Gestão estratégica de marketing de incubadoras de empresas de base tecnológica: uma pesquisa bibliométrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões Ribeiro, Ana Maria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Almeida Marcon, Fernanda, Antunes da Rocha, Rudimar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/11601
Resumo: O presente trabalho objetivou investigar a configuração da produção científica acerca da gestão estratégica de marketing em incubadoras de empresas de base tecnológica. As incubadoras são organizações que contribuem para a diminuição dos índices de mortalidade de pequenas empresas (RAUPP; BEUREN, 2008), sendo a gestão estratégica de marketing parte fundamental neste processo (ZOUAIN; SILVEIRA, 2006). Para responder ao problema de pesquisa, foi realizado um estudo bibliométrico em bases de dados nacionais e internacionais. Um total de 32 artigos, publicados entre 1997 e 2017, foi analisado e constatou-se que existem poucos estudos com relação ao tema pesquisado. A frequência de publicação, as temáticas de marketing abordadas e os tipos de estudos realizados estão descritos nos resultados deste trabalho.
id UTFPR-8_c616112feab8dc7566386862efae98d4
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/11601
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Gestão estratégica de marketing de incubadoras de empresas de base tecnológica: uma pesquisa bibliométricaAdministração de empresasGestão estratégica de marketing; Incubadoras de base tecnológica; Pesquisa BibliográficaO presente trabalho objetivou investigar a configuração da produção científica acerca da gestão estratégica de marketing em incubadoras de empresas de base tecnológica. As incubadoras são organizações que contribuem para a diminuição dos índices de mortalidade de pequenas empresas (RAUPP; BEUREN, 2008), sendo a gestão estratégica de marketing parte fundamental neste processo (ZOUAIN; SILVEIRA, 2006). Para responder ao problema de pesquisa, foi realizado um estudo bibliométrico em bases de dados nacionais e internacionais. Um total de 32 artigos, publicados entre 1997 e 2017, foi analisado e constatou-se que existem poucos estudos com relação ao tema pesquisado. A frequência de publicação, as temáticas de marketing abordadas e os tipos de estudos realizados estão descritos nos resultados deste trabalho.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Simões Ribeiro, Ana MariaAlmeida Marcon, FernandaAntunes da Rocha, Rudimar2020-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/1160110.3895/recit.v11i27.11601Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 11, n. 27 (2020); 1-19Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 11, n. 27 (2020); 1-19Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 11, n. 27 (2020); 1-192175-184610.3895/recit.v11i27reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/11601/pdfDireitos autorais 2020 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-09T17:39:08Zoai:periodicos.utfpr:article/11601Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2020-10-09T17:39:08Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão estratégica de marketing de incubadoras de empresas de base tecnológica: uma pesquisa bibliométrica
title Gestão estratégica de marketing de incubadoras de empresas de base tecnológica: uma pesquisa bibliométrica
spellingShingle Gestão estratégica de marketing de incubadoras de empresas de base tecnológica: uma pesquisa bibliométrica
Simões Ribeiro, Ana Maria
Administração de empresas
Gestão estratégica de marketing; Incubadoras de base tecnológica; Pesquisa Bibliográfica
title_short Gestão estratégica de marketing de incubadoras de empresas de base tecnológica: uma pesquisa bibliométrica
title_full Gestão estratégica de marketing de incubadoras de empresas de base tecnológica: uma pesquisa bibliométrica
title_fullStr Gestão estratégica de marketing de incubadoras de empresas de base tecnológica: uma pesquisa bibliométrica
title_full_unstemmed Gestão estratégica de marketing de incubadoras de empresas de base tecnológica: uma pesquisa bibliométrica
title_sort Gestão estratégica de marketing de incubadoras de empresas de base tecnológica: uma pesquisa bibliométrica
author Simões Ribeiro, Ana Maria
author_facet Simões Ribeiro, Ana Maria
Almeida Marcon, Fernanda
Antunes da Rocha, Rudimar
author_role author
author2 Almeida Marcon, Fernanda
Antunes da Rocha, Rudimar
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões Ribeiro, Ana Maria
Almeida Marcon, Fernanda
Antunes da Rocha, Rudimar
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de empresas
Gestão estratégica de marketing; Incubadoras de base tecnológica; Pesquisa Bibliográfica
topic Administração de empresas
Gestão estratégica de marketing; Incubadoras de base tecnológica; Pesquisa Bibliográfica
description O presente trabalho objetivou investigar a configuração da produção científica acerca da gestão estratégica de marketing em incubadoras de empresas de base tecnológica. As incubadoras são organizações que contribuem para a diminuição dos índices de mortalidade de pequenas empresas (RAUPP; BEUREN, 2008), sendo a gestão estratégica de marketing parte fundamental neste processo (ZOUAIN; SILVEIRA, 2006). Para responder ao problema de pesquisa, foi realizado um estudo bibliométrico em bases de dados nacionais e internacionais. Um total de 32 artigos, publicados entre 1997 e 2017, foi analisado e constatou-se que existem poucos estudos com relação ao tema pesquisado. A frequência de publicação, as temáticas de marketing abordadas e os tipos de estudos realizados estão descritos nos resultados deste trabalho.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/11601
10.3895/recit.v11i27.11601
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/11601
identifier_str_mv 10.3895/recit.v11i27.11601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/11601/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 11, n. 27 (2020); 1-19
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 11, n. 27 (2020); 1-19
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 11, n. 27 (2020); 1-19
2175-1846
10.3895/recit.v11i27
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1800223727436169216