Tecnologias da informação e da comunicação no ensino de física: perspectivas e tendências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roberto Campos Frossard
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFHA4
Resumo: O trabalho versa sobre a pertinência do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) como ferramentas no ensino de Física em uma perspectiva investigativa. Procurou-se identificar as diferentes perspectivas do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação nos processos de ensino e de aprendizagem de Física, bem como as tendências que se apresentam, verificando o alcance, a pertinência e importância atribuída ao assunto por importantes pesquisadores da área de ensino de física. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura sobre o assunto, em especial a Revista Brasileira do Ensino de Física (Cad. Bras. Ens. Fís., v. 29, n. Especial 2). Como principal resultado, destacamos o potencial que as TICs possuem de contribuir para o desenvolvimento de estratégias e atividades de ensino, chamando a atenção para o fato de que, embora uma parte significativa dos artigos investigados tivesse como objetivo avaliar materiais instrucionais que fazem uso das TICs em aulas de Física, estas atividades estão se consolidando como um importante objeto de estudo das pesquisas da área com elevado potencial para que se possam desenvolver atividades de ensino em uma perspectiva de investigação científica.
id UFMG_631f3a4715925664c99b3f0b9f358d41
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GFHA4
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Carlos Eduardo Porto VillaniRoberto Campos Frossard2019-08-13T18:18:54Z2019-08-13T18:18:54Z2013-07-05http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFHA4O trabalho versa sobre a pertinência do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) como ferramentas no ensino de Física em uma perspectiva investigativa. Procurou-se identificar as diferentes perspectivas do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação nos processos de ensino e de aprendizagem de Física, bem como as tendências que se apresentam, verificando o alcance, a pertinência e importância atribuída ao assunto por importantes pesquisadores da área de ensino de física. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura sobre o assunto, em especial a Revista Brasileira do Ensino de Física (Cad. Bras. Ens. Fís., v. 29, n. Especial 2). Como principal resultado, destacamos o potencial que as TICs possuem de contribuir para o desenvolvimento de estratégias e atividades de ensino, chamando a atenção para o fato de que, embora uma parte significativa dos artigos investigados tivesse como objetivo avaliar materiais instrucionais que fazem uso das TICs em aulas de Física, estas atividades estão se consolidando como um importante objeto de estudo das pesquisas da área com elevado potencial para que se possam desenvolver atividades de ensino em uma perspectiva de investigação científica.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFisica  Estudo e ensinoEducaçãoCiência  Estudo e ensinoTecnologia da informaçãoensino de físicaTecnologias da informação e da comunicaçãoinvestigação científicaTecnologias da informação e da comunicação no ensino de física: perspectivas e tendênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia___enci_iv__roberto_c_frossard__final_revisada.pdfapplication/pdf382282https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GFHA4/1/monografia___enci_iv__roberto_c_frossard__final_revisada.pdff290e07b36ea078eb2c932e47e8f1469MD51TEXTmonografia___enci_iv__roberto_c_frossard__final_revisada.pdf.txtmonografia___enci_iv__roberto_c_frossard__final_revisada.pdf.txtExtracted texttext/plain100970https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GFHA4/2/monografia___enci_iv__roberto_c_frossard__final_revisada.pdf.txt58f8c7955beb080eee52b90de3884284MD521843/BUBD-9GFHA42019-11-14 05:39:23.923oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GFHA4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:39:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologias da informação e da comunicação no ensino de física: perspectivas e tendências
title Tecnologias da informação e da comunicação no ensino de física: perspectivas e tendências
spellingShingle Tecnologias da informação e da comunicação no ensino de física: perspectivas e tendências
Roberto Campos Frossard
ensino de física
Tecnologias da informação e da comunicação
investigação científica
Fisica  Estudo e ensino
Educação
Ciência  Estudo e ensino
Tecnologia da informação
title_short Tecnologias da informação e da comunicação no ensino de física: perspectivas e tendências
title_full Tecnologias da informação e da comunicação no ensino de física: perspectivas e tendências
title_fullStr Tecnologias da informação e da comunicação no ensino de física: perspectivas e tendências
title_full_unstemmed Tecnologias da informação e da comunicação no ensino de física: perspectivas e tendências
title_sort Tecnologias da informação e da comunicação no ensino de física: perspectivas e tendências
author Roberto Campos Frossard
author_facet Roberto Campos Frossard
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlos Eduardo Porto Villani
dc.contributor.author.fl_str_mv Roberto Campos Frossard
contributor_str_mv Carlos Eduardo Porto Villani
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de física
Tecnologias da informação e da comunicação
investigação científica
topic ensino de física
Tecnologias da informação e da comunicação
investigação científica
Fisica  Estudo e ensino
Educação
Ciência  Estudo e ensino
Tecnologia da informação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Fisica  Estudo e ensino
Educação
Ciência  Estudo e ensino
Tecnologia da informação
description O trabalho versa sobre a pertinência do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) como ferramentas no ensino de Física em uma perspectiva investigativa. Procurou-se identificar as diferentes perspectivas do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação nos processos de ensino e de aprendizagem de Física, bem como as tendências que se apresentam, verificando o alcance, a pertinência e importância atribuída ao assunto por importantes pesquisadores da área de ensino de física. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura sobre o assunto, em especial a Revista Brasileira do Ensino de Física (Cad. Bras. Ens. Fís., v. 29, n. Especial 2). Como principal resultado, destacamos o potencial que as TICs possuem de contribuir para o desenvolvimento de estratégias e atividades de ensino, chamando a atenção para o fato de que, embora uma parte significativa dos artigos investigados tivesse como objetivo avaliar materiais instrucionais que fazem uso das TICs em aulas de Física, estas atividades estão se consolidando como um importante objeto de estudo das pesquisas da área com elevado potencial para que se possam desenvolver atividades de ensino em uma perspectiva de investigação científica.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T18:18:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T18:18:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFHA4
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFHA4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GFHA4/1/monografia___enci_iv__roberto_c_frossard__final_revisada.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GFHA4/2/monografia___enci_iv__roberto_c_frossard__final_revisada.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f290e07b36ea078eb2c932e47e8f1469
58f8c7955beb080eee52b90de3884284
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589437911728128