Tecnologias da informação e da comunicação no ensino de física: perspectivas e tendências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFHA4 |
Resumo: | O trabalho versa sobre a pertinência do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) como ferramentas no ensino de Física em uma perspectiva investigativa. Procurou-se identificar as diferentes perspectivas do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação nos processos de ensino e de aprendizagem de Física, bem como as tendências que se apresentam, verificando o alcance, a pertinência e importância atribuída ao assunto por importantes pesquisadores da área de ensino de física. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura sobre o assunto, em especial a Revista Brasileira do Ensino de Física (Cad. Bras. Ens. Fís., v. 29, n. Especial 2). Como principal resultado, destacamos o potencial que as TICs possuem de contribuir para o desenvolvimento de estratégias e atividades de ensino, chamando a atenção para o fato de que, embora uma parte significativa dos artigos investigados tivesse como objetivo avaliar materiais instrucionais que fazem uso das TICs em aulas de Física, estas atividades estão se consolidando como um importante objeto de estudo das pesquisas da área com elevado potencial para que se possam desenvolver atividades de ensino em uma perspectiva de investigação científica. |
id |
UFMG_631f3a4715925664c99b3f0b9f358d41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GFHA4 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlos Eduardo Porto VillaniRoberto Campos Frossard2019-08-13T18:18:54Z2019-08-13T18:18:54Z2013-07-05http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFHA4O trabalho versa sobre a pertinência do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) como ferramentas no ensino de Física em uma perspectiva investigativa. Procurou-se identificar as diferentes perspectivas do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação nos processos de ensino e de aprendizagem de Física, bem como as tendências que se apresentam, verificando o alcance, a pertinência e importância atribuída ao assunto por importantes pesquisadores da área de ensino de física. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura sobre o assunto, em especial a Revista Brasileira do Ensino de Física (Cad. Bras. Ens. Fís., v. 29, n. Especial 2). Como principal resultado, destacamos o potencial que as TICs possuem de contribuir para o desenvolvimento de estratégias e atividades de ensino, chamando a atenção para o fato de que, embora uma parte significativa dos artigos investigados tivesse como objetivo avaliar materiais instrucionais que fazem uso das TICs em aulas de Física, estas atividades estão se consolidando como um importante objeto de estudo das pesquisas da área com elevado potencial para que se possam desenvolver atividades de ensino em uma perspectiva de investigação científica.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFisica Estudo e ensinoEducaçãoCiência Estudo e ensinoTecnologia da informaçãoensino de físicaTecnologias da informação e da comunicaçãoinvestigação científicaTecnologias da informação e da comunicação no ensino de física: perspectivas e tendênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia___enci_iv__roberto_c_frossard__final_revisada.pdfapplication/pdf382282https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GFHA4/1/monografia___enci_iv__roberto_c_frossard__final_revisada.pdff290e07b36ea078eb2c932e47e8f1469MD51TEXTmonografia___enci_iv__roberto_c_frossard__final_revisada.pdf.txtmonografia___enci_iv__roberto_c_frossard__final_revisada.pdf.txtExtracted texttext/plain100970https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GFHA4/2/monografia___enci_iv__roberto_c_frossard__final_revisada.pdf.txt58f8c7955beb080eee52b90de3884284MD521843/BUBD-9GFHA42019-11-14 05:39:23.923oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GFHA4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:39:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologias da informação e da comunicação no ensino de física: perspectivas e tendências |
title |
Tecnologias da informação e da comunicação no ensino de física: perspectivas e tendências |
spellingShingle |
Tecnologias da informação e da comunicação no ensino de física: perspectivas e tendências Roberto Campos Frossard ensino de física Tecnologias da informação e da comunicação investigação científica Fisica Estudo e ensino Educação Ciência Estudo e ensino Tecnologia da informação |
title_short |
Tecnologias da informação e da comunicação no ensino de física: perspectivas e tendências |
title_full |
Tecnologias da informação e da comunicação no ensino de física: perspectivas e tendências |
title_fullStr |
Tecnologias da informação e da comunicação no ensino de física: perspectivas e tendências |
title_full_unstemmed |
Tecnologias da informação e da comunicação no ensino de física: perspectivas e tendências |
title_sort |
Tecnologias da informação e da comunicação no ensino de física: perspectivas e tendências |
author |
Roberto Campos Frossard |
author_facet |
Roberto Campos Frossard |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carlos Eduardo Porto Villani |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roberto Campos Frossard |
contributor_str_mv |
Carlos Eduardo Porto Villani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de física Tecnologias da informação e da comunicação investigação científica |
topic |
ensino de física Tecnologias da informação e da comunicação investigação científica Fisica Estudo e ensino Educação Ciência Estudo e ensino Tecnologia da informação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Fisica Estudo e ensino Educação Ciência Estudo e ensino Tecnologia da informação |
description |
O trabalho versa sobre a pertinência do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) como ferramentas no ensino de Física em uma perspectiva investigativa. Procurou-se identificar as diferentes perspectivas do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação nos processos de ensino e de aprendizagem de Física, bem como as tendências que se apresentam, verificando o alcance, a pertinência e importância atribuída ao assunto por importantes pesquisadores da área de ensino de física. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura sobre o assunto, em especial a Revista Brasileira do Ensino de Física (Cad. Bras. Ens. Fís., v. 29, n. Especial 2). Como principal resultado, destacamos o potencial que as TICs possuem de contribuir para o desenvolvimento de estratégias e atividades de ensino, chamando a atenção para o fato de que, embora uma parte significativa dos artigos investigados tivesse como objetivo avaliar materiais instrucionais que fazem uso das TICs em aulas de Física, estas atividades estão se consolidando como um importante objeto de estudo das pesquisas da área com elevado potencial para que se possam desenvolver atividades de ensino em uma perspectiva de investigação científica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T18:18:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T18:18:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFHA4 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFHA4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GFHA4/1/monografia___enci_iv__roberto_c_frossard__final_revisada.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GFHA4/2/monografia___enci_iv__roberto_c_frossard__final_revisada.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f290e07b36ea078eb2c932e47e8f1469 58f8c7955beb080eee52b90de3884284 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589437911728128 |