ESTIMUGAME: UM SOFTWARE DE ESTÍMULO PARA A LEITURA DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM DISLEXIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BATISTA, Jeize de Fatima
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: VORPAGEL, Mônica Seidel, GONÇALVES, Ana Cecília Teixeira, ZIESMANN, Cleusa Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199383
Resumo: No Brasil, uma das principais causas que influenciam os estudantes a apresentarem dificuldades durante o processo de leitura são os distúrbios de aprendizagem, entre eles podemos citar a dislexia. Buscamos com esse trabalho apresentarmos uma proposta de intervenção para trabalhar a leitura de alunos diagnosticados com dislexia que frequentam uma escola do município de Cerro Largo. A proposta consiste em aplicarmos um software denominado “Estimugame”, este que auxiliará como estímulo para elevar a consciência fonêmica, através de jogos de identificação e reconhecimento de sons, letras, palavras, frases e rimas, analisando sua efetividade por intermédio da comparação dos desempenhos atingidos em testes de leitura efetuados antes e após a utilização do programa. As atividades estão em fase de desenvolvimento, porém já podemos comprovar uma evolução positiva na leitura dos participantes disléxicos. Assim, esse software mostra que são necessárias metodologias diferenciadas e desenvolvidas especialmente para atender às individualidades e dificuldades apresentadas por esses alunos, sempre buscando uma educação de qualidade e inclusiva.
id UFSC_66ab01a1056711129e054f1dc5c87e2a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199383
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ESTIMUGAME: UM SOFTWARE DE ESTÍMULO PARA A LEITURA DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM DISLEXIAdislexialeiturasoftwareNo Brasil, uma das principais causas que influenciam os estudantes a apresentarem dificuldades durante o processo de leitura são os distúrbios de aprendizagem, entre eles podemos citar a dislexia. Buscamos com esse trabalho apresentarmos uma proposta de intervenção para trabalhar a leitura de alunos diagnosticados com dislexia que frequentam uma escola do município de Cerro Largo. A proposta consiste em aplicarmos um software denominado “Estimugame”, este que auxiliará como estímulo para elevar a consciência fonêmica, através de jogos de identificação e reconhecimento de sons, letras, palavras, frases e rimas, analisando sua efetividade por intermédio da comparação dos desempenhos atingidos em testes de leitura efetuados antes e após a utilização do programa. As atividades estão em fase de desenvolvimento, porém já podemos comprovar uma evolução positiva na leitura dos participantes disléxicos. Assim, esse software mostra que são necessárias metodologias diferenciadas e desenvolvidas especialmente para atender às individualidades e dificuldades apresentadas por esses alunos, sempre buscando uma educação de qualidade e inclusiva.2019-07-28T15:01:15Z2019-07-28T15:01:15Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199383BATISTA, Jeize de FatimaVORPAGEL, Mônica SeidelGONÇALVES, Ana Cecília TeixeiraZIESMANN, Cleusa Inêsporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-28T15:01:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199383Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-28T15:01:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTIMUGAME: UM SOFTWARE DE ESTÍMULO PARA A LEITURA DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM DISLEXIA
title ESTIMUGAME: UM SOFTWARE DE ESTÍMULO PARA A LEITURA DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM DISLEXIA
spellingShingle ESTIMUGAME: UM SOFTWARE DE ESTÍMULO PARA A LEITURA DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM DISLEXIA
BATISTA, Jeize de Fatima
dislexia
leitura
software
title_short ESTIMUGAME: UM SOFTWARE DE ESTÍMULO PARA A LEITURA DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM DISLEXIA
title_full ESTIMUGAME: UM SOFTWARE DE ESTÍMULO PARA A LEITURA DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM DISLEXIA
title_fullStr ESTIMUGAME: UM SOFTWARE DE ESTÍMULO PARA A LEITURA DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM DISLEXIA
title_full_unstemmed ESTIMUGAME: UM SOFTWARE DE ESTÍMULO PARA A LEITURA DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM DISLEXIA
title_sort ESTIMUGAME: UM SOFTWARE DE ESTÍMULO PARA A LEITURA DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM DISLEXIA
author BATISTA, Jeize de Fatima
author_facet BATISTA, Jeize de Fatima
VORPAGEL, Mônica Seidel
GONÇALVES, Ana Cecília Teixeira
ZIESMANN, Cleusa Inês
author_role author
author2 VORPAGEL, Mônica Seidel
GONÇALVES, Ana Cecília Teixeira
ZIESMANN, Cleusa Inês
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BATISTA, Jeize de Fatima
VORPAGEL, Mônica Seidel
GONÇALVES, Ana Cecília Teixeira
ZIESMANN, Cleusa Inês
dc.subject.por.fl_str_mv dislexia
leitura
software
topic dislexia
leitura
software
description No Brasil, uma das principais causas que influenciam os estudantes a apresentarem dificuldades durante o processo de leitura são os distúrbios de aprendizagem, entre eles podemos citar a dislexia. Buscamos com esse trabalho apresentarmos uma proposta de intervenção para trabalhar a leitura de alunos diagnosticados com dislexia que frequentam uma escola do município de Cerro Largo. A proposta consiste em aplicarmos um software denominado “Estimugame”, este que auxiliará como estímulo para elevar a consciência fonêmica, através de jogos de identificação e reconhecimento de sons, letras, palavras, frases e rimas, analisando sua efetividade por intermédio da comparação dos desempenhos atingidos em testes de leitura efetuados antes e após a utilização do programa. As atividades estão em fase de desenvolvimento, porém já podemos comprovar uma evolução positiva na leitura dos participantes disléxicos. Assim, esse software mostra que são necessárias metodologias diferenciadas e desenvolvidas especialmente para atender às individualidades e dificuldades apresentadas por esses alunos, sempre buscando uma educação de qualidade e inclusiva.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-28T15:01:15Z
2019-07-28T15:01:15Z
2019-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1983-6554
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199383
identifier_str_mv 1983-6554
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651943478820864