Biblioteca Universitária: serviços transformados pelas tecnologias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120213 |
Resumo: | TCC (graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis |
id |
UFSC_642bf933ebb583336cb6c0088f6335d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/120213 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaCativelli, Adriana Stefani2014-07-02T21:40:50Z2014-07-02T21:40:50Z2009284432https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120213TCC (graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina, FlorianópolisPesquisa que analisa os trabalhos referentes aos servicos e setores das bibliotecas universitarias, que foram transformados pelas tecnologias. Investiga as mudancas ocorridas nas bibliotecas universitarias geradas pelas tecnologias, reune e examina a literatura existente e averigua de que forma tais bibliotecas estao usufruindo desses recursos. Considera como tecnologia o conjunto de recursos tecnologicos e computacionais usados nos processos de servicos, no tratamento e acesso da informacao em unidades de informacao. Caracteriza a pesquisa como documental de natureza exploratoria, descritiva e quali-quantitativa. Constitui o corpus de analise com trabalhos apresentados e publicados no Seminario Nacional de Bibliotecas Universitarias (SNBU.s), no periodo de 2000 a 2008. Analisa os dados usando como base a tecnica de analise de conteudo proposta por Bardin. Verifica que as principais transformacoes ocorridas nas bibliotecas universitarias brasileiras, decorrentes do uso de tecnologias de informacao e comunicacao, relacionam.se com os servicos de comutacao bibliografica e a criacao de bibliotecas virtuais. Conclui que a adocao de tecnologias propiciou para as bibliotecas, possibilidades de trabalho cada vez mais cooperativo, acesso remoto a documentos e informacoes, gerenciamento das atividades de forma adequada por meio da automacao dos processos, alem de instigar o bibliotecario a buscar novas formas de atuar e incrementar o fazer de sua profissao.FlorianópolisTecnologia -Servicos de informacaoBibliotecas universitariasBiblioteca Universitária: serviços transformados pelas tecnologiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL284432.pdfapplication/pdf581106https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/120213/1/284432.pdf8dc1be7bee35c54d7e6c7ac276f1e2fbMD51123456789/1202132014-07-09 12:04:33.057oai:repositorio.ufsc.br:123456789/120213Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-07-09T15:04:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Biblioteca Universitária: serviços transformados pelas tecnologias |
title |
Biblioteca Universitária: serviços transformados pelas tecnologias |
spellingShingle |
Biblioteca Universitária: serviços transformados pelas tecnologias Cativelli, Adriana Stefani Tecnologia - Servicos de informacao Bibliotecas universitarias |
title_short |
Biblioteca Universitária: serviços transformados pelas tecnologias |
title_full |
Biblioteca Universitária: serviços transformados pelas tecnologias |
title_fullStr |
Biblioteca Universitária: serviços transformados pelas tecnologias |
title_full_unstemmed |
Biblioteca Universitária: serviços transformados pelas tecnologias |
title_sort |
Biblioteca Universitária: serviços transformados pelas tecnologias |
author |
Cativelli, Adriana Stefani |
author_facet |
Cativelli, Adriana Stefani |
author_role |
author |
dc.contributor.en.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cativelli, Adriana Stefani |
dc.subject.classification.en.fl_str_mv |
Tecnologia - Servicos de informacao Bibliotecas universitarias |
topic |
Tecnologia - Servicos de informacao Bibliotecas universitarias |
description |
TCC (graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-02T21:40:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-07-02T21:40:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120213 |
dc.identifier.other.en.fl_str_mv |
284432 |
identifier_str_mv |
284432 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120213 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/120213/1/284432.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8dc1be7bee35c54d7e6c7ac276f1e2fb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805444435640320 |