Propaganda de Medicamentos: a Ineficácia do Sistema de Controle Brasileiro face alguns Modelos Estrangeiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174934 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito. |
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Propaganda de Medicamentos: a Ineficácia do Sistema de Controle Brasileiro face alguns Modelos EstrangeirosMedicamentosPublicidadePropagandaAutomedicaçãoMedicalizaçãoVigilânciaSanitáriaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito.Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil de 1998, a saúde é um direito de todos e dever do Estado. Na realidade brasileira, os medicamentos, que deveriam promover a cura do indivíduo, também são associados como inimigos da saúde tendo em vista serem o maior agente de intoxicação. O trabalho busca ressaltar a ineficácia do modelo brasileiro de controle de propagandas de medicamentos, comprovando que o sistema vigente não coage as empresas farmacêuticas a respeitarem as normas, que utilizam os mais diversos meios de persuasão para iludir o consumidor e assim obter lucros num mercado multibilionário. Inicialmente, faz-se um estudo sobre as publicidades de medicamentos, abordando conceitos genéricos, verificando a sua primeira manifestação e evolução no Brasil, bem como se avalia as estratégias de marketing das indústrias farmacêuticas e sua influência nos consumidores, constatando que as publicidades não realizam efetivamente, por se tratar de medicamentos, a função social da propaganda, que é o dever de informar. Adentrando no ordenamento jurídico brasileiro, procura-se analisar a vontade do legislador em regular a matéria para salvaguardar os direitos dos cidadãos. Por se tratar de um tema de suma importância, realiza-se uma análise da evolução histórica do desenvolvimento normativo, até os dias atuais, visando verificar o ente competente para regular as matérias que dizem respeito à propaganda de medicamentos. Nessa parte, faz-se uma análise da atividade realizada pela Agência Nacional de Medicamentos. Por meio de descrição de modelos regulatórios estrangeiros (Austrália, Espanha e Paraguai), juntamente com o aplicado no Brasil, busca-se evidenciar a ineficácia do sistema brasileiro de controle de propaganda de medicamentos, sugerindo como solução, o regime de autorização prévia.Florianópolis, SCRosa, Leilane Zavarizi daUniversidade Federal de Santa CatarinaGomes, Luiz Gustavo de Miranda2017-04-18T13:56:00Z2017-04-18T13:56:00Z2008-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis101 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174934porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-18T13:56:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/174934Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-18T13:56:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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