Design de jogos de cartas colecionáveis: formação docente e letramentos na cultura digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168838 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
id |
UFSC_664eb79427dbca8fd1dfadbd4580a2ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168838 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Design de jogos de cartas colecionáveis: formação docente e letramentos na cultura digitalEducaçãoDesign de JogosJogos de Cartas ColecionáveisFormação DocenteLetramento DigitalTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.Este trabalho discute as implicações da cultura digital no âmbito dos jogos e de modo específico dos jogos de cartas colecionáveis. Apresentando conceitos acerca de letramentos e design de jogos, estudados a partir de perspectivas educacionais, pretende apresentar uma proposta de formação docente para o desenvolvimento de jogos de cartas colecionáveis com objetivos pedagógicos. A metodologia utilizada compreende levantamento de dados por meio de uma pesquisa qualitativa, com o intuito de analisar as práticas docentes em atividades realizadas durante o Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital, e a proposta das atividades de formação docente se caracteriza como uma pesquisa-ação. Os resultados obtidos apontam para a importância de se refletir sobre a escola de forma crítica, procurando aproximá-la da cultura digital vivida pelos estudantes. Uma dessas vias, é a dos jogos como elementos de grande importância na cultura digital, e desta forma, propor formações docentes para a construção de jogos de cartas colecionáveis, como mediadores dos processos de ensinar e aprender, é uma forma de promover a autoria de professores e estudantes.Florianópolis, SCRochadel, WillianUniversidade Federal de Santa CatarinaMerízio, Fernando Luís2016-09-29T19:14:19Z2016-09-29T19:14:19Z2016-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168838porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-29T19:14:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168838Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-29T19:14:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design de jogos de cartas colecionáveis: formação docente e letramentos na cultura digital |
title |
Design de jogos de cartas colecionáveis: formação docente e letramentos na cultura digital |
spellingShingle |
Design de jogos de cartas colecionáveis: formação docente e letramentos na cultura digital Merízio, Fernando Luís Educação Design de Jogos Jogos de Cartas Colecionáveis Formação Docente Letramento Digital |
title_short |
Design de jogos de cartas colecionáveis: formação docente e letramentos na cultura digital |
title_full |
Design de jogos de cartas colecionáveis: formação docente e letramentos na cultura digital |
title_fullStr |
Design de jogos de cartas colecionáveis: formação docente e letramentos na cultura digital |
title_full_unstemmed |
Design de jogos de cartas colecionáveis: formação docente e letramentos na cultura digital |
title_sort |
Design de jogos de cartas colecionáveis: formação docente e letramentos na cultura digital |
author |
Merízio, Fernando Luís |
author_facet |
Merízio, Fernando Luís |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rochadel, Willian Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Merízio, Fernando Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Design de Jogos Jogos de Cartas Colecionáveis Formação Docente Letramento Digital |
topic |
Educação Design de Jogos Jogos de Cartas Colecionáveis Formação Docente Letramento Digital |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-29T19:14:19Z 2016-09-29T19:14:19Z 2016-09-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168838 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
60 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652042553524224 |