A motivação acadêmica de universitários no contexto da expansão da educação superior no Brasil: um estudo com graduandos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Ana Carolina Pereira da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226738
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2020.
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spelling A motivação acadêmica de universitários no contexto da expansão da educação superior no Brasil: um estudo com graduandos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)PsicologiaEstudantes universitáriosMotivação na educaçãoEnsino superiorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2020.O papel da universidade está em acrescer profissional e pessoalmente a vida de seus estudantes. Ainda, o de ser mediação para projetos de vida e ser considerada como um espaço potencializador para o presente e futuro. Aos jovens estudantes cabe a motivação e escolhas ao vivenciar este período. Neste sentido, a motivação acadêmica está atrelada aos motivos para frequenta-la. O objetivo da presente pesquisa foi compreender a motivação acadêmica de universitários de diferentes cursos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no contexto da expansão da educação superior no Brasil. Para atingir a este objetivo, foi realizada uma pesquisa de método misto sequencial explanatório, que prediz a divisão da pesquisa em três partes. A primeira etapa contou com a participação de 222 universitários da UFSC da quinta-fase de diversos cursos, consistiu-se na etapa quantitativa, na qual foi realizada a aplicação do Questionário de Motivos para Frequentar a Universidade (QMFU), elaborado pela pesquisadora para presente pesquisa e a Escala de Motivação Acadêmica (EMA). Posteriormente, foi realizada a etapa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com seis estudantes, que compunham também a amostra da etapa quantitativa. Ao final foi realizada uma análise convergente entre os resultados quantitativos e qualitativos. De modo geral, os dados foram contrastados com o referencial teórico, e em específico os dados quantitativos foram analisados a partir de estatística descritiva e análise inferencial e os dados qualitativos submetidos à análise de conteúdo. Os resultados permitiram apresentar que os estudantes se encontram motivados para terminar suas graduações (73,4%) e dentre as motivações que maior teve recorrência na EMA, apresenta-se a motivação extrínseca por regulação integrada, que no contínuo proposto pela teoria da autodeterminação, está mais próxima da motivação intrínseca e é caracterizada pelo envolvimento pessoal, coerência e autonomia. Frente a uma questão descritiva que compôs o QMFU e as entrevistas realizadas, foram criadas sete categorias com o objetivo de compreender a motivação dos universitários, as quais ampliaram o processo da motivação para além do desenvolvimento de carreira e apresentou outros seis motivos importantes em relação a frequentar a universidade, sendo eles: desenvolvimento de carreira, questões pessoais, formação política, relações sociais, questões familiares, prestígio social e assistência social. Deste modo, apresentou-se a necessidade de maior exploração do construto da motivação, uma que foi delineado de maneira complexa, contextual e pessoal. Reforça-se que para além da carreira, frequentar a universidade engloba diversas esferas pessoais e sociais.Abstract: The role of the university lies in adding professionally and personally to the lives of its students. Still, to be mediation for life projects and to be considered as a potentializing space for the present and future. Young students have the motivation and choices to experience this period. In this sense, academic motivation is linked to the reasons for attending it. The aim of this research was to understand the academic motivation of university students from different courses at the Federal University of Santa Catarina (UFSC) in the context of the expansion of higher education in Brazil. In order to achieve this objective, an explanatory sequential mixed method research was carried out, which predicts the division of the research into three parts. The first stage counted with the participation of 222 university students from UFSC in the fifth-stage of several courses, consisting of the quantitative stage, in which the Questionnaire of Reasons to Attend the University (QMFU), elaborated by the researcher for the present research and the Academic Motivation Scale (EMA). Subsequently, the qualitative stage was carried out through semi-structured interviews with six students, who also made up the sample of the quantitative stage. At the end, a convergent analysis was carried out between quantitative and qualitative results. In general, the data were contrasted with the theoretical framework, and specifically the quantitative data were analyzed using descriptive statistics and inferential analysis and the qualitative data submitted to content analysis. The results showed that students are motivated to finish their degrees (39.6%) and among the motivations that had the greatest recurrence in EMA, there is the extrinsic motivation for integrated regulation, which in the continuum proposed by the theory of self-determination, it is closer to intrinsic motivation and is characterized by personal involvement, coherence and autonomy. Faced with a descriptive question that composed the QMFU and the interviews carried out, seven categories were created in order to understand the motivation of the university students, which expanded the motivation process beyond the career development and presented six other important reasons in relation to attending university, namely: career development, personal issues, political training, social relations, family issues, social prestige and social assistance. Thus, there was a need for further exploration of the motivation construct, one that was outlined in a complex, contextual and personal way. It is reinforced that in addition to the career, attending university encompasses several personal and social spheres.Luna, Iúri NovaesUniversidade Federal de Santa CatarinaCruz, Ana Carolina Pereira da2021-08-23T13:58:41Z2021-08-23T13:58:41Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis137 p.| il., tabs.application/pdf372435https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226738porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T13:58:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/226738Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T13:58:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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