O Rap como ferramenta didática na construção de conhecimentos histórico educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179318 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História. |
id |
UFSC_65fbdacf85340af76b9be43a2960772b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/179318 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O Rap como ferramenta didática na construção de conhecimentos histórico educacionaisRapracismomúsicaprodução de conhecimentos histórico educacionaisracismTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História.Este trabalho tem como objetivo destacar a importância e funcionalidade da música no Ensino de História, bem como motivar os educadores a utilizar este recurso, como ferramenta didática eficiente nas aulas de História bem como a produção de conhecimentos históricos educacionais. O propósito é uma estratégia facilitadora para os alunos em seu desenvolvimento critico social e no aprimoramento de habilidades e competências exigidas pelo processo de ensino-aprendizagem no contexto atual. Para desenvolver esta pesquisa, foquei meus estudos no grupo de rap Racionais MC´s, analisando três músicas que abordam a problemática étnica. Como embasamento teórico, utilizo de teses e dissertações de autores como Milton Joeri Fernandes (2013), Martins Ferreira (2013) que discutem questões relacionadas a ciência da educação e Tiarajú Pablo D´andrea (2011) e Rosana Aparecida Martins (2002) que discutem não só a problemática étnica, mas também problemas sociais e econômicas, relacionando com questões implícitas nas letras musicais do grupo Racionais MC´s. O resultado é que a linguagem musical pode ser empregada de diversas maneiras no ensino de História. O exercício da análise da letra de uma canção, dos diferentes sons produzidos do ponto de vista ilustrativo, bem como a identificação da mentalidade predominante nos determinados momentos em que a música foi produzida é de grande importância para se estudar a História e trazer para os alunos maneiras diferentes de se estudar conteúdos específicos da ciência histórica.Florianópolis, SCPaim, Elison AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins, Fabio2017-09-13T18:02:59Z2017-09-13T18:02:59Z2015-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis54 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179318porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-13T18:02:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/179318Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-09-13T18:02:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Rap como ferramenta didática na construção de conhecimentos histórico educacionais |
title |
O Rap como ferramenta didática na construção de conhecimentos histórico educacionais |
spellingShingle |
O Rap como ferramenta didática na construção de conhecimentos histórico educacionais Martins, Fabio Rap racismo música produção de conhecimentos histórico educacionais racism |
title_short |
O Rap como ferramenta didática na construção de conhecimentos histórico educacionais |
title_full |
O Rap como ferramenta didática na construção de conhecimentos histórico educacionais |
title_fullStr |
O Rap como ferramenta didática na construção de conhecimentos histórico educacionais |
title_full_unstemmed |
O Rap como ferramenta didática na construção de conhecimentos histórico educacionais |
title_sort |
O Rap como ferramenta didática na construção de conhecimentos histórico educacionais |
author |
Martins, Fabio |
author_facet |
Martins, Fabio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paim, Elison Antonio Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Fabio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rap racismo música produção de conhecimentos histórico educacionais racism |
topic |
Rap racismo música produção de conhecimentos histórico educacionais racism |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-03 2017-09-13T18:02:59Z 2017-09-13T18:02:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179318 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
54 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652205774864384 |