IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES VOLTADAS AO ENADE A PARTIR DOS RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar Filho, Armando Sérgio de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Batista, Michelle Espíndola, Hickson, Rosangela Silqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114856
Resumo: O presente artigo objetiva explicitar a importância da autoavaliação institucional, realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), como instrumento de gestão de Instituições de Ensino Superior (IES), por meio do estudo de caso das Faculdade Promove de Minas Gerais, Faculdade de Direito Promove e Faculdade Infórium de Tecnologia. O processo decisório a partir dos resultados da autoavaliação levaram estas IES a implementar ações demandas pelo Exame de Desempenho de Estudante (ENADE). O Projeto ENADE foi desenvolvido, em parceria com a CPA, com vistas ao melhor preparo dos acadêmicos e docentes para o ENADE, maior difusão de informação a respeito do exame e sensibilização da comunidade acadêmica quanto à importância do mesmo. A adoção de ações provenientes da apropriação e aplicação dos dados levantados pela CPA assinala o relevante papel da autoavaliação institucional no planejamento e tomada de decisão de uma IES. Foi considerado neste estudo um aporte teórico e metodológico proveniente de estudos a respeito da Autoavaliação Institucional e da utilização dos seus resultados como balizador do processo decisório nas IES, aliado às diretrizes emanadas pelos dispositivos legais vigentes. Os resultados apontam para a ratificação de que a autoavaliação institucional é um instrumento norteador das ações das IES, facilitadora do processo decisório, numa perspectiva transformadora da realidade institucional.
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