada: processo estruturado de acordo com a norma ISO 11620:2008. SOUSA, Jamile de Gestão da Qualidade. ISO. Biblioteca especializada. |
title_short |
Linhas de ação para melhoria contínua em biblioteca especializada: processo estruturado de acordo com a norma ISO 11620:2008. |
title_full |
Linhas de ação para melhoria contínua em biblioteca especializada: processo estruturado de acordo com a norma ISO 11620:2008. |
title_fullStr |
Linhas de ação para melhoria contínua em biblioteca especializada: processo estruturado de acordo com a norma ISO 11620:2008. |
title_full_unstemmed |
Linhas de ação para melhoria contínua em biblioteca especializada: processo estruturado de acordo com a norma ISO 11620:2008. |
title_sort |
Linhas de ação para melhoria contínua em biblioteca especializada: processo estruturado de acordo com a norma ISO 11620:2008. |
author |
SOUSA, Jamile de |
author_facet |
SOUSA, Jamile de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
VIANNA, William Barbosa Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, Jamile de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da Qualidade. ISO. Biblioteca especializada. |
topic |
Gestão da Qualidade. ISO. Biblioteca especializada. |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-11T21:09:54Z 2014-08-11T21:09:54Z 2014-07-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123558 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
57 p. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652308187185152 |