Comunicação do conhecimento em pesquisa e inovação responsáveis (RRI) na educação em rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Luziana Quadros da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243976
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2022.
id UFSC_648053a9d2c1b7ea911ca429565d7936
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243976
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Comunicação do conhecimento em pesquisa e inovação responsáveis (RRI) na educação em redeEngenharia e gestão do conhecimentoComunicaçãoInovaçãoPesquisa e desenvolvimentoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2022.No contexto da sociedade em rede, esta pesquisa investiga como ocorre a comunicação do conhecimento de RRI ? acrônimo do inglês Responsible Research and Innovation, traduzido como Pesquisa e Inovação Responsáveis, no ambiente dinâmico das redes. O seu objetivo principal é compreender como a comunicação do conhecimento em RRI é promovida, por meio dos diálogos do conhecimento, nas práticas de coaprendizagem e coinvestigação de uma rede de pesquisa aberta e quais as contribuições dessa comunicação à educação em rede. RRI representa uma abordagem-chave, transversal e unificadora, que surge na Europa, no desenvolvimento de políticas de pesquisa e inovação com a participação da sociedade para discutir o seu futuro desejável, relativo às questões das Ciências e Tecnologias, de maneira inclusiva, ética e com compromisso sustentável. Ao considerar o movimento da Ciência Aberta e da Educação Aberta, este estudo demonstra a importância de se investigar RRI em diferentes contextos para além dos aspectos administrativos-políticos-institucionais que norteiam os processos responsáveis. A base conceitual teórica se fundamenta nos conceitos de mídia, diálogo e comunicação do conhecimento, educação em rede e teoria de redes, bem como na própria abordagem de RRI. Metodologicamente, se adota a etnografia e uma de suas abordagens, a netnografia. Como estratégia de pesquisa, os elementos do Framework Conceitual Dandelion de Análise de Redes Sociais (ARS) e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são apropriados e adaptados na investigação do fenômeno estudado, apoiados pela utilização dos softwares IRaMuTeQ e Gephi e da ferramenta LiteMap. Como resultados apresentados, a partir do uso do Framework Dandelion, em uma rede RRI de pesquisa aberta, se obtém a análise dos seguintes elementos: (i) História da rede e os seus (ii) principais eventos, projetos e parceiros; (iii) Uso das TIC para compartilhar conhecimentos de RRI; (iv) Níveis fractais da rede; (v) ARS de coautoria de pesquisas científicas em RRI; (vi) Análise da comunicação do conhecimento de RRI. Os resultados indicam que a comunicação do conhecimento é promovida pelo engajamento dos atores da rede, por meio das experiências e interesses compartilhados. Esse engajamento é fortalecido pelas parcerias estabelecidas nos projetos, produções e eventos científicos, bem como pelo uso das TIC na coinvestigação e na coaprendizagem, no desenvolvimento e organização da rede. A comunicação em RRI ocorre de maneira paracientífica e científica na ação participativa e transformativa da rede, por canais multimodais e hipermodais de comunicação. Os elementos de análise permitem a representação de um desenho gráfico dos níveis fractais e a visualização da rede com base na coautoria em publicações científicas. As descobertas do estudo apontam a curiosidade e criatividade como características do perfil do pesquisador inovador responsável. As discussões revelam as contribuições da comunicação do conhecimento em RRI à educação em rede, a saber: (i) a abertura voltada à participação dialógica com os diferentes atores sociais; (ii) o uso das TIC respeitando as diversidades e singularidades; (iii) a ação de caráter coletivo e inclusiva; (iv) o ecossistema do conhecimento como espaço democrático de acesso aos dados e resultados das pesquisas; e (v) o exercício da reflexividade crítica sobre as lacunas a serem superadas, tais como a criação de um espaço comum de conhecimento e tecnologias compartilhadas acessíveis para maior participação democrática.Abstract: In the context of the network society, this research investigates how the communication of RRI knowledge ? acronym for the English Responsible Research and Innovation, translated as Pesquisa e Inovação Responsáveis, occurs in the dynamic environment of networks. Its main objective is to understand how the communication of knowledge in RRI is promoted, through knowledge dialogues, in the co-learning and co-investigation practices of an open research network and what the contributions of this communication to network education are. RRI represents a key, transversal and unifying approach, which emerges in Europe, in the development of research and innovation policies with the participation of society to discuss its desirable future, regarding Science and Technology