O Rap como ferramenta didática na construção de conhecimentos histórico educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Fabio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179318
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História.
id UFSC_65fbdacf85340af76b9be43a2960772b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/179318
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O Rap como ferramenta didática na construção de conhecimentos histórico educacionaisRapracismomúsicaprodução de conhecimentos histórico educacionaisracismTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História.Este trabalho tem como objetivo destacar a importância e funcionalidade da música no Ensino de História, bem como motivar os educadores a utilizar este recurso, como ferramenta didática eficiente nas aulas de História bem como a produção de conhecimentos históricos educacionais. O propósito é uma estratégia facilitadora para os alunos em seu desenvolvimento critico social e no aprimoramento de habilidades e competências exigidas pelo processo de ensino-aprendizagem no contexto atual. Para desenvolver esta pesquisa, foquei meus estudos no grupo de rap Racionais MC´s, analisando três músicas que abordam a problemática étnica. Como embasamento teórico, utilizo de teses e dissertações de autores como Milton Joeri Fernandes (2013), Martins Ferreira (2013) que discutem questões relacionadas a ciência da educação e Tiarajú Pablo D´andrea (2011) e Rosana Aparecida Martins (2002) que discutem não só a problemática étnica, mas também problemas sociais e econômicas, relacionando com questões implícitas nas letras musicais do grupo Racionais MC´s. O resultado é que a linguagem musical pode ser empregada de diversas maneiras no ensino de História. O exercício da análise da letra de uma canção, dos diferentes sons produzidos do ponto de vista ilustrativo, bem como a identificação da mentalidade predominante nos determinados momentos em que a música foi produzida é de grande importância para se estudar a História e trazer para os alunos maneiras diferentes de se estudar conteúdos específicos da ciência histórica.Florianópolis, SCPaim, Elison AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins, Fabio2017-09-13T18:02:59Z2017-09-13T18:02:59Z2015-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis54 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179318porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-13T18:02:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/179318Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-09-13T18:02:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Rap como ferramenta didática na construção de conhecimentos histórico educacionais
title O Rap como ferramenta didática na construção de conhecimentos histórico educacionais
spellingShingle O Rap como ferramenta didática na construção de conhecimentos histórico educacionais
Martins, Fabio
Rap
racismo
música
produção de conhecimentos histórico educacionais
racism
title_short O Rap como ferramenta didática na construção de conhecimentos histórico educacionais
title_full O Rap como ferramenta didática na construção de conhecimentos histórico educacionais
title_fullStr O Rap como ferramenta didática na construção de conhecimentos histórico educacionais
title_full_unstemmed O Rap como ferramenta didática na construção de conhecimentos histórico educacionais
title_sort O Rap como ferramenta didática na construção de conhecimentos histórico educacionais
author Martins, Fabio
author_facet Martins, Fabio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paim, Elison Antonio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Fabio
dc.subject.por.fl_str_mv Rap
racismo
música
produção de conhecimentos histórico educacionais
racism
topic Rap
racismo
música
produção de conhecimentos histórico educacionais
racism
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-03
2017-09-13T18:02:59Z
2017-09-13T18:02:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179318
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 54 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652205774864384