Plataforma virtual colaborativa para gestão da escolarização e do processo de ensino-aprendizagem na educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203030 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação |
id |
UFSC_6664b644964ac08550c04b69791cc1e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/203030 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Plataforma virtual colaborativa para gestão da escolarização e do processo de ensino-aprendizagem na educação inclusivaPlataforma Virtual ColaborativaEducação EspecialEnsinoAprendizagemInclusãoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e ComunicaçãoEste trabalho trata do desenvolvimento de uma plataforma colaborativa que disponibiliza o acompanhamento da real efetividade da relação ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência. A solução foi concebida utilizando uma arquitetura baseada em soluções open source e de fácil manuseio pelo usuário, e que podem ser utilizados com três tipos de personas: Profissional, Responsável e Visitante. A plataforma possui três funções principais: Cadastro Estudantes e de todo seu histórico, Cadastro de Personas e Registro de postagens e interações com estas. O trabalho foi desenvolvido em dois ciclos de três fases nomeadas Planejamento, Protótipo, e Validação, baseadas no método Merise, que é uma metodologia que aborda todas as fases do desenvolvimento de sistemas de informação. A plataforma foi desenvolvida utilizando o framework PHP Laravel junto ao framework CSS Materialize e Vue.js. No desenvolvimento do cliente foi utilizada a metodologia ágil para desenvolvimento de software Scrum. O cliente pode ser acessado através de dispositivos convencionais, como desktop ou notebooks. O ambiente foi avaliado por professores da área de educação, pais e responsáveis e profissionais da área de saúde. Sendo assim foi desenvolvida uma plataforma com funcionalidades de criação e gerenciamento de usuários, postagens e alunos. Visando melhorar o desempenho e o acompanhamento de alunos com necessidades especiais.This work deals with the development of a collaborative platform that provides the monitoring of the real effectiveness of the teaching-learning relationship of students with disabilities. The solution was designed using an architecture based on open source solutions and easy to handle by the user, and can be used with three types of personas: Professional, Responsible and Visitor. The platform has three main functions: Student Registration and all its history, Registration of Persons and Registration of posts and interactions with them. The work was developed in two cycles of three phases named Planning, Prototype, and Validation, based on the Merise method, which is a methodology that addresses all phases of the development of information systems. The platform was developed using the PHP framework Laravel next to the CSS framework Materialize and Vue.js. In the development of the client was used the agile methodology for Scrum software development. The client can be accessed through conventional devices such as desktop or notebooks. The environment was evaluated by teachers in the area of education, parents and caregivers and health professionals. Thus, was developed a platform with features of creation and management of users, posts, and students. Aiming to improve the performance and monitoring of students with special needs.Araranguá, SCMendonça Lunardi, GiovaniUniversidade Federal de Santa Catarinade Vila, EduardoNunes Freire, Talita Gregory2019-12-16T19:44:23Z2019-12-16T19:44:23Z2019-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis82application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203030info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-16T19:44:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203030Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-16T19:44:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plataforma virtual colaborativa para gestão da escolarização e do processo de ensino-aprendizagem na educação inclusiva |
title |
Plataforma virtual colaborativa para gestão da escolarização e do processo de ensino-aprendizagem na educação inclusiva |
spellingShingle |
Plataforma virtual colaborativa para gestão da escolarização e do processo de ensino-aprendizagem na educação inclusiva de Vila, Eduardo Plataforma Virtual Colaborativa Educação Especial Ensino Aprendizagem Inclusão |
title_short |
Plataforma virtual colaborativa para gestão da escolarização e do processo de ensino-aprendizagem na educação inclusiva |
title_full |
Plataforma virtual colaborativa para gestão da escolarização e do processo de ensino-aprendizagem na educação inclusiva |
title_fullStr |
Plataforma virtual colaborativa para gestão da escolarização e do processo de ensino-aprendizagem na educação inclusiva |
title_full_unstemmed |
Plataforma virtual colaborativa para gestão da escolarização e do processo de ensino-aprendizagem na educação inclusiva |
title_sort |
Plataforma virtual colaborativa para gestão da escolarização e do processo de ensino-aprendizagem na educação inclusiva |
author |
de Vila, Eduardo |
author_facet |
de Vila, Eduardo Nunes Freire, Talita Gregory |
author_role |
author |
author2 |
Nunes Freire, Talita Gregory |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mendonça Lunardi, Giovani Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Vila, Eduardo Nunes Freire, Talita Gregory |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plataforma Virtual Colaborativa Educação Especial Ensino Aprendizagem Inclusão |
topic |
Plataforma Virtual Colaborativa Educação Especial Ensino Aprendizagem Inclusão |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-16T19:44:23Z 2019-12-16T19:44:23Z 2019-11-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203030 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
82 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Araranguá, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Araranguá, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652270612512768 |