issues, in an inclusive, ethical and with sustainable commitment. When considering the Open Science and Open Education movement, this study demonstrates the importance of investigating RRI in different contexts beyond the administrative-political-institutional aspects that guide the responsible processes. The theoretical conceptual basis is based on the concepts of media, dialogue and communication of knowledge, network education and network theory, as well as the RRI approach itself. Methodologically, ethnography and one of its approaches, netnography, are adopted. As a research strategy, the elements of the Dandelion Conceptual Framework for Social Network Analysis (SNA) and Information and Communication Technologies (ICT), are appropriated and adapted in the investigation of the phenomenon studied, supported by the use IRaMuTeQ and Gephi software, and the LiteMap tool. As results presented, from the use of the Dandelion Framework, in an open research RRI network, the analysis of the following elements is obtained: (1) History of the network and its (2) main events, projects and partners; (3) Use of ICT to share RRI knowledge; (4) Fractal levels of the network; (5) co-authorship SNA of scientific research in RRI; (6) RRI knowledge communication analysis. The results indicate that the communication of knowledge is promoted by the engagement of network actors, through shared experiences and interests. This engagement is strengthened by partnerships established in scientific projects, productions and events, as well as by the use of ICT in co-research and co-learning, in the development and organization of the network. Communication in RRI takes place in a parascientific and scientific way in the participatory and transformative action of the network, through multimodal and hypermodal channels of communication. The analysis elements allow the representation of a graphic design of the fractal levels and the visualization of the network based on co-authorship in scientific publications. The findings of the study point to curiosity and creativity as characteristics of the responsible innovative researcher profile. The discussions reveal the contributions of the communication of knowledge in RRI to network education, namely: (1) the opening aimed at dialogic participation with different social actors, (2) the use of ICT respecting diversities and singularities, (3) collective and inclusive action, (4) the knowledge ecosystem as a democratic space for access to data and research results and (5) the exercise of critical reflexivity on the gaps to be overcome, such as the creation of a common space knowledge and accessible shared technologies for greater democratic participation.Souza, Marcio Vieira deSpanhol, Fernando JoséUniversidade Federal de Santa CatarinaRosa, Luziana Quadros da2023-01-19T23:08:56Z2023-01-19T23:08:56Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis218 p.| il., gráfs.application/pdf380012https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243976porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-19T23:08:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243976Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-19T23:08:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação do conhecimento em pesquisa e inovação responsáveis (RRI) na educação em rede
title Comunicação do conhecimento em pesquisa e inovação responsáveis (RRI) na educação em rede
spellingShingle Comunicação do conhecimento em pesquisa e inovação responsáveis (RRI) na educação em rede
Rosa, Luziana Quadros da
Engenharia e gestão do conhecimento
Comunicação
Inovação
Pesquisa e desenvolvimento
title_short Comunicação do conhecimento em pesquisa e inovação responsáveis (RRI) na educação em rede
title_full Comunicação do conhecimento em pesquisa e inovação responsáveis (RRI) na educação em rede
title_fullStr Comunicação do conhecimento em pesquisa e inovação responsáveis (RRI) na educação em rede
title_full_unstemmed Comunicação do conhecimento em pesquisa e inovação responsáveis (RRI) na educação em rede
title_sort Comunicação do conhecimento em pesquisa e inovação responsáveis (RRI) na educação em rede
author Rosa, Luziana Quadros da
author_facet Rosa, Luziana Quadros da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Marcio Vieira de
Spanhol, Fernando José
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Luziana Quadros da
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Comunicação
Inovação
Pesquisa e desenvolvimento
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Comunicação
Inovação
Pesquisa e desenvolvimento
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-01-19T23:08:56Z
2023-01-19T23:08:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 380012
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243976
identifier_str_mv 380012
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 218 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652352336429056