ESTIMUGAME: UM SOFTWARE DE ESTÍMULO PARA A LEITURA DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM DISLEXIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199383 |
Resumo: | No Brasil, uma das principais causas que influenciam os estudantes a apresentarem dificuldades durante o processo de leitura são os distúrbios de aprendizagem, entre eles podemos citar a dislexia. Buscamos com esse trabalho apresentarmos uma proposta de intervenção para trabalhar a leitura de alunos diagnosticados com dislexia que frequentam uma escola do município de Cerro Largo. A proposta consiste em aplicarmos um software denominado “Estimugame”, este que auxiliará como estímulo para elevar a consciência fonêmica, através de jogos de identificação e reconhecimento de sons, letras, palavras, frases e rimas, analisando sua efetividade por intermédio da comparação dos desempenhos atingidos em testes de leitura efetuados antes e após a utilização do programa. As atividades estão em fase de desenvolvimento, porém já podemos comprovar uma evolução positiva na leitura dos participantes disléxicos. Assim, esse software mostra que são necessárias metodologias diferenciadas e desenvolvidas especialmente para atender às individualidades e dificuldades apresentadas por esses alunos, sempre buscando uma educação de qualidade e inclusiva. |
id |
UFSC_66ab01a1056711129e054f1dc5c87e2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199383 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
ESTIMUGAME: UM SOFTWARE DE ESTÍMULO PARA A LEITURA DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM DISLEXIAdislexialeiturasoftwareNo Brasil, uma das principais causas que influenciam os estudantes a apresentarem dificuldades durante o processo de leitura são os distúrbios de aprendizagem, entre eles podemos citar a dislexia. Buscamos com esse trabalho apresentarmos uma proposta de intervenção para trabalhar a leitura de alunos diagnosticados com dislexia que frequentam uma escola do município de Cerro Largo. A proposta consiste em aplicarmos um software denominado “Estimugame”, este que auxiliará como estímulo para elevar a consciência fonêmica, através de jogos de identificação e reconhecimento de sons, letras, palavras, frases e rimas, analisando sua efetividade por intermédio da comparação dos desempenhos atingidos em testes de leitura efetuados antes e após a utilização do programa. As atividades estão em fase de desenvolvimento, porém já podemos comprovar uma evolução positiva na leitura dos participantes disléxicos. Assim, esse software mostra que são necessárias metodologias diferenciadas e desenvolvidas especialmente para atender às individualidades e dificuldades apresentadas por esses alunos, sempre buscando uma educação de qualidade e inclusiva.2019-07-28T15:01:15Z2019-07-28T15:01:15Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199383BATISTA, Jeize de FatimaVORPAGEL, Mônica SeidelGONÇALVES, Ana Cecília TeixeiraZIESMANN, Cleusa Inêsporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-28T15:01:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199383Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-28T15:01:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTIMUGAME: UM SOFTWARE DE ESTÍMULO PARA A LEITURA DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM DISLEXIA |
title |
ESTIMUGAME: UM SOFTWARE DE ESTÍMULO PARA A LEITURA DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM DISLEXIA |
spellingShingle |
ESTIMUGAME: UM SOFTWARE DE ESTÍMULO PARA A LEITURA DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM DISLEXIA BATISTA, Jeize de Fatima dislexia leitura software |
title_short |
ESTIMUGAME: UM SOFTWARE DE ESTÍMULO PARA A LEITURA DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM DISLEXIA |
title_full |
ESTIMUGAME: UM SOFTWARE DE ESTÍMULO PARA A LEITURA DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM DISLEXIA |
title_fullStr |
ESTIMUGAME: UM SOFTWARE DE ESTÍMULO PARA A LEITURA DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM DISLEXIA |
title_full_unstemmed |
ESTIMUGAME: UM SOFTWARE DE ESTÍMULO PARA A LEITURA DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM DISLEXIA |
title_sort |
ESTIMUGAME: UM SOFTWARE DE ESTÍMULO PARA A LEITURA DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM DISLEXIA |
author |
BATISTA, Jeize de Fatima |
author_facet |
BATISTA, Jeize de Fatima VORPAGEL, Mônica Seidel GONÇALVES, Ana Cecília Teixeira ZIESMANN, Cleusa Inês |
author_role |
author |
author2 |
VORPAGEL, Mônica Seidel GONÇALVES, Ana Cecília Teixeira ZIESMANN, Cleusa Inês |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BATISTA, Jeize de Fatima VORPAGEL, Mônica Seidel GONÇALVES, Ana Cecília Teixeira ZIESMANN, Cleusa Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
dislexia leitura software |
topic |
dislexia leitura software |
description |
No Brasil, uma das principais causas que influenciam os estudantes a apresentarem dificuldades durante o processo de leitura são os distúrbios de aprendizagem, entre eles podemos citar a dislexia. Buscamos com esse trabalho apresentarmos uma proposta de intervenção para trabalhar a leitura de alunos diagnosticados com dislexia que frequentam uma escola do município de Cerro Largo. A proposta consiste em aplicarmos um software denominado “Estimugame”, este que auxiliará como estímulo para elevar a consciência fonêmica, através de jogos de identificação e reconhecimento de sons, letras, palavras, frases e rimas, analisando sua efetividade por intermédio da comparação dos desempenhos atingidos em testes de leitura efetuados antes e após a utilização do programa. As atividades estão em fase de desenvolvimento, porém já podemos comprovar uma evolução positiva na leitura dos participantes disléxicos. Assim, esse software mostra que são necessárias metodologias diferenciadas e desenvolvidas especialmente para atender às individualidades e dificuldades apresentadas por esses alunos, sempre buscando uma educação de qualidade e inclusiva. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-28T15:01:15Z 2019-07-28T15:01:15Z 2019-07-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1983-6554 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199383 |
identifier_str_mv |
1983-6554 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823041790904631296 |