Plataforma virtual colaborativa para gestão da escolarização e do processo de ensino-aprendizagem na educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Vila, Eduardo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nunes Freire, Talita Gregory
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203030
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação
id UFSC_6664b644964ac08550c04b69791cc1e8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/203030
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Plataforma virtual colaborativa para gestão da escolarização e do processo de ensino-aprendizagem na educação inclusivaPlataforma Virtual ColaborativaEducação EspecialEnsinoAprendizagemInclusãoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e ComunicaçãoEste trabalho trata do desenvolvimento de uma plataforma colaborativa que disponibiliza o acompanhamento da real efetividade da relação ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência. A solução foi concebida utilizando uma arquitetura baseada em soluções open source e de fácil manuseio pelo usuário, e que podem ser utilizados com três tipos de personas: Profissional, Responsável e Visitante. A plataforma possui três funções principais: Cadastro Estudantes e de todo seu histórico, Cadastro de Personas e Registro de postagens e interações com estas. O trabalho foi desenvolvido em dois ciclos de três fases nomeadas Planejamento, Protótipo, e Validação, baseadas no método Merise, que é uma metodologia que aborda todas as fases do desenvolvimento de sistemas de informação. A plataforma foi desenvolvida utilizando o framework PHP Laravel junto ao framework CSS Materialize e Vue.js. No desenvolvimento do cliente foi utilizada a metodologia ágil para desenvolvimento de software Scrum. O cliente pode ser acessado através de dispositivos convencionais, como desktop ou notebooks. O ambiente foi avaliado por professores da área de educação, pais e responsáveis e profissionais da área de saúde. Sendo assim foi desenvolvida uma plataforma com funcionalidades de criação e gerenciamento de usuários, postagens e alunos. Visando melhorar o desempenho e o acompanhamento de alunos com necessidades especiais.This work deals with the development of a collaborative platform that provides the monitoring of the real effectiveness of the teaching-learning relationship of students with disabilities. The solution was designed using an architecture based on open source solutions and easy to handle by the user, and can be used with three types of personas: Professional, Responsible and Visitor. The platform has three main functions: Student Registration and all its history, Registration of Persons and Registration of posts and interactions with them. The work was developed in two cycles of three phases named Planning, Prototype, and Validation, based on the Merise method, which is a methodology that addresses all phases of the development of information systems. The platform was developed using the PHP framework Laravel next to the CSS framework Materialize and Vue.js. In the development of the client was used the agile methodology for Scrum software development. The client can be accessed through conventional devices such as desktop or notebooks. The environment was evaluated by teachers in the area of education, parents and caregivers and health professionals. Thus, was developed a platform with features of creation and management of users, posts, and students. Aiming to improve the performance and monitoring of students with special needs.Araranguá, SCMendonça Lunardi, GiovaniUniversidade Federal de Santa Catarinade Vila, EduardoNunes Freire, Talita Gregory2019-12-16T19:44:23Z2019-12-16T19:44:23Z2019-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis82application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203030info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-16T19:44:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203030Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-16T19:44:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Plataforma virtual colaborativa para gestão da escolarização e do processo de ensino-aprendizagem na educação inclusiva
title Plataforma virtual colaborativa para gestão da escolarização e do processo de ensino-aprendizagem na educação inclusiva
spellingShingle Plataforma virtual colaborativa para gestão da escolarização e do processo de ensino-aprendizagem na educação inclusiva
de Vila, Eduardo
Plataforma Virtual Colaborativa
Educação Especial
Ensino
Aprendizagem
Inclusão
title_short Plataforma virtual colaborativa para gestão da escolarização e do processo de ensino-aprendizagem na educação inclusiva
title_full Plataforma virtual colaborativa para gestão da escolarização e do processo de ensino-aprendizagem na educação inclusiva
title_fullStr Plataforma virtual colaborativa para gestão da escolarização e do processo de ensino-aprendizagem na educação inclusiva
title_full_unstemmed Plataforma virtual colaborativa para gestão da escolarização e do processo de ensino-aprendizagem na educação inclusiva
title_sort Plataforma virtual colaborativa para gestão da escolarização e do processo de ensino-aprendizagem na educação inclusiva
author de Vila, Eduardo
author_facet de Vila, Eduardo
Nunes Freire, Talita Gregory
author_role author
author2 Nunes Freire, Talita Gregory
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendonça Lunardi, Giovani
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv de Vila, Eduardo
Nunes Freire, Talita Gregory
dc.subject.por.fl_str_mv Plataforma Virtual Colaborativa
Educação Especial
Ensino
Aprendizagem
Inclusão
topic Plataforma Virtual Colaborativa
Educação Especial
Ensino
Aprendizagem
Inclusão
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-16T19:44:23Z
2019-12-16T19:44:23Z
2019-11-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203030
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 82
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652270612512768