Design de jogos de cartas colecionáveis: formação docente e letramentos na cultura digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Merízio, Fernando Luís
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168838
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_664eb79427dbca8fd1dfadbd4580a2ee
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168838
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Design de jogos de cartas colecionáveis: formação docente e letramentos na cultura digitalEducaçãoDesign de JogosJogos de Cartas ColecionáveisFormação DocenteLetramento DigitalTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.Este trabalho discute as implicações da cultura digital no âmbito dos jogos e de modo específico dos jogos de cartas colecionáveis. Apresentando conceitos acerca de letramentos e design de jogos, estudados a partir de perspectivas educacionais, pretende apresentar uma proposta de formação docente para o desenvolvimento de jogos de cartas colecionáveis com objetivos pedagógicos. A metodologia utilizada compreende levantamento de dados por meio de uma pesquisa qualitativa, com o intuito de analisar as práticas docentes em atividades realizadas durante o Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital, e a proposta das atividades de formação docente se caracteriza como uma pesquisa-ação. Os resultados obtidos apontam para a importância de se refletir sobre a escola de forma crítica, procurando aproximá-la da cultura digital vivida pelos estudantes. Uma dessas vias, é a dos jogos como elementos de grande importância na cultura digital, e desta forma, propor formações docentes para a construção de jogos de cartas colecionáveis, como mediadores dos processos de ensinar e aprender, é uma forma de promover a autoria de professores e estudantes.Florianópolis, SCRochadel, WillianUniversidade Federal de Santa CatarinaMerízio, Fernando Luís2016-09-29T19:14:19Z2016-09-29T19:14:19Z2016-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168838porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-29T19:14:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168838Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-29T19:14:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Design de jogos de cartas colecionáveis: formação docente e letramentos na cultura digital
title Design de jogos de cartas colecionáveis: formação docente e letramentos na cultura digital
spellingShingle Design de jogos de cartas colecionáveis: formação docente e letramentos na cultura digital
Merízio, Fernando Luís
Educação
Design de Jogos
Jogos de Cartas Colecionáveis
Formação Docente
Letramento Digital
title_short Design de jogos de cartas colecionáveis: formação docente e letramentos na cultura digital
title_full Design de jogos de cartas colecionáveis: formação docente e letramentos na cultura digital
title_fullStr Design de jogos de cartas colecionáveis: formação docente e letramentos na cultura digital
title_full_unstemmed Design de jogos de cartas colecionáveis: formação docente e letramentos na cultura digital
title_sort Design de jogos de cartas colecionáveis: formação docente e letramentos na cultura digital
author Merízio, Fernando Luís
author_facet Merízio, Fernando Luís
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rochadel, Willian
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Merízio, Fernando Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Design de Jogos
Jogos de Cartas Colecionáveis
Formação Docente
Letramento Digital
topic Educação
Design de Jogos
Jogos de Cartas Colecionáveis
Formação Docente
Letramento Digital
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-29T19:14:19Z
2016-09-29T19:14:19Z
2016-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168838
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 60
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652042553524224