Capacidade de marketing das incubadoras de base tecnológica brasileiras: sua influência na performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Maria Simões
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192773
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2018.
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spelling Capacidade de marketing das incubadoras de base tecnológica brasileiras: sua influência na performanceAdministraçãoIncubadoras de empresasMarketingDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2018.As capacidades de marketing (CM) são habilidades que permitem às empresas gerarem valor por meio de seus conhecimentos e competências. A articulação correta das CM está positivamente associada a performances superiores das firmas, principalmente em organizações que atuam em mercados turbulentos como as incubadoras de empresa de base tecnológica (IBT). Razões pelas quais a presente dissertação de mestrado investigou; Quais CM influenciam a performance das IBT brasileiras. E com base no problema proposto, objetivou-se avaliar as CM que influenciam a performance das IBT brasileiras. Do ponto de vista metodológico, optou-se pela predominância da abordagem quantitativa, com horizonte de tempo transversal e caráter descritivo. A população consistiu em funcionários, professores e pesquisadores envolvidos com a gestão de 217 incubadoras de base tecnológica ativas no Brasil, associadas à Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC). Como amostra da pesquisa atingiu-se 106 profissionais do campo das IBT, dentre eles 88 funcionários de incubadoras brasileiras. Foram conduzidos um estudo de caso, uma pesquisa bibliográfica e posteriormente foi realizada uma análise fatorial exploratória, em 2016 e 2017. Das vinte variáveis de CM de IBT identificadas inicialmente, foi possível extrair quatro fatores, com 17 variáveis, capazes de explicar 73,90% da influência das capacidades de marketing na performance das IBT brasileiras, sob a ótica dos respondentes. Os quatro fatores foram: Comunicação integrada de marketing; Benchmarking; Processo seletivo e Captação de recursos. O modelo utilizado é inédito e se mostrou eficaz para o propósito deste estudo, inclusive alertando para a relevância das CM para as IBT.Abstract : Marketing capabilities (MC) are skills that enable companies to generate value through their knowledge and skills. The correct articulation of MC is positively associated with higher performances of firms, especially in organizations operating in turbulent markets such as technology-based companies incubators (TBI). Reasons for which the present dissertation investigated: Which MC influences the performance of Brazilian TBI. Based on the proposed problem, we aimed to evaluate the MC that influence the performance of Brazilian TBI. From the methodological point of view, we opted for the predominance of the quantitative approach, with transversal time horizon and descriptive character. The population consisted of employees, professors and researchers involved in the management of 217 technology-based active incubators in Brazil, associated with the National Association of Entities Promoting Innovative Enterprises (ANPROTEC). As a sample of the research, there were 106 professionals from the field of TBI, among them 88 employees of Brazilian incubators. A bibliographic research and a case study were conducted, and an exploratory factorial analysis was carried out in 2016 and 2017. Of the twenty MC variables of TBI identified initially, it was possible to extract four factors, with 17 variables, capable of explaining 73,90 % of the influence of marketing capacities on the performance of Brazilian TBI, from the perspective of the respondents. The four factors were: Integrated marketing communication; Benchmarking; Screening process and Fundraising. The model used is unprecedented and has proved to be effective for this study, including alerting the relevance of MC to TBI.Rocha, Rudimar Antunes daUniversidade Federal de Santa CatarinaRibeiro, Ana Maria Simões2019-01-05T03:01:55Z2019-01-05T03:01:55Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis99 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf355330https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192773porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-05T03:01:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/192773Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-01-05T03:01:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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