In the name of god: a postcolonial reading of Chimamanda Ngozi Adichie's Purple Hibiscus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191460 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2018. |
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In the name of god: a postcolonial reading of Chimamanda Ngozi Adichie's Purple HibiscusLíngua inglesaColôniasPós-colonialismoLiteratura africanaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2018.Abstract : The contemporary Nigerian writer Chimamanda Ngozi Adichie, many times compared to Chinua Achebe, is internationally known for warning readers of the dangers of repeatedly being exposed to a single story (of a place, a people or a culture). She is also known, accordingly, for promoting both the reading and writing of fiction with perspectives that go beyond the stereotypical representations perpetuated historically by literature and by the media. Since her very first novel, Purple Hibiscus, published in 2003, Adichie s fiction has brought to surface, especially in the context of her native country, many postcolonial concerns, such as the issues of othering, identity, religious intolerance, language, stereotypes and authoritarianism, among other things. The present thesis, with the theoretical support of postcolonial literary criticism, promotes the reading, from a postcolonial viewpoint, of Purple Hibiscus. The purpose of this research is to study this novel, exploring postcolonial issues such as those aforementioned and with that examine how the writer, while giving us a new outlook of life in contemporary Nigeria, denounces the problems caused by colonialism. The analysis of the novel aims at observing how religious postcolonial Nigeria is depicted as a hybrid environment, and how Adichie sparks a discussion about the colonial history of religion in the country through characters who demonstrate religious intolerance and through those who question it. I also analyze linguistic aspects of the book and their connections with culture, as well as Adichie's language use in the novel and its relation to the multilinguistic state of postcolonial Nigeria and to her project of telling African stories. Moreover, the analysis also approaches how the belief in linguistic superiority, as expressed by some characters, points to a colonial heritage based on racism and othering.A escritora contemporânea Nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, muitas vezes comparada a Chinua Achebe, é internacionalmente conhecida por alertar leitores sobre os perigos de ouvir uma única história repetidas vezes (seja de um lugar, de um povo ou de uma cultura). É também conhecida, por promover a leitura e escrita de ficção com perspectivas que vão além das representações estereotipadas historicamente perpetuadas pela literatura e pela mídia. Desde seu primeiro romance, Purple Hibiscus (Hibisco Roxo, em português), publicado em 2003, a ficção de Adichie tem trazido à tona, especialmente no contexto do seu país nativo, questões de alteridade, identidade, intolerância religiosa, língua, estereótipos e autoritarismo, dentre outras coisas. Esta dissertação, com o suporte teórico de crítica literária pós-colonial, promove a leitura, de um ponto de vista pós-colonial, de Purple Hibiscus. O propósito desta pesquisa é estudar este romance, explorando questões pós-coloniais como as mencionadas anteriormente e com isso examinar como a autora, enquanto nos dá uma nova perspectiva da vida contemporânea na Nigéria, denuncia os problemas causados pelo colonialismo. A análise do romance teve como objetivo observar como a religiosidade na Nigéria pós-colonial é representada como híbrida e como Adichie desencadeia uma discussão sobre a história colonial da religião no país através de personagens que demonstram intolerância religiosa e por aqueles que a questionam. Também são analisados aspectos linguísticos do livro e suas conexões com a cultura, bem como o uso da linguagem de Adichie no romance e sua relação com o estado multilinguístico da Nigéria pós-colonial e com o projeto da autora de contar histórias africanas. Além disso, a análise também aborda de que forma a crença na superioridade linguística, como expressa por alguns personagens, aponta para uma herança colonial baseada em racismo e alteridade.Ávila, Eliana de SouzaBeck, Magali SperlingUniversidade Federal de Santa CatarinaNenevé, Ana Clarissa2018-11-22T03:04:46Z2018-11-22T03:04:46Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis121 p.application/pdf354530https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191460engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-22T03:04:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191460Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-22T03:04:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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