Competência ética na educação interprofissional e prática colaborativa em saúde: uma revisão de escopo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campagnoni, Juliana Praxedes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243721
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2022.
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Desta maneira, alerta-se para a necessidade de reflexão em relação à dimensão ética desse processo, incluindo a intencionalidade e o delineamento de ferramentas que afetam o desenvolvimento da personalidade moral/identitária dos sujeitos envolvidos. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender como tem sido desenvolvida a competência colaborativa ?valores/ética para a prática interprofissional? no contexto da produção científica. Para isso, foi realizada uma revisão de escopo conforme proposta de Arksey e O?Malley, além de utilizar a Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin e também de Saldaña para aprofundar a análise dos dados. Foram utilizadas 17 bases de dados para rastrear a literatura científica, chegando ao final da primeira etapa da pesquisa, na inclusão de 43 textos relevantes sobre o tema, publicados entre os anos de 2011 a 2021. As categorias que emergiram dos dados a fim de caracterizar a competência ética na literatura foram: Processo ensino-aprendizagem; Atuação profissional; e, Reflexões críticas. É promovida através de estratégias pedagógicas, avaliativas, políticas, implementações de currículos, com foco multiprofissional, qualificações profissionais e disseminação de valores. Identificar o desenvolvimento moral do indivíduo através da promoção da competência ética na educação e/ou no trabalho é muito difícil, porém o presente estudo mostra que a competência colaborativa interprofissional ?ética/valores? possui, sim, nexo relacional com a dimensão ética da formação ao fomentar a construção identitária do sujeito para atuar na prática profissional.Abstract: Interprofessional Education and Collaborative Practice is about breaking current paradigms of health education and, thus, has unique characteristics in terms of values, codes of conduct and ways of working. One of the ways to stimulate this strategy is through collaborative competences, which aim at the transformation of the student and health professional through the development of knowledge, attitudes and skills. In this way, we call attention to the need for reflection on the ethical dimension of this process, including the design of tools that affect the development of the moral/identity personality of the subjects involved. The general objective of this research sought to understand how the collaborative competence ?values/ethics for interprofessional practice? has been promoted in the context of the scientific production of Interprofessional Education and Collaborative Practice in Health. For this, a scope review was carried out as structured by Arksey and O'Malley, in addition to using Badin's and Saldaña's methodologies to deepen the data analysis. 17 databases were used to track the scientific literature, reaching the end of the first stage of the research in the inclusion of 43 relevant texts on the subject, published between the years 2011 to 2021. The characterization of ethical competence in the literature is identified as Process teaching-learning; Professional performance; and, Critical Reflections; and it is applicability through pedagogical strategies, evaluative strategies, political strategies, curriculum implementations, multiprofessional focus, professional qualifications and dissemination of values. Identifying the moral development of the individual through the promotion of ethical competence in education and/or at work is very difficult, but the present study shows that the interprofessional collaborative competence of ethics/values does have a relational nexus with the ethical dimension of training by promoting the identity construction of the subject to act in the professional practice.Finkler, MirelleValencia, María Fernanda VásquezUniversidade Federal de Santa CatarinaCampagnoni, Juliana Praxedes2022-12-30T23:15:31Z2022-12-30T23:15:31Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis87 p.| il., gráfs.application/pdf379784https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243721porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-30T23:15:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243721Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-30T23:15:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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