A inovação social nos projetos de integração de tecnologias da informação e comunicação em uma escola indígena
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215592 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019 |
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A inovação social nos projetos de integração de tecnologias da informação e comunicação em uma escola indígenaTecnologias da informação e comunicaçãoInovações tecnológicasÍndiosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019As tecnologias têm provocado mudanças nas formas de ensinar e aprender, podendo gerar inovações sociais. Porém, muitas instituições de ensino não possuem infraestrutura tecnológica para atender as novas demandas do século XXI. É o caso da Escola de Educação Indígena Nhu Porã, situada no município de Torres ? RS. Essa escola multisseriada carece de projetos inovadores de integração de tecnologias na educação sem deixar de lado as características histórico-culturais da tribo. Nesse sentido, o objetivo geral desta dissertação é Compreender a Inovação Social nas atividades de integração de Tecnologias da Informação e Comunicação, desenvolvidos por meio de parceria interinstitucional entre o Instituto Federal de Santa Catarina e o Laboratório de Experimentação Remota da Universidade Federal de Santa Catarina, na referida escola. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, objetivo exploratório, procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica e pesquisa ação. Foram desenvolvidos três projetos de integração de tecnologias na Escola em questão: (i) História Ilustrada: relatos da cultura e história Mbya Guarani sob a ótica indígena; (ii) Medicina do mato: a ciência e tecnologia aliadas na preservação do conhecimento tradicional guarani; e (iii) Promovendo a inclusão digital numa escola multisseriada indígena. A fim de caracterizar a Inovação Social nessas ações foi utilizado o framework desenvolvido por Delgado (2016). Como instrumento de coleta de dados foi elaborado um questionário (Escala Likert) e uma entrevista semiestruturada aplicados aos cinco professores da escola em questão, além do cacique da aldeia. Os resultados demonstram que as atividades executadas se configuram como sendo uma Inovação Social, pois foram implementadas novas soluções para uma demanda social e que atenderam a maioria das características que definem uma ação socialmente inovadora, a partir do framework utilizado.Abstract: The technologies have caused changes in the ways of teaching and learning, and can generate social innovations. However, many educational institutions do not have the technological infrastructure to meet the new demands of the 21st century. This is the case of the Nhu Porã Indigenous School, located in Torres - RS, Brazil. This multi-tiered school lacks innovative projects of integration of technologies in education without neglecting the historical-cultural characteristics of the tribe. In this sense, the general objective of this dissertation is to understand Social Innovation in the activities of integration of Information and Communication Technologies, developed through an interinstitutional partnership between the Federal Institute of Santa Catarina and the Remote Experimentation Laboratory of the Federal University of Santa Catarina. For that, a research of applied nature was carried out, with qualitative approach, exploratory objective, technical procedures of bibliographical research and action research. Three projects about digital inclusion were developed in the school: (i) Illustrated History: reports of Mbya Guarani culture and history from an indigenous perspective; (ii) Medicine of the jungle: science and technology allied to the preservation of traditional Guarani knowledge; and (iii) Promoting digital inclusion in an indigenous multi-serialized school. In order to characterize Social Innovation in these actions was used the framework developed by Delgado (2016). As a data collection instrument, a questionnaire (Likert Scale) and a semi-structured interview were elaborated applied to the five teachers of the school in question, besides the cacique of the village. The results show that the activities carried out are configured as a Social Innovation, since new solutions were implemented for a social demand and they met the majority of the characteristics that define a socially innovative action, based on the framework used.Bilessimo, Simone Meister SommerSilva, Juarez Bento daUniversidade Federal de Santa CatarinaRocha, Jaqueline Josiwana Steffens da2020-10-21T21:18:17Z2020-10-21T21:18:17Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis112 p.| ils., tabs.application/pdf364673https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215592porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:18:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215592Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:18:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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