Contribuições dos meios tecnológicos comunicativos para o ensino de física na escola básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miquelin, Awdry Feisser
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103224
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_66d7bc9bbb37ccc0a95dc2e1f922e250
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/103224
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Contribuições dos meios tecnológicos comunicativos para o ensino de física na escola básicaEducação científica e tecnológicaInteratividadeFísicaEstudo e ensinoTecnologia da informaçãoTecnologia educacionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-graduação em Educação Científica e TecnológicaEsta tese trata de uma investigação teórico-prática sobre o uso de meios tecnológicos comunicativos na Educação Básica, mais especificamente no Ensino de Física. O objetivo central desta tese foi investigar os pressupostos norteadores para um trabalho educacional envolvendo meios tecnológicos comunicativos no Ensino de Física, propiciando aos professores da Escola Básica subsídios para potencializar suas práticas e contribuir para o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. É estabelecido um panorama geral de tecnologias mais acessíveis para o uso em sala de aula. Fora construído um aporte teórico delimitando o conceito de usuário leigo na relação homem-tecnologia, baseando-se em autores da área de ciência e tecnologia, apoiando-se no hibridismo com a área de educação através de pressupostos freireanos. A partir deste quadro e de uma entrevista piloto com professores do Estado do Paraná, elaborou-se uma ferramenta de coleta de dados usando da Internet, com aplicação de questionário para a investigação de dados referentes à prática educacional em sala de aula, a formação inicial e continuada de professores e seu conhecimento sobre as tecnologias envolvidas no processo. Como principais resultados apontam-se a) a crença de qualidade de ensino e uso de meios tecnológicos comunicativos pelos professores de Física; b) a incompatibilidade entre a formação destes professores e o uso destes meios em sala de aula; c) a necessidade de reflexão e aprofundamento em torno das aplicações e implicações destes meios no Ensino de Física; d) o aprofundamento de conhecimento tecnológico e educacional entre os sujeitos para o uso pleno e racional destas tecnologias para a promoção da melhoria das práticas educacionais. Conclui-se que o uso racional das tecnologias em prol da melhoria do Ensino de Física nas Escolas Básicas, não se trata apenas de assimilar conhecimento tecnológico, se trata sim do compromisso ético existente numa relação tecno-educacional em obter conhecimento novo e sabedoria. Essa competência exige estudo constante, comprometimento, ética e ousadia, disposição a conhecer e construir e inovar, utilizando-se de uma interatividade dialógica para o distanciamento de uma condição de usuário leigo, assimilando uma cultura de estudo para o crescimento pessoal e profissional.Florianópolis, SCAngotti, Jose Andre PeresBastos, Fabio da Purificação deUniversidade Federal de Santa CatarinaMiquelin, Awdry Feisser2013-07-16T03:40:46Z2013-07-16T03:40:46Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis216 f.| il., grafs.application/pdf265478http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103224porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T03:40:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103224Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T03:40:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições dos meios tecnológicos comunicativos para o ensino de física na escola básica
title Contribuições dos meios tecnológicos comunicativos para o ensino de física na escola básica
spellingShingle Contribuições dos meios tecnológicos comunicativos para o ensino de física na escola básica
Miquelin, Awdry Feisser
Educação científica e tecnológica
Interatividade
Física
Estudo e ensino
Tecnologia da informação
Tecnologia educacional
title_short Contribuições dos meios tecnológicos comunicativos para o ensino de física na escola básica
title_full Contribuições dos meios tecnológicos comunicativos para o ensino de física na escola básica
title_fullStr Contribuições dos meios tecnológicos comunicativos para o ensino de física na escola básica
title_full_unstemmed Contribuições dos meios tecnológicos comunicativos para o ensino de física na escola básica
title_sort Contribuições dos meios tecnológicos comunicativos para o ensino de física na escola básica
author Miquelin, Awdry Feisser
author_facet Miquelin, Awdry Feisser
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Angotti, Jose Andre Peres
Bastos, Fabio da Purificação de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Miquelin, Awdry Feisser
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Interatividade
Física
Estudo e ensino
Tecnologia da informação
Tecnologia educacional
topic Educação científica e tecnológica
Interatividade
Física
Estudo e ensino
Tecnologia da informação
Tecnologia educacional
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009
2013-07-16T03:40:46Z
2013-07-16T03:40:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 265478
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103224
identifier_str_mv 265478
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 216 f.| il., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651919795683328