Jovem-aprendiz: os sentidos do trabalho expressos na primeira experiencia profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Regina Célia Paulineli
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93666
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2010
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spelling Jovem-aprendiz: os sentidos do trabalho expressos na primeira experiencia profissionalPsicologiaJovensPercepçãoTrabalhoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2010O propósito da presente investigação foi compreender os sentidos do trabalho para jovens em sua primeira experiência profissional. As constantes transformações, de ordem material e subjetiva, no chamado "mundo do trabalho", suscitam necessidades de buscar novas compreensões, sentidos e significados produzidos neste contexto. Diante dessas mutações, os grupos juvenis, são, frequentemente, apontados como um dos mais vulneráveis ao desemprego, tarefas e contratos precarizados, como também predispostos a faixas salariais inferiores às de trabalhadores adultos. Numa abordagem qualitativa, esta pesquisa tomou como pressuposta a centralidade da categoria trabalho através do materialismo histórico-dialético e uma visão sócio-histórica do conceito das juventudes/adolescências. Nessa perspectiva, as categorias sentido e significado são compreendidos como contornos privilegiados na busca da apreensão singular do ser humano. Os sujeitos aqui pesquisados foram vistos como seres constituídos em uma relação dialética com o social e o histórico, na e pela sua atividade e expressões humanas. Utilizou-se como principal técnica de coleta de informações a entrevista, com um roteiro semi-estruturado organizando eixos temáticos relativos a dados pessoais e familiares, atividade atual e histórico profissional. Através da fotografia, utilizada como instrumento complementar, os sujeitos produziram imagens de cenas de trabalho, também significadas por meio de entrevista. O procedimento para a análise do material coletado permitiu sua organização em quatro núcleos de significação: 1) Experiência, Registro Formal e Consumo, 2) Cotidiano, 3) Projetos e 4) Primeiro Emprego. Os sentidos do trabalho, proclamados nas falas e nas imagens auto produzidas, trazem, dialeticamente, o trabalho, em pólos de positividade, mas também de negatividade na primeira experiência profissional. Além disso, expressam alterações cotidianas na vida dos jovens pesquisados. Em síntese, nos sentidos expressos entre "perdas" e "ganhos", mas, numa prevalência positiva, foi possível verificar que, apesar de fortemente atravessados pelas significações sobre o trabalho produzido em um contexto capitalista, esses jovens trabalhadores, que precocemente iniciam uma atividade laboral, trazem desejos na busca de ser alguém, de ser feliz a partir do seu trabalho, o que em nosso entendimento corrobora uma centralidade dessa categoria.The purpose of this research was to understand the meanings of work for the young in their first professional experience. The constant changes, of material and subjective fashion, in the so-called "work world", arouse needs of searching for new understandings, meanings and significations produced in this context. The juvenile groups, facing this mutations, are frequently pointed as some of the most vulnerable to unemployment, precarious tasks and contracts, and predisposed to inferior salary range to that of adult workers as well. In a qualitative approach, this research regarded as underpinning the centrality of the labor category through the historic-dialectic materialism and a social-historic point of view of the youth/adolescence concept. Within this perspective, the categories of meaning and signification are understood as privileged outlines in search of a singular grasp of the human being. The subjects researched herein were viewed as beings constituted in a dialectic relationship with the social and historic, in and for their human expressions and activity. The main form of data gathering technique was the interview, with a semi-structured script organizing thematic axises relative to family and personal information, current activity and professional history. Through photography, used as a complementary instrument, the subjects produced images of work scenes, signified also through interviews. The analysis of the collected material allowed four cores of signification: 1) Experience, Formal Record and Consumption, 2) Quotidian, 3) Projects and 4) First Job. The meanings of work, proclaimed in the selfproduced images and speech, set work dialectally, in positive poles, but also negative in the first professional experience. Beyond that, it expresses changes in everyday life for the researched young. In synthesis, the meanings expressed between "losses" and "gains", but, positively prevalent, it was possible to verify that, although strongly crossed by the significations produced about work in a capitalist context, these young workers, who have had a precocious onset of labor activity, have desires in search to be someone, to be happy through work, which in our understanding sustains a centrality of this category.Florianópolis, SCCoutinho, Maria ChalfinUniversidade Federal de Santa CatarinaBorges, Regina Célia Paulineli2012-10-25T01:47:23Z2012-10-25T01:47:23Z20102010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis150 f.| il.application/pdf280625http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93666porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T00:16:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93666Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T00:16:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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