Método para investigação do comportamento empreendedor
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88056 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaSantos, Michelle Steiner dosRojas Lezana, Alvaro Guillermo2012-10-22T05:11:32Z2012-10-22T05:11:32Z20042004209896http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88056Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção.O presente trabalho tem por objetivos elaborar e aplicar um método que possa investigar aspectos comportamentais, necessidades, tipologia (atitude e função predominante) de empreendedores e não-empreendedores; realizar revisão bibliográfica sobre conceitos de desenvolvimento, maturação, aprendizagem e personalidade; e verificar a influência dos aspectos vocacionais na estruturação do comportamento empreendedor. Este estudo é em essência uma pesquisa qualitativa e exploratória, que partiu do seguinte problema: "como investigar os fatores motivacionais e de aprendizagem que caracterizam o comportamento de empreendedores e não empreendedores"? Com o intuito de verificar a eficácia do método proposto (inventário, genograma das profissões e entrevista), foram analisadas histórias de vida (estudos de caso) de onze sujeitos, provenientes das regiões sul e nordeste, durante o período de março de 2003 a março de 2004. Conclui-se, através desta pesquisa, que o método é eficaz; e que uma conjugação positiva de fatores (pessoais, ambientais e aleatórios) atuam para a configuração do comportamento empreendedor. Neste sentido, a capacidade de empreender pode ser influenciada pela quantidade e qualidade dos estímulos e experiências vivenciadas, sobretudo na infância e adolescência (dentro das famílias parental, social e cultural) e por aspectos históricos, situação geopolítica e econômica do país e do mundo.224 f.| il.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoEmpreendimentosEmpresariosPersonalidadeMotivação (Psicologia)AprendizagemMétodo para investigação do comportamento empreendedorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL209896.pdfapplication/pdf1591589https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88056/1/209896.pdfbdeb63a9bd268703b2f9a969ca7ac34cMD51TEXT209896.pdf.txt209896.pdf.txtExtracted Texttext/plain474647https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88056/2/209896.pdf.txt9726cb53cc3dae73f497c1225665dc7eMD52THUMBNAIL209896.pdf.jpg209896.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88056/3/209896.pdf.jpg4feb616a36f47566e6d02123829867c4MD53123456789/880562013-05-04 17:07:17.099oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88056Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T20:07:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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