Estereótipos e diferenças de gênero: uma análise acerca da autonomia e alfabetização financeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gisele dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252777
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
id UFSC_64fef8d579e4f8d9fd99329d71d8c265
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/252777
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estereótipos e diferenças de gênero: uma análise acerca da autonomia e alfabetização financeirasAlfabetização financeiraAutonomia financeiraEstereótipo de gêneroFinancial LiteracyFinancial AutonomyGender StereotypeTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.Com a instabilidade no cenário econômico enfrentado pelas famílias brasileiras, baseado no contexto político e na instabilidade da inflação, ocorre a geração de desafios financeiros, comprometendo o poder de decisão e o bem-estar financeiro pessoal e familiar. A falta de preparo para imprevistos e a carência de alfabetização financeira emergem como fatores agravantes desse quadro, sendo que esta se refere a combinação de conhecimento, atitude e comportamento financeiros. Portanto, é fundamental compreender o comportamento, hábitos e costumes dos indivíduos em relação aos seus recursos, a fim de avaliar inclusive a autonomia financeira dos indivíduos. Além disso, também é essencial abordar a disparidade de gênero e os respectivos estereótipos associados às decisões financeiras, dada a vasta literatura que levanta questionamentos acerca das diferenças entre homens e mulheres. Diante desse contexto, o presente trabalho visou analisar as diferenças de gênero nos níveis de alfabetização e autonomia financeira. Busca-se, assim, identificar o nível de alfabetização financeira dos indivíduos, mensurar a sua autonomia financeira, a partir da perspectiva de autonomia reflexiva, emocional e funcional; além de investigar a presença de estereótipos de gênero na decisão financeira. Por meio da aplicação de um questionário online com 59 perguntas, foram obtidas 322 respostas válidas distribuídas entre os gêneros, que concederam respostas sobre perfil socioeconômico e demográfico, alfabetização financeira, estereótipo de gênero e autonomia financeira. Após análise dos dados através da estatística descritiva com auxílio do softwar Statistical Package for Social Sciences (SPSS), conclui-se que os níveis de alfabetização financeira, autonomia reflexiva e estereótipo de gênero são estatisticamente diferentes entre homens e mulheres. Diante dos resultados, o gênero masculino é mais alfabetizado financeiramente do que o feminino. Eles também possuem melhor autonomia reflexiva; embora ambos apresentem alto nível. Quanto à investigação da presença de estereótipo de gênero na decisão financeira, os dois grupos apresentaram diferenças estatísticas, sendo este menos presente no gênero feminino.With the instability in the economic scenario faced by Brazilian families, based on the political context and the instability of inflation, financial challenges are generated, compromising decision-making power and personal and family financial well-being. The lack of preparation for unforeseen events and the lack of financial literacy emerge as aggravating factors in this situation, which refers to the combination of financial knowledge, attitude and behavior. Therefore, it is essential to understand the behavior, habits and customs of individuals in relation to their resources, in order to even assess the financial autonomy of individuals. Furthermore, it is also essential to address gender disparity and the respective stereotypes associated with financial decisions, given the vast literature that raises questions about the differences between men and women. Given this context, the present work aimed to analyze gender differences in literacy levels and financial autonomy. The aim is, therefore, to identify the level of financial literacy of individuals, measure their financial autonomy, from the perspective of reflective, emotional and functional autonomy; in addition to investigating the presence of gender stereotypes in financial decisions. Through the application of an online questionnaire with 59 questions, 322 valid responses distributed between genders were obtained, which provided answers on socioeconomic and demographic profile, financial literacy, gender stereotype and financial autonomy. After analyzing the data using descriptive statistics with the help of the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) software, it was concluded that the levels of financial literacy, reflective autonomy and gender stereotype are statistically different between men and women. Given the results, males are more financially literate than females. They also have better reflective autonomy; although both present a high level. Regarding the investigation of the presence of gender stereotypes in financial decisions, the two groups showed statistical differences, with this being less present in the female gender.Florianópolis, SC.Paraboni, Ana LuizaUniversidade Federal de Santa Catarina.Santos, Gisele dos2023-12-11T19:20:01Z2023-12-11T19:20:01Z2023-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis94 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252777Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-11T19:20:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252777Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-11T19:20:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estereótipos e diferenças de gênero: uma análise acerca da autonomia e alfabetização financeiras
title Estereótipos e diferenças de gênero: uma análise acerca da autonomia e alfabetização financeiras
spellingShingle Estereótipos e diferenças de gênero: uma análise acerca da autonomia e alfabetização financeiras
Santos, Gisele dos
Alfabetização financeira
Autonomia financeira
Estereótipo de gênero
Financial Literacy
Financial Autonomy
Gender Stereotype
title_short Estereótipos e diferenças de gênero: uma análise acerca da autonomia e alfabetização financeiras
title_full Estereótipos e diferenças de gênero: uma análise acerca da autonomia e alfabetização financeiras
title_fullStr Estereótipos e diferenças de gênero: uma análise acerca da autonomia e alfabetização financeiras
title_full_unstemmed Estereótipos e diferenças de gênero: uma análise acerca da autonomia e alfabetização financeiras
title_sort Estereótipos e diferenças de gênero: uma análise acerca da autonomia e alfabetização financeiras
author Santos, Gisele dos
author_facet Santos, Gisele dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paraboni, Ana Luiza
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gisele dos
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização financeira
Autonomia financeira
Estereótipo de gênero
Financial Literacy
Financial Autonomy
Gender Stereotype
topic Alfabetização financeira
Autonomia financeira
Estereótipo de gênero
Financial Literacy
Financial Autonomy
Gender Stereotype
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-11T19:20:01Z
2023-12-11T19:20:01Z
2023-11-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252777
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 94 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652152314265600