Aplicação de modelo preditivo de sinistros em pontos críticos: estudo de caso em rodovia de pista simples
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255804 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia de Transportes e Logística. |
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Aplicação de modelo preditivo de sinistros em pontos críticos: estudo de caso em rodovia de pista simplesRodoviaSinistrosSegurança viáriaHighwayClaimsRoad safetyTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia de Transportes e Logística.O transporte rodoviário é o mais utilizado no Brasil, sendo a flexibilidade uma das principais vantagens desse modo. Contudo, há desafios como a manutenção da malha viária e o alto número de sinistros. Os sinistros de trânsito são um problema global que ocasiona inúmeras vítimas anualmente e o Brasil está entre os países com maior índice de mortes. As condições de operação e infraestrutura das vias podem contribuir para a ocorrência e gravidade dos sinistros. Diante desse cenário, este trabalho buscou apresentar os diferentes tipos de sinistros e medidas que podem ser adotadas para reduzir o número e a gravidade de sinistros, além de analisar a aplicabilidade de métodos de previsão de sinistros. Para isso, analisou-se o trecho da BR-262, classificado como rodovia de pista simples, do quilômetro 450 ao quilômetro 798, localizado entre os municípios de Nova Serrana (MG) e Uberaba (MG). Foram identificados os pontos críticos através do número de sinistros e da taxa de severidade. Foi analisada a aplicabilidade do modelo original de previsão de sinistros do Highway Safety Manual (HSM) e de dois modelos calibrados em diferentes regiões do país. Conclui-se que os métodos para identificação de pontos críticos podem apresentar resultados diferentes, devido aos aspectos considerados. Foi possível propor soluções para os pontos críticos encontrados através de manuais e trabalhos de órgãos governamentais. Os métodos de previsão de sinistros aplicados não representaram com precisão os segmentos analisados. Recomenda-se que seja realizada a calibração para o local específico a fim de obter resultados confiáveis.Road transport is the most used in Brazil, with flexibility being one of the main advantages of this mode. However, there are challenges such as maintaining the road network and the high number of accidents. Traffic accidents are a global problem that causes countless victims annually and Brazil is among the countries with the highest death rate. The operating conditions and infrastructure of roads can contribute to the occurrence and severity of accidents. Given this scenario, this work sought to present the different types of claims and measures that can be adopted to reduce the number and severity of claims, in addition to analyzing the applicability of claim prediction methods. To this end, the section of BR-262 was analyzed, classified as a single-lane highway, from kilometer 450 to kilometer 798, located between the municipalities of Nova Serrana (MG) and Uberaba (MG). Critical points were identified through the number of accidents and the severity rate. The applicability of the original accident prediction model from the Road Safety Manual (HSM) and two calibrated models in different regions of the country was analyzed. It is concluded that the methods for identifying critical points may present different results, due to the aspects considered. It was possible to propose solutions for the critical points found through manuals and work by government agencies. The applied loss prediction methods did not accurately represent the segments analyzed. It is recommended that a specific location be taken to obtain reliable results.Joinville, SC.Fernandes, Christiane Wenck NogueiraUniversidade Federal de Santa Catarina.Lemos, Cristiane Aparecida2024-07-10T11:34:18Z2024-07-10T11:34:18Z2024-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis68 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255804Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-07-10T11:34:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/255804Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-07-10T11:34:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